GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pediatras defendem mais rigor no transporte de crianças no interior do automóvel

Enquanto a legislação não é atualizada, médicos cumprem importante papel de orientação aos pais sobre a maneira segura de levar os filhos no carro


Com uma legislação defasada em relação ao transporte adequado das crianças no interior do automóvel, o médico pediatra tem cumprido um papel importante na orientação dos pais. O problema é que as leis brasileiras não acompanharam estudos científicos que mostram que é preciso mais rigor na escolha do assento adequado e mudanças de critérios para que ela passe a ser levada no banco da frente do veículo.

- São vários pontos que precisam ser revistos. Por exemplo, liberar as crianças para começar a viajar de frente para direção do veículo a partir de um ano de idade quando a recomendação de consenso acadêmico é que ela fique pelo menos até os dois anos - explica o responsável pelo comitê de segurança da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Danilo Blank, 

O uso de assento de elevação a partir dos 4 anos é outro equívoco já que se sabe que a criança teria que ser mantida na sua cadeirinha pelo menos até os 7 anos. O médico aponta como o erro mais grave o uso do cinto de segurança de adulto a partir dos 7 anos e meio quando se sabe que só é seguro quando a criança tem um 1 metro e 45cm de altura, o que ocorre geralmente aos 10, 11 ou até 12 anos dependendo do porte da criança. Até que a legislação brasileira seja atualizada, o médico precisa orientar os pais de maneira clara e segura de como deve ser feito o transporte da criança dentro do automóvel. Um outro alerta que o médico faz é sobre a legislação para o transporte de crianças nos aviões. 

- Não há norma nenhuma em qualquer lugar do mundo. No Brasil o que vemos são crianças com 2 anos de idade sendo transportadas no colo e todo mundo sabe que viajar solto num avião não traz segurança nenhuma. Os critérios em um avião deveriam ser exatamente iguais ao do automóvel - explica Danilo Blank. 

Atualmente acontecem 3 mil e 500 mortes diariamente no mundo inteiro provocadas por acidentes de trânsito. Desse total, 700 são crianças e por isso é considerado um tópico importante a ser discutido também no consultório médico. 

Entre os sites que podem ser considerados como referência no assunto o médico refere o http://www.safercar.gov/parents/carseats.htm# que oferece dicas de instalação e cuidados com os assentos. O site http://www.rearfacing.co.uk/ explica com detalhes em vídeo a segurança trazida ao colocar o banco virado de costas no banco traseiro. No Brasil, o site www.conversandocompediatra.com.br também traz informações sobre o assunto. 

Informações para a Imprensa:

Sobre a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!