GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Alto desempenho obtido com tecnologia nacional: isso é o XRC

Com a maior parte de seus itens fabricados no país, projeto da equipe curitibana Promacchina oferece aos pilotos a mesma performance dos veículos 4x4 importados, a um custo 50% menor

O câmbio sequencial de cinco marchas do XRC
O câmbio sequencial de cinco marchas do XRC
Não é a toa que o XRC, nova sensação do rali brasileiro que estreia neste fim de semana no Rally Internacional de Erechim (RS), carrega a palavra "extremo" no nome. Com um projeto inédito na história da modalidade no país, o Xtreme Rally Car oferece aos competidores altíssimos desempenho e prazer de pilotar, a um custo que chega a praticamente 50% do necessário para a compra e manutenção de um veículo similar importado.
Unir extrema performance e dirigibilidade, aliás, foi o objetivo dos idealizadores do XRC desde a concepção do projeto. Dos primeiros esboços à estreia marcada para este fim de semana em Erechim foram necessários dois anos de pesquisas e um intenso trabalho de engenharia e desenvolvimento - realizados pela equipe curitibana Promacchina, que produz os carros segundo o conceito definido para o Xtreme Rally Car.

"Pesquisamos todas as possibilidades, pois queríamos usar peças prontas existentes no mercado nacional, sem comprometer o desempenho do carro. Apenas dois itens do XRC, que são a injeção eletrônica e os amortecedores, são importados. Com isso, conseguimos reduzir pela metade os custos de montagem e manutenção dos veículos", explicou Maurício Neves, o maior responsável pelo desenvolvimento do projeto Xtreme Rally Car.

Além de baixar o custo, a Promachina também se preocupou com o meio ambiente e tornou o projeto sustentável quando possibilitou a reutilização de peças e o uso de etanol e de lubrificantes biodegradáveis nos motores.

Fácil adaptação - O kit que compõe o XRC se adapta à grande maioria dos carros fabricados no Brasil. Os monoblocos fabricados em série são usados como base e recebem, inicialmente, todos os itens de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo para a homologação de um carro de rally. A transformação continua com o motor e passa pelo câmbio, caixa de transferência, diferenciais e suspensão.

O Motor V6 GM de 3.6 litros possui quatro comandos variáveis e atinge 330 cv. Além disso, possibilita vários tipos de acerto, o que garante maior desempenho ao carro.
O motor V6 com 330 cavalos do XRC
O motor V6 com 330 cavalos do XRC

O câmbio sequencial usado no XRC é fabricado no Brasil pela Bertolotti, do Rio Grande do Sul, e tem como principais características a grande resistência e a facilidade de uso no momento da pilotagem.

Já a caixa de transferência, que vai acoplada ao câmbio, é composta por vários itens encontrados em veículos Mitsubishi fabricados no Brasil. Ela transmite força para os diferenciais dianteiro e traseiro, que também foram encontrados entre os componentes desenvolvidos no país pela fabricante japonesa.

Desenvolvimento próprio - A suspensão tubular do XRC foi inteiramente desenvolvida pela Promacchina em sua oficina e pista de testes no Paraná. Ela tem grande curso e, assim, permite que o veículo encare qualquer tipo de terreno com maior estabilidade e conforto aos tripulantes. Entre os componentes da suspensão há apenas um item importado: os amortecedores Baratec, da Argentina.

Outra vantagem oferecida pelo XRC é a facilidade de construção. "A primeira fase do processo, que corresponde às modificações feitas no chassis, tem de ser feita na Promachina, mas depois cada equipe pode fazer a sua própria manutenção sem grandes problemas", finalizou Neves.

O Rally de Erechim, que marca a estreia dos XRC em competições, começa para valer nesta noite (18/05), com a disputa do Super Prime (um circuito fechado de 1800 m criado dentro do Parque da ACCIE). A largada está marcada para às 19h00 e contará com 74 carros no grid.


A cobertura completa da estreia da categoria XRC e da primeira rodada do campeonato poderá ser acompanhada pelo site www.xrcbrasil.com.br, que contará com uma rádio, os tempos online e muito mais. Curta a nossa página no Facebook (www.facebook.com.br/XRCBrasil) e siga-nos no Twitter (@xrcbrasil).


O XRC conta com o apoio de Evo Corse, Mon, Somoz, D Mack Pneus, Astrus Web, Ekron, Blanco Race Engineering e Trevisan..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!