GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Uruguaio ultrapassa argentino na última volta para vencer no Moto 1000 GP

Três países têm representantes no pódio da terceira etapa da categoria GP 600 no Autódromo Internacional de Santa Cruz do sul

Gerardo só esteve à frente de Fasci na última volta

Em uma disputa que traduziu o processo de internacionalização vivido pelo Moto 1000 GP, Maximiliano Gerardo conquistou na manhã deste domingo (23) a vitória na terceira etapa da categoria GP 600. O uruguaio de 17 anos consolidou na abertura da última volta da corrida no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul a ultrapassagem que lhe valeu definitivamente o primeiro lugar na movimentada etapa gaúcha.

O pódio em Santa Cruz do Sul teve pilotos de três países, cada um utilizando uma marca de motocicleta. Gerardo venceu pilotando a Kawasaki da equipe Casa dos Motoqueiros. O argentino Sérgio Fasci terminou em segundo com a Yamaha da MG Bike. O terceiro foi o brasileiro Rafael Bertagnolli, que ampliou para 16 pontos sua vantagem na liderança do campeonato – ele atua no Moto 1000 GP com a Honda da Bertagnolli Racing.

Pole-position, Gerardo foi superado por Fasci poucos metros depois da largada. Manteve-se sempre próximo do argentino, completando maioria das 15 voltas da corrida a menos de dois décimos de segundo do adversário. Nas primeiras voltas, Bertagnolli manteve-se também próximo dos estrangeiros, mas optou por não assumir os riscos do ritmo forte e administrou seu terceiro lugar até a última das 15 voltas corrida.

Gerardo admite que a perda da liderança na largada o fez seguir uma estratégia. “Tentei passar já nas primeiras voltas, mas o Sergio esteve rápido todo o tempo. Aí mudei a estratégia, controlei minha diferença para ele e tentei economizar os pneus e a moto. Fui com tudo para cima na última volta e deu certo”, comemorou, frisando sua aprovação ao Moto 1000 GP. “Muitos pilotos de outros países vão vir correr aqui logo, logo”, previu.

Fasci, apesar de ter dominado praticamente a corrida toda, aplaudiu o resultado do adversário uruguaio. “Gerardo estava muito forte, e eu acho até que a minha moto tem um pouquinho menos de motor que a dele. Mas eu não estou decepcionado. Corridas são assim mesmo”, afirmou. Seu companheiro de equipe, o também argentino Adrian Silveira, desistiu de participar da corrida por conta de problemas no câmbio. “Seria perigoso”, justificou.

Para Bertagnolli, gaúcho da cidade de Santa Maria, o ritmo das voltas iniciais foi satisfatório. “Fico gratificado pro ter acompanhado o ritmo dos dois nas primeiras voltas, eu considero isso um feito meu. Essa foi apenas a minha sétima corrida como piloto de motos”, lembrou. “Depois, usei a cabeça e pensei no campeonato. Os dois foram embora e eu fiquei tranquilo, ali em terceiro. Foi um resultado importante para o campeonato”, definiu.

O Moto 1000 GP conta, na temporada de 2012, com patrocínio de Petrobras, Lubrax, BMW Motorrad e Michelin, além dos apoios de Beta, Shoei, Bell, Servitec, Calfin, Tutto Moto e Öhlins. A quarta etapa está marcada para o dia 21 de outubro no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Depois de 15 voltas, o resultado final da terceira etapa da categoria GP 600 em Santa Cruz do Sul:

1º) Maximiliano Gerardo (MG/Kawasaki), Casa dos Motoqueiros, 22min18s170
2º) Sérgio Fasci (ARG/Yamaha), MG Bikes, a 0s770
3º) Rafael Bertagnolli (RS/Honda), Bertagnolli Racing, a 29s748
4º) André Veríssimo (SP/Kawasaki), Motrix Scigliano Racing, a 57s151
5º) Gustavo Ceccarelli (SP/Triumph), Errera Racing Sport, a 1min01s695
6º) Gilvan Costa (BA/Honda), KF Corval Racing Team, a 1 volta
7º) Luís Rodrigo Souza (PE/Honda), FK Corval Racing Team, a 1 volta
8º) Fernando Lira Júnior (PE/Honda), KF Corval Racing Team, a 2 voltas
9º) Babi Paz (RJ/Kawasaki), Babi & Shad Racing, a 2 voltas
NÃO COMPLETOU
Walter Pimentel (MS/Kawasaki), Colatreli Racing, a 10 voltas
NÃO LARGOU
Adrian Silveira (ARG/Yamaha), MG Bikes
Melhor volta: Gerardo, 1min28s238, média de 144,019 km/h

CLASSIFICAÇÃO
Após três etapas, a classificação da GP 600 é: 1º) Rafael Bertagnolli (RS), 73 pontos; 2º) André Veríssimo (SP), 48; 3º) Gustavo Ceccarelli (SP), 38; 5º) Cadu Colocci (RJ), 36; 6º) Gilvan Costa (BA), 22; 7º) Fernando Lira (PE), 19; 8º) Felipe Caporalli (ES) e Fábio Teixeira Neto (MG), 18; 10º) Cayto Trivellato (SP), 16; 11º) Edson Fibla (SP) e Babi Paz (RJ), 12; 13º) Rodrigo Souza (PE), 11; 14º) Edson Barbosa (SP) e Fabrício Castro (SP), 9.


Grelak Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!