Temporada de 2014 começa neste sábado em Interlagos com corridas de 25 minutos. No domingo, serão 35 minutos de disputa
Uma das novidades do Campeonato Brasileiro de Turismo em 2014 será a realização de quatro rodadas duplas. A categoria de acesso à Stock Car dará início na tarde de sábado (22) à disputa pelo título no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP), onde a rodada dupla terá complemento na manhã de domingo (23). A segunda edição do
campeonato será composta por 12 corridas, distribuídas no calendário em oito eventos.
A corrida de sábado em Interlagos será disputada em 25 minutos e mais uma volta. Os 14 primeiros colocados marcarão pontos. O vencedor garantirá 15 pontos, com 13 para o segundo e 12 para o terceiro. A partir de então, a contagem decresce de um a um – 11 pontos para o quarto, 10 para o quinto, 9 para o sexto, 8 para o sétimo, 7 para o oitavo, 6 para o nono, 5 para o décimo, 4 para o 11º, 3 para o 12º, 2 para o 13º e 1 para o 14º.
A segunda corrida da rodada dupla terá duração de 35 minutos e mais uma volta. Os 20 primeiros colocados vão pontuar, mantendo-se a fórmula de bonificações de 2013. Serão 24 pontos para o vencedor, 20 para o segundo colocado, 18 para o terceiro e contagem decrescente de ponto em ponto até o vigésimo, que marcará 1. Em Interlagos, a largada para a corrida de sábado será dada às 15h40; no domingo, a corrida vai começar às 8h15.
A rodada dupla abrindo a temporada eleva a expectativa dos pilotos. “É novidade para todo mundo. Quem estiver em um daqueles fins de semana em que as coisas dão certo vai sair de Interlagos bem em termos de campeonato. Do mesmo modo, para os que tiverem um fim de semana difícil, duas corridas em dois dias poderão dificultar as coisas”, comenta o gaúcho Márcio Campos, que vai disputar sua primeira temporada completa na categoria.
Titular do carro número 31 da Sicredi Racing, equipe que tem patrocínio do Sicredi e das seguradoras parceiras Icatu e Mapfre, Campos teve a primeira experiência no Brasileiro de Turismo na etapa final de 2013, também no circuito de Interlagos. Estava em quarto quando abandonou com problemas no câmbio. Ele passa a integrar o grid dcategoria de acesso à Stock Car depois de três títulos consecutivos no Mercedes-Benz Grand Challenge.
Campos vê mais fatores positivos na realização da rodada dupla como primeiro evento do ano. “Para o aprendizado vai ser muito bom, vamos andar mais tempo com o carro, assimilar mais do que é preciso para um bom acerto”, diz. “O campeonato é longo, 12 corridas, é importante pontuar em todas. Quem perder uma, sequer, vai ter problemas para recuperar o prejuízo. Minha meta é ser competitivo, terminar as duas corridas entre os cinco primeiros”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!