GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 19 de junho de 2012

Copa Peugeot: Dall Agnol e Morales vencem etapa de Poços de Caldas

Dupla voltou a ser a mais rápida na categoria 207 Super no segundo dia da etapa mineira da Copa Peugeot, e com este resultado assumiu a liderança do campeonato

Fabio Dall Agnol e Gabriel Morales
Fabio Dall Agnol e Gabriel Morales
Após 120 km de trechos cronometrados por dois circuitos fechados montados na Zona Industrial de Poços de Caldas (MG), a dupla formada pelo piloto gaúcho Fábio Dall Agnol e pelo navegador brasiliense Gabriel Morales conquistou neste domingo (17) a vitória na segunda etapa da Copa Peugeot de Rally pela categoria 207 Super, a mais importante do torneio.

Vencedores do primeiro dia de provas com boa vantagem para seus principais adversários na etapa mineira - Luccas Arnone e Felipe Costa -, Dall Agnol e Morales voltaram a ser os mais rápidos da categoria neste domingo com o tempo de 1h00min08s9. Depois de cinco especiais, os primeiros colocados do dia foram Marlon Goulin e Adriano Paulin, da 207 Master, com o tempo de 1h00min03s0.

Com este resultado o gaúcho e o brasiliense faturaram o maior número de pontos na etapa de Poços de Caldas e superaram, na soma dos pontos acumulados neste ano, o paranaense Rafael Túlio e catarinense Gilvan Jablonski - que abandonaram os dois dias do rali de Poços de Caldas por problemas mecânicos.

"Neste domingo cometemos um pequeno erro logo no início da primeira especial, mas conseguimos chegar ao primeiro apoio, arrumar o que foi preciso no carro, e seguir acelerando forte. Com o abandono do Rafael Túlio, que é nosso principal adversário até o momento no campeonato, pudemos administrar e terminar a etapa em primeiro. Abrimos boa vantagem na tabela, mas vamos seguir buscando novas vitórias", declarou o gaúcho.

Rafael Túlio e Gilvan Jablonski chegaram a Poços de Caldas no topo da tabela de classificação, mas zeraram a etapa mineira em razão de duas quebras. No sábado, um problema de câmbio ainda na primeira especial tirou a dupla da disputa. Neste domingo, eles chegaram a ser os mais rápidos no primeiro trecho cronometrado do dia, mas abandonaram novamente o rali em razão de um problema de motor.

"Tenho um estilo de pilotar bastante agressivo, e acabei forçando um pouco o carro em alguns trechos de mais baixa velocidade. Foi uma pena", resumiu Túlio, maior campeão da Copa Peugeot de Rally, com cinco títulos.

Mudanças no campeonato - A segunda etapa da Copa Peugeot de Rally alterou o panorama da disputa pelo título, também, nas categorias 207 Master e 206. Após a rodada mineira, quem assumiu a liderança na primeira delas foi o piloto paranaense Marlon Goulin, que tem como navegador seu conterrâneo Adriano Paulin.
Pódio da categoria 207 Super
Pódio da categoria 207 Super

"No primeiro dia não andei bem, mas hoje (domingo) consegui me acertar com o carro. Meu navegador mudou algumas referências, o que acabou me obrigando a aumentar o ritmo. Com isso, conseguimos ser os mais rápidos neste domingo tanto na geral quanto na nossa categoria, e saímos de Poços de Caldas líderes do campeonato. Agora, a meta é continuar brigando pelo título até o final do ano", declarou Goulin.

O rali de Poços de Caldas foi igualmente positivo para a dupla do Distrito Federal Rodrigo Mello e Pedro Eurico. Vencedores desta mesma prova no ano passado e atuais campeões na categoria 206, eles voltaram ao alto do pódio na cidade mineira, desta vez pela 207 Master.

"A vitória deste ano foi bem mais suada e chegamos à última especial praticamente empatados com o Marlon e o Adriano, sem saber quem seria campeão", disse Mello. "No domingo comecei com o carro um pouco diferente pela troca das pastilhas de freio, e isso me custou algumas curvas. Mas no resultado geral conseguimos o primeiro lugar. Estávamos precisando desta vitória porque na primeira etapa não marcamos pontos. Agora, estamos de volta à disputa pelo título", acrescentou.

Ao final dos mais de 70 km de especiais deste domingo em Poços de Caldas, as duplas mais bem colocadas na categoria 207 Master terminaram o rali separadas por apenas 0s9 - o que na opinião de Rodrigo Mello é a maior prova de competitividade da Copa Peugeot de Rally.

"Esta é uma diferença que se vê frequentemente em autódromos, então imagine terminar um rali separado de seu principal adversário por menos de um segundo. Isso nos deixa muito satisfeitos por participar da Copa Peugeot, pois sabemos que aqui não importa quem tem o maior ou o menor orçamento. Os carros são iguais e o que vale mesmo é o braço", acrescentou o piloto do DF.

Na 206, vitória de Jean Pimentel - Já na categoria 206, a vitória ficou com a dupla paranaense Jean Pimentel e Thiago Osternack. Os dois haviam vencido o rali de sábado, e neste domingo fecharam a disputa na terceira colocação.

"Essa etapa foi diferente para nossa equipe porque apostamos na estratégia", disse Pimentel. "O rali não é somente velocidade, e é preciso estar atento a todos os aspectos da prova, principalmente ao cuidado com o carro, para alcançar a vitória. Desta vez, tudo contribuiu para que chegássemos ao melhor resultado, desde o trabalho dos mecânicos até o meu trabalho, passando pela navegação precisa do Thiago", declarou Pimentel.

Navegação dificultou - Por ter sido uma etapa em circuito fechado, a etapa de Poços de Caldas apresentou um desafio diferente aos competidores. Os pilotos tiveram mais trabalho para conduzir os carros, e precisaram muito do suporte de seus navegadores para, ao mesmo tempo, evitar acidentes e buscar os melhores tempos.

"Este circuito tem trechos com curvas de alta velocidade e, logo em seguida, sequências de duas ou três curvas de baixa. Eu não parei de falar um segundo dentro do carro, e o Rodrigo (Mello) não parou de apontar o volante para um lado e para o outro. Essa é uma etapa difícil de navegar, mas é desse tipo de pista que nossa dupla gosta. A gente se diverte dentro do carro, e toda vez que a gente se diverte fazemos bons tempos. Foi o que aconteceu tanto no sábado quanto no domingo", encerrou Pedro Eurico, vencedor na 207 Master como navegador.

A terceira etapa da Copa Peugeto de Rally será disputada nos dias 04 e 05 de agosto, no Vale do Paraíba (SP). Veja o resultado completo do rali deste domingo em Poços de Caldas, e a classificação do campeonato depois das duas primeiras etapas:

207 Super
1) Fabio Dall Agnol / Gabriel Morales, 1h00min08s9
2) Luccas Arnone / Felipe Costa, 1min01s06s5
3) Eduardo Barros / Damon Alencar, 1h03min37s1
4) Rafael Tulio / Gilvan Jablonski, não completaram

207 Master
1) Marlon Goulin / Adriano Paulin, 1h00min03s0
2) Rodrigo Mello / Pedro Eurico, 1h00min03s9
3) Tony Kranzegger / Francis Herrero, 1h00min19s0
4) Ricardo Melo / Hamilton De Castro, 1h00min27s1
5) Junior Siqueira / KZ Morales, 1h00min37s4

206
1) Hugo Alves / Kaique Bentivoglio, 1h00min27s6
2) Heitor Pavesi / Giovani Bordin, 1h00min53s5
3) Jean Pimentel / Thiago Osternack, 1h00min56s8
4) Marco Malucelli / Guilherme Trombini, 1h01min41s8
5) Felipe Mueller / Gerson Lange, 1h1min42s5

Campeonato 
207 Super
1) Fabio Dall Agnol / Gabriel Morales, 44 pontos
2) Lucas Arnone / Felipe Costa, 36
3) Rafael Túlio / Gilvan Jablonski, 24
4) Eduardo Barros / Damon Alencar, 16
5) Clecio Maestrelli / Sandro Maestrelli, 14

207 Master
1) Marlon Goulin / Adriano Paulin, 36 pontos
2) Tony Kranzegger / Francis Herrero, 35
3) Júnior Siqueira / KZ Morales, 34
4) Emerson Destro / Sérgio Avallone, 26
5) Ricardo Melo / Hamilton Castro, 23
6) Rodrigo Mello / Pedro Eurico, 22

206
1) Jean Pimentel / Thiago Osternack, 39
2) Hugo Alves / Kaique Bentivoglio, 32
3) Luciano Ferrarini / Cesar Valandro, 26
4) Felipe Muller / Gerson Lange, 26
5) Marco Malucelli / Guilherme Trombini, 24

Os resultados completos da etapa, bem como a classificação detalhada dos campeonatos de pilotos e navegadores podem ser encontradas, a partir desta segunda-feira (18), no site www.copapeugeot.com.br.



Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!