GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sem direção hidráulica nas voltas finais, Átila Abreu sobe 3 posições no campeonato da Stock Car


Piloto da equipe Mobil Super Pioneer termina em sexto na pista de rua de Salvador; Nonô Figueiredo abandonou com a suspensão quebrada

"O final foi na raça"

O comentário de Átila Abreu logo após receber a bandeira quadriculada em sexto lugar na corrida de Salvador da Stock Car ilustra o esforço que o piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing teve que fazer para avançar três posições no campeonato. Muito festejado pelos membros do time, ele agora é sexto na classificação, com 75 pontos.

O motivo do esforço extra foi a quebra no sistema de direção hidráulica do carro #51 nas últimas seis voltas da corrida, disputada sob forte calor na capital baiana.

"Pouco antes do safety car na volta 24, a direção parou de funcionar. Ficou muito difícil e no fim eu só torcia para acabar logo. Foi bem desgastante fisicamente. Hoje a gente não tinha um equipamento para vencer a corrida, mas daria para brigar um pouco mais à frente. No fim das contas, foi positivo terminar novamente entre os 10 do jeito que foi a prova. Precisamos ter atenção, já que hoje poderíamos ter tido uma outra quebra, que teria prejudicado bastante no campeonato", comentou o piloto sorocabano, que largou na quinta posição.

Ele conservou a posição depois da luz verde e nas duas voltas iniciais partiu para o ataque pelo quarto posto, se aproximando de Luciano Burti. O carro #14 não apenas sustentou a posição à frente de Átila, como ainda conseguiu a ultrapassagem sobre Cacá Bueno.

Estável em quinto lugar entre as voltas 7 e 16, o piloto da equipe Mobil Super Pioneer Racing se aproximou do adversário do carro #0 e chegou brigar pela posição. A disputa permitiu a chegada de Ricardo Maurício e com isso Átila precisou dividir as atenções entre brigar pelo quarto posto e defender o quinto do carro #90.

Na volta 24, já com problemas no carro, houve uma perda de potência e foi impossível Átila segurar a posição. Pouco depois o safety car entrou em ação, após um competidor abandonar com o carro sobre a zebra numa das curvas do circuito soteropolitano.

Na relargada Átila tratou de defender a setxa posição, a esta altura já lutando para conduzir o carro sem direção hidráulica. "Na pista de rua normalmente o trabalho do piloto é mais intenso e ficou bem difícil naquela situação. Ainda sofri uns toques do carro que vinha atrás, o que complicou mais ainda o quadro. Sorte que deu para segurar ali, e o outro safety car no final foi muito bom para a gente."
Companheiro do piloto sorocabano na equipe Mobil Super Pioneer Racing, Nonô Figueiredo viu o carro #11 melhorar durante a prova. 

Apesar de ter abandonado a prova por quebra de suspensão, ele exaltou o acerto do carro: "O equipamento que eu tive no final de semana poucos pilotos tiveram. Quando quebrei, estava em 16º e ainda podia acionar o Push to Pass mais quatro vezes. Talvez desse para chegar entre os dez primeiros e isso saindo na 24ª posição seria uma vitória. Infelizmente passei por uma zebra e não terminei a prova, mas a equipe trabalhou muito bem, está de parabéns. Agora vamos focar na etapa de Cascavel".

A principal categoria do automobilismo brasileiro retoma suas atividades dia 16 de setembro na pista paranaense que volta a receber a Stock após 20 anos.

RESULTADO FINAL DA ETAPA DE SALVADOR
1º - Allam Khodair (SP) SER-Glass Vogel - 42m12s942
2º - Duda Pamplona (RJ) Officer ProGP - a 4s390
3º - Luciano Burti (SP) Itaipava Racing Team - a 4s873
4º - Ricardo Maurício (SP) Eurofarma RC - a 5s646
5º - Cacá Bueno (RJ) Red Bull W.A.Mattheis - a 7s435
6º - Átila Abreu (SP) Mobil Super Pioneer Racing - a 8s172
7º - Thiago Camilo (SP) Ipiranga RCM - a 10s250
8º - Ricardo Sperafico (PR) Prati-Donaduzzi - a 11s048
9º - Max Wilson (SP) Eurofarma RC - a 11s554
10º - Xandinho Negrão (SP) Medley Fulltime - a 12s292
11º - Felipe Maluhy (SP) Medley Fulltime - a 13s517
12º - Tuka Rocha (SP) BMC Racing - a 14s145
13º - Galid Osman (SP) BMC Racing - a 14s750
14º - Ricardo Zonta (PR) Linea Sucralose RZ - a 14s993
15º - Julio Campos (PR) Carlos Alves - a 15s675
16º - Pedro Boesel (RJ Comprafacil.com Nascar JF - a 17s063
17º - Lico Kaesemodel (PR) Credipar RCM - a 18s109
18º - Rodrigo Sperafico (PR) Prati-Donaduzzi - a 25s209
19º - Popó Bueno (RJ) Linea Sucralose - a 26s671
20º - Diego Freitas (BA) Bassani Racing - a 28s789
21º - Bruno Junqueira (MG) Bassani Racing - a 29s668
22º - Patrick Gonçalves (BA) Carlos Alves - a 33s464
ABANDONOS
Denis Navarro (SP) Neo-química Vogel - a três voltas
Giuliano Losacco (SP) Shell A.Mattheis - a oito voltas
Valdeno Brito (PB) Shell A.Mattheis - a nove voltas
Nonô Figueiredo (SP) Mobil Super Pioneer Racing - a dez voltas
Eduardo Leite (SP) Hot Car - a 16 voltas
Antonio Pizzonia (AM) Comprafacil.com Nascar JF - a 20 voltas
Daniel Serra (SP) Red Bull W.A.Mattheis - 21 voltas
David Muffato (PR) Itaipava Racing Team - 23 voltas
Vitor Meira (DF) Officer ProGP - 29 voltas
Diego Nunes (SP) Hot Car - desclassificado 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1º - Cacá Bueno (RJ) - 115 pontos
2º - Ricardo Maurício (SP) - 110
3º - Daniel Serra (SP) - 95
4º - Thiago Camilo (SP) - 86
5º - Max Wilson (SP) - 79
6º - Átila Abreu (SP) - 75
7º - Julio Campos (PR) - 73
8º - Valdeno Brito (PB) - 72
Luciano Burti (SP) - 72
10º - Nonô Figueiredo (SP) - 69


CONTATO
Luís Ferrari 
Imprensa - Átila Abreu
(11) 3284.6101 e (11) 98666.8307

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!