GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pietro Rimbano é o campeão da Seletiva de Kart Petrobras 2014

Paulista fatura título após uma disputa ponto a ponto com o vice-campeão Vinicius Papareli. Matheus Leist foi o 3º e Mauro Auricchio, o 4º. Os 4 participarão do programa de orientação, com teste na Europa, simulador de F-1, entre outros. Auricchio também levou o Troféu Lubrax, como melhor estreante


O paulista Pietro Rimbano, de 16 anos, é o novo campeão da Seletiva de Kart Petrobras. Após dois dias de disputas, no traçado de 1.080 metros do kartódromo internacional de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o piloto venceu nesta quarta-feira (dia 29) a competição, ao somar mais pontos entre os 12 participantes. Foram 45 pontos, contra 40 do vice-campeão Vinicius Papareli, que disputou o título ponto a ponto com o rival.

Rimbano faturou o prêmio de 60 mil reais, o maior do kartismo nacional - e ao lado de Papareli, do terceiro colocado - o gaúcho Matheus Leist - e do quarto colocado - o paulista Mauro Auricchio - participará do programa de
orientação de pilotos, a grande novidade da Seletiva neste ano, em que completa 16 edições com o apoio da Petrobras e Petrobras Distribuidora. Auricchio também conquistou o Troféu Lubrax e o prêmio de 5 mil reais, por ter sido o melhor estreante na final.

Com o programa, os quatro participarão de uma série de atividades, visando uma melhor formação, com teste na Europa com a equipe finlandesa Koiranen GP, campeã de 2014 na Fórmula Renault Alps e Fórmula Renault Europeia, experiência em um simulador de F-1 também na Europa, participação no Mitsubishi Driving Experience com Ingo Hoffman no Brasil, preparação física e mental com Nuno Cobra Jr, entre outros.

Como no dia anterior, quando aconteceram as tomadas de tempo e a primeira bateria eliminatória, a quarta-feira começou com muito calor em Guaratinguetá. Na pista, a temperatura atingiu mais de 50 graus Celsius, ficando acima dos 30 graus ambiente. Um desafio a mais para os pilotos.

Os 12 finalistas brigaram pelo título com chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam e também tiveram motores e pneus iguais. Tudo para garantir a disputa mais igual possível entre os concorrentes.

A competição teve seu reinício com a primeira repescagem, entre Matheus Iorio, Bruno Bertoncello e Joaquim Junqueira, que foram os últimos colocados na primeira bateria eliminatória, realizada na terça (28). Bertoncello venceu e seguiu na disputa e os outros dois kartistas foram eliminados.

Em seguida, teve início a segunda eliminatória, com os 10 pilotos divididos em dois grupos. Foram 18 voltas de muita emoção. No primeiro grupo a ir pra pista, Rimbano venceu, com Leist em segundo. Vitor Baptista (terceiro), Yurik Carvalho (quarto) e Victor Matzenbacker (quinto) foram para a segunda repescagem.

No outro grupo, Renato Júnior surpreendeu e venceu, com Zaiya Fontana em segundo e Papareli em terceiro. Como tinha a melhor pontuação, entre os pilotos que iriam para a repescagem, Papareli seguiu na disputa. Mauro Auricchio e Bruno Bertoncello participaram da repescagem.

A última vaga para as duas finais ficou com o piloto da "casa" Mauro Auricchio, vencedor da repescagem.

As duas finais tiveram 16 voltas com os seis pilotos classificados: Rimbano na pole na primeira bateria, seguido por Papareli, Auricchio, Renato, Leist e Fontana. Na primeira delas, vitória de Papareli, com Rimbano em segundo. O resultado levou os dois para a prova decisiva empatados na primeira colocação geral (34 pontos). O grid foi definido pela ordem de chegada e Papareli levou a melhor, saindo na pole. Mas Rimbano logo assumiu a ponta e venceu, faturando o prêmio da Seletiva de Kart Petrobras 2014.

Terceiro colocado na Seletiva de 2013, Rimbano comemorou bastante a conquista. "Desde o começo vim me destacando nessa pista, corri sempre entre os três primeiros e isso contava muito. Foi uma disputa bem difícil, principalmente com meu forte concorrente, Vinicius Papareli. A briga foi muito boa entre a gente. Na última bateria, eu vi que precisava chegar na frente dele, independentemente de qualquer resultado e consegui ganhar a última corrida e ser campeão da Seletiva", contou o piloto, que já faz planos para investir o valor do prêmio. "Eu pretendo investir o dinheiro em alguma categoria de turismo. O prêmio é bom, pois te leva para o turismo e para o fórmula, você vê no que se destaca e segue o rumo de sua preferência", completou se referindo ao programa de orientação, que dará a chance de testar de fórmula na Europa e também participar do programa da Mitsubishi.

Papareli lamentou a perda do título na bateria final. "Eu cometi alguns erros no começo da corrida e aí não deu para levar o título, mas agora tem o próximo ano e vamos tentar ser campeão", disse o paulista, de 16 anos, que está animado com a participação no programa de pilotos. "É algo muito bom para pilotos jovens como nós que não sabemos nem por onde começar".

Vice-campeão no ano passado, Leist também espera aproveitar a oportunidade de participar do programa de orientação. "Esse ano foi um pouco mais complicado, porque eu vinha correndo de fórmula o ano inteiro e só andei quatro vezes de kart. Mesmo assim, vim para Guaratinguetá com o pensamento de ser campeão, mas não deu e bateu na trave de novo. Mesmo assim, achei a premiação muito boa. Ainda não sei meu destino no ano que vem e espero que ajude a definir meu caminho", destacou o gaúcho de 16 anos, que somou o total de 30 pontos.

Nascido na Itália, Auricchio veio para o Brasil com apenas 1 ano de idade para morar justamente em Guaratinguetá. O piloto, que também tem 16 anos, fez sua primeira final de Seletiva e levou o troféu de melhor estreante. "Foi bem competitivo, não foi uma prova fácil, mas ganhei o prêmio de melhor estreante e foi bem legal. Pretendo no ano que vem disputar outra vaga na final da Seletiva", contou o piloto que encerrou a Seletiva de Kart Petrobras com 28 pontos.

Para Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras nestes 16 anos, foi uma das finais mais disputadas dos últimos tempos. "Particularmente foi uma das melhores edições, a minha preocupação é sempre a questão técnica, faço o máximo para entregar um equipamento que não quebre, funcione plenamente e equalizado ao máximo e que a disputa seja só dos pilotos. Aqui vimos que as diferenças eram mínimas, as que aconteceram eram sempre no começo da corrida com os pneus frios, que aí realmente é a tocada do piloto, essa preocupação superamos logo no começo e já me deixou bastante feliz. Sobre o grupo de pilotos era muito homogêneo, do primeiro ao último vendo pela pontuação ficou muito bem distribuída até o último momento, não dava pra saber quem seria o campeão, pois os dois primeiros largaram empatados em pontos na final, então parabéns para o Pietro Rimbano, que veio de uma terceira colocação ano passado, mostrando amadurecimento e isso conta muito na Seletiva, estou muito feliz e tudo correu muito bem e espero estar na 17ª edição dizendo a mesma coisa", conclui Carcasci.

Confira o resultado final da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

1 Pietro Rimbano (SP) 45 pontos
2 Vinicius Papareli (SP) 40
3 Matheus Leist (RS) 30
4 Mauro Auricchio (SP) 28
5 Zaiya Fontana (RJ) 25
6 Renato Jr. (RJ) 20
7 Yurik Carvalho (SP) 17
8 Vitor Baptista (SP) 16
9 Bruno Bertoncello (RS) 13
10 Matheus Iorio (SP) 12
11 Kim Junqueira (GO) 10
Victor Matzenbacker (RS) 10

Resultados completos de todo o evento:

www.caradec.com.br

Veja todos os campeões da Seletiva de Kart Petrobras:
1999 - Danilo Dirani (SP)
2000 - Júlio Campos (PR)
2001 - Sérgio Jimenez (SP)
2002 - Rafael Daniel (SP)
2003 - Rafael Daniel (SP)
2004 - Rafael Daniel (SP)
2005 - Guilherme de Conto (PR) - Graduados A e Gabriel Dias (PR) - Graduados B
2006 - Guilherme de Conto (PR) - Graduados A e Felipe Guimarães (DF) - Graduados B
2007 - Rafael Suzuki (SP)
2008 - Leonardo Cordeiro (SP)
2009 - Jonathan Louis (PR)
2010 - Felipe Fraga (TO)
2011 - Felipe Guimarães (DF)
2012 - João Vieira (TO)
2013 - Olin Galli (RJ)
2014 - Pietro Rimbano (SP)

Seletiva de Kart Petrobras -
Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competiram em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano contemplou os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que incluirá um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chegará a 250 mil reais. O campeão recebeu 60 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputaram o título com chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro / Guilherme Silva
Tel. (11) 3473.4841/4845
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br / guilherme@fgcom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!