Com a característica abrasiva do asfalto no Autódromo Nelson Piquet, regra da competição que beneficia pilotos pela classificação do campeonato pode ser diferencial no fim de semana
Chegou a vez da Copa Petrobras de Marcas fazer sua despedida do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. No próximo sábado e domingo (04 e 05/8), a categoria disputa na Cidade Maravilhosa a quarta etapa da sua temporada 2012 com a realização de duas corridas.
E é uma regra implantada em 2012 que pode aumentar - ainda mais - o equilíbrio das disputas. Por regulamento, os pilotos classificados a partir da nona posição na tabela de pontos têm direito a lacrar um jogo extra de pneus (usados) para os treinos livres da etapa. Já os oito primeiros do campeonato começam os ensaios apenas com dois jogos de pneus novos para todo o fim de semana.
Em uma pista marcada pela abrasividade do asfalto, que aumenta consideravelmente o consumo de pneus, essa regra pode equilibrar forças. Para o piloto Fábio Fogaça, que conduz um Mitsubishi Lancer GT da equipe Officer ProGP, a combinação da regra ao desenvolvimento do carro pode render um bom resultado.
"O Lancer está cada vez mais desenvolvido e com desempenho melhor. Em Curitiba meu companheiro de equipe (Felipe Maluhy) terminou a segunda prova da etapa no pódio, e eu só fiquei fora dessa briga por conta de um toque que me tirou da primeira prova e me jogou para o fim do grid na segunda", lembra Fogaça. "Mas mesmo em nono lugar naquela corrida, eu virava tempos de volta iguais, e às vezes até mais rápidos, que os líderes. Isso nos dá mais confiança para brigar na frente também no Rio de Janeiro", completa o piloto.
Fogaça é um dos pilotos beneficiados pela regra dos pneus em Jacarepaguá, e vê no bom uso dos compostos de borracha um fator decisivo para o fim de semana.
"A tendência é que os pilotos que tenham direito a mais um jogo de pneus durante os treinos estejam mais competitivos na corrida. Na prática, devo começar cada prova com pneus, pelo menos, oito ou dez voltas mais novos do que os usados pelos líderes do campeonato. Com o desgaste que temos em Jacarepaguá, essa vantagem pode fazer diferença na fase final", avalia Fábio Fogaça.
Esta será a terceira e última vez que a Copa Petrobras de Marcas visita Jacarepaguá. Em seu ano de estreia (2011), a competição realizou duas etapas no traçado de 3.067 metros de extensão. O autódromo será transformado em um parque esportivo, que vai atender os Jogos Olímpicos de 2016.
Os treinos para a quarta etapa da Copa Petrobras de Marcas 2012 serão realizados no sábado em Jacarepaguá. Às 9h e às 12h40 os pilotos, divididos em dois grupos, entram na pista para os treinos livres. Às 16h fazem a sessão de classificação que determina a ordem de largada da primeira prova do fim de semana. As corridas, por sua vez, serão disputadas no domingo respectivamente às 10h e às 13h20.
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!