Apesar da picape instável, brasileiro mantém nona posição no campeonato após largar na primeira fila pela quarta vez em nove etapas
Newton, 15 de julho de 2012 - Apesar de lutar com uma picape instável durante as 200 voltas da corrida, Nelsinho Piquet manteve a escrita de terminar a corrida entre os dez melhores sempre que conseguiu chegar ao final das competições em 2012. O brasileiro foi o nono colocado na etapa de Iowa, encerrada na madruga deste domingo.
Com o resultado, Piquet Jr acumulou mais 35 pontos no campeonato e foi a 284, conservando a nona colocação. Na temporada 2012, o piloto do Chevrolet Silverado #30 da equipe Turner Motorsports agora tem seis top-10s -nas outras três provas do ano ele foi envolvido em acidentes e não chegou a receber a bandeira quadriculada.
A etapa de Iowa marcou ainda a quarta vez em nove etapas em que o brasileiro largou na primeira fila -ele novamente cravou a "outside pole", como é conhecida na Nascar a segunda posição no grid.
"Foi muito difícil. O comportamento da picape na corrida estava complicado. O truck estava muito traseiro e fui obrigado a assumir alguns riscos além do que desejava para permanecer entre os dez primeiros. Foi uma corrida perigosa para mim. Ao menos conseguimos trazer para casa outro top-10. Mas minha sensação é de desapontamento", avaliou o piloto.
Largando por fora, Nelsinho não conseguiu conservar a segunda posição. Mas permaneceu entre os cinco primeiros durante as primeiras 50 das 200 voltas.
No giro 51, Chris Carrier, chefe de mecânicos do truck #30 chamou o brasileiro para o primeiro pit-stop, aproveitando uma bandeira amarela. Com quatro pneus novos e o tanque cheio, Piquet Jr retornou para a pista na quinta posição.
A relargada foi complicada. Com pneus frios, o truck #30 balançava demais nos bumps da pista de 0,875 milha, e Nelsinho mais de uma vez foi obrigado a aliviar na aceleração para evitar contato com o muro.
A prova então teve um longo período sob bandeira verde, o que permitiu uma recuperação. Nelsinho fazia tempos de voltas melhores que os dos líderes na altura do giro 100, quando vinha em sexto lugar.
Ele estava colado no top-5 quando nova bandeira amarela interrompeu a corrida na volta 136. Após sua segunda passagem pelos pits, o brasileiro relargou em quinto e, mais uma vez, enfrentou dificuldades com a caminhonete muito traseira com pneus frios. Caiu para décima posição nas voltas seguintes.
"Daí para frente foi tentar sobreviver na pista e brigar para controlar o truck. No fim ainda tive a oportunidade de atacar o #29 a cinco voltas do fim e consegui uma ultrapassagem meio inesperada, para terminar em nono", resumiu Nelsinho.
A próxima etapa da Nascar Truck Series será no dia 21 de julho, em Chicago. No ano passado, Piquet Jr. foi o terceiro colocado no Chicagoland Speedway.
RESULTADO DA CORRIDA DE IOWA
1.Timothy Peters
2.Ron Hornaday Jr.
3.Matt Crafton
4.Johnny Sauter
5.Justin Lofton
6.Jason Leffler
7.Ty Dillon #
8.Joey Coulter
9.Nelson Piquet Jr.
10.Parker Kligerman
CLASSIFICAÇÃO NO CAMPEONATO
1.T. Peters 353
2. J. Lofton 341
3. T. Dillon 339
4. J. Buescher 313
5. P. Kligerman 306
6. M. Crafton 305
7. R. Hornaday Jr. 296
8. J. Coulter 292
9. Nelson Piquet Jr. 284
10 Miguel Paludo 262
Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2011, vencida por Austin Dillon, foi disputada por mais de 40 pilotos. As corridas tiveram, em média, 33 mil pagantes.
A temporada de 2012 terá 22 provas. Começou em Daytona e termina em 16 de novembro, em Homestead (Miami).
Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.
Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.
A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.
A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior. Neste ano, Nelsinho Piquet vai correr algumas provas dessa categoria pela equipe Turner.
Links
twitter.com/nelsonpiquet
Contato
Luís Ferrari
55 11 8666 8307
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!