Único piloto a usar o
"push-to-pass" na classificação, Ricardo Sperafico garantiu o
terceiro lugar no grid, mas espera uma corrida dura neste domingo no circuito
gaúcho. Rodrigo Sperafico também foi competitivo e completou a tomada de tempos
em nono
Rodrigo Sperafico |
O retorno da Stock Car ao
renovado Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre, serviu, também, para
renovar as expectativas da equipe paranaense Prati-Dunaduzzi para a nona etapa
da temporada - que começa às 9h35 deste domingo (30), com transmissão ao vivo
pela TV Globo.
Ausente do calendário da categoria deste 2009, a pista gaúcha foi palco do
melhor resultado da equipe paranaense em um treino classificatório nesta
temporada - numa sessão que terminou com a dupla Ricardo e Rodrigo Sperafico
garantindo, respectivamente, a terceira e a nona posições no grid.
Líderes em seu grupo na primeira fase da tomada de tempos - os pilotos da
Prati-Donaduzzi fecharam o chamado Q1 separados por apenas 0s003 -, Ricardo e
Rodrigo foram protagonistas da disputa por uma vaga nas primeiras filas e
esperam um bom resultado na corrida deste domingo no Rio Grande do Sul.
"O caminho que adotamos para o acerto do carro casou bem com as
características dessa pista, e o resultado foi ótimo", disse Ricardo
Sperafico. "Nosso primeiro grande desafio foi entrar no Q2, já que pegamos
a pista um pouco mais lenta por termos feito a classificação no primeiro grupo.
A disputa na fase inicial foi apertada e a vantagem que nos garantiu no Q2 foi
pequena, mas suficiente para podermos disputar uma vaga nas primeiras
filas", declarou Ricardo.
Único dos 32 pilotos do grid a optar pelo uso do botão de ultrapassagem durante
o treino de classificação, ele espera uma corrida dura neste domingo por conta
da estratégia. Ao usar o botão que garante potência extra ao carro já na tomada
de tempos, Ricardo abriu mão de parte da carga de "push-to-pass" que
teria à sua disposição durante a corrida. Todos os demais pilotos do grid
poderão acionar o sistema dez vezes nesta prova, enquanto o piloto da
Prati-Donaduzzi poderá usar o botão em apenas três oportunidades.
"Sabíamos que o uso do push daria uma diferença pequena nos treinos, de
pouco mais de um décimo de segundo por volta, mas isso foi suficiente para que
eu pudesse entrar na Super Classificação. Ficarei, sem dúvida, mais vulnerável
a ultrapassagens durante a corrida, mas nossa estratégia foi, em primeiro
lugar, garantir uma boa posição de largada. Agora vamos ver o que nos espera na
corrida", declarou o piloto.
Dois carros entre os Top-10 - o bom momento vivido pela equipe
Prati-Donaduzzi em Tarumã foi completado pela nona posição de Rodrigo Sperafico
no grid de largada para a corrida deste domingo. Sexto colocado no último
treino livre antes da tomada oficial, ele ressaltou o bom setup de seu carro para
esta pista.
"Perdi de um a dois décimos de segundo por ter colocado uma roda na
sujeira em minha volta lançada, mas, de um modo geral, o resultado do treino
deste sábado foi muito animador. Nosso carro respondeu bem às modificações e,
principalmente, não apresentou problemas como em Cascavel, quando abandonei
praticamente todos os treinos. Com tempo para testar e desenvolver o
equipamento, encontramos um bom caminho", acrescentou Rodrigo.
A pole position para a nona etapa da Stock Car ficou com o piloto paulista
Allam Khodair. Atila Abreu largará a seu lado na primeira fila. Veja o grid de
largada completo para a etapa:
1) Allam Khodair (Vogel Motorsport), 1min03s770
2) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), 1min03s828
3) Ricardo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing), 1min03s889
4) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), 1min03s928
5) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM Motorsport), 1min04s023
6) Daniel Serra (Red Bull Racing), 1min04s065
7) Max Wilson (Eurofarma RC), 1min04s107
8) Valdeno Brito (Shell Racing), 1min04s193
9) Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing), 1min04s197
10) Felipe Maluhy (Medley Fulltime), 1min04s347
Tempos conquistados no primeiro classificatório - Q1
11) Cacá Bueno (Red Bull Racing), 1min04s003
12) Denis Navarro (Vogel Motorsport), 1min04s006
13) Duda Pamplona (Officer ProGP), 1min04s089
14) Ricardo Zonta (Linea Sucralose), 1min04s124
15) Diego Nunes (Hot Car Competições), 1min04s161
16) Popó Bueno (Linea Sucralose), 1min04s190
17) Antonio Pizzonia (Comprafacil/Nascar), 1min04s239
18) Xandinho Negrão (Medley Fulltime), 1min04s251
19) David Muffato (Itaipava Racing Team), 1min04s258
20) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), 1min04s311
21) Claudio Ricci (Bassani Racing), 1min04s312
22) Luciano Burti (Itaipava Racing Team), 1min04s315
23) Giuliano Losacco (Shell Racing), 1min04s376
24) Galid Osman (BMC Racing), 1min04s383
25) Lico Kaesemodel (RCM Motorsport), 1min04s393
26) Tuka Rocha (BMC Racing), 1min04s424
27) Vitor Meira (Officer ProGP), 1min04s463
28) Eduardo Leite (Hot Car Competições), 1min04s548
29) Julio Campos (Carlos Alves Comp. ), 1min04s726
30) Pedro Boesel (Comprafacil Nascar JF), 1min04s748
31) Matheus Stumpf (Bassani Racing), 1min05s064
32) Patrick Gonçalves (Carlos Alves Comp. ), 1min05s487
Inova
Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!