Os nossos veículos hoje são mais seguros que antigamente graças a tecnologia empregada pelas montadoras e pela melhoria das leis de trânsito. Vale lembra que há menos de 20 anos atrás não era obrigatório o uso do cinto de segurança e motociclistas andavam sem capacete.
Tudo isso não é suficiente para deixar o trânsito mais seguro, já que a mente humana não colabora e abusa da sorte ao conduzir o seu veículo, pelas ruas e estradas.
Mas o que queremos destacar hoje são os semáforos, sinaleiros, farol, dependendo de sua região. O máximo de tecnologia empregada a eles que vimos até hoje é um contador regressivo, apontando o tempo para que mude, mas e quando acaba a energia?
Aí o caos é instalado, todos tem a preferência, cruzamentos bloqueados, motoristas nervosos, luz alta, buzina...
Por que a tecnologia dos radares de velocidade e avanço de sinal não são empregados também ao sinaleiro para que mantenha seu funcionamento mesmo faltando energia?
E por que não há programação diferente para horários distintos? A noite que o fluxo de veículos é menor e não há pedestres é comum ficar todos parados por um tempo muito longo sem qualquer movimento e ainda aguardando o tempo do pedestre.
Enquanto o objetivo for só arrecadar dinheiro e não melhorar a vida do cidadão que paga um IPVA absurdo vamos continuar vivendo isso. E o pior que isso acontece em todos os setores da sociedade.
Por Iris Júnior
Eu acho que todos os semáforos deveriam ter placas de energia solar iguais as que instalam nos radares da BRs e GOs.
ResponderExcluirÉ o mínimo que poderiam fazer. Depois disso sensores capazes de gerenciar o tráfego e se adequar ao fluxo de veículos
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