Todos os 59 protótipos movidos a gasolina,
etanol e eletricidade passarão por rigorosa vistoria técnica antes que entrem
pela primeira vez na pista na quarta-feira.
Com a presença confirmada de mais de 500 estudantes e professores de
cursos de engenharia de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados
(SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, a 10ª Maratona Universitária de
Eficiência Energética - que terá a largada oficializada por Emerson Fittipaldi,
a partir das 10 horas de quarta-feira (28/8) - começa oficialmente na
terça-feira (27/8), com todos os 59 protótipos inscritos passando por uma
rigorosa vistoria técnica, no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São
Paulo (SP).
"A maratona começa com a vistoria, que é bastante exigente e pode durar o
dia inteiro. Os fiscais são bem rígidos, como deve ser em qualquer evento com
veículos", avisa Alberto Andriolo. "O ponto inicial importante é a
utilização racional e inovadora dos materiais. Então, também avaliamos o
projeto e a forma construtiva e final do veículo", complementa o
idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência
Energética.
A vistoria é feita pela empresa Greeen Works, que presta serviços na área
automotiva para várias montadoras, fabricantes e sistemistas. Os três técnicos
vistoriadores têm como foco principal a segurança dos estudantes, notadamente
aqueles que irão conduzir os protótipos.
"Verificamos se todo o veículo está dentro do regulamento e se as peças e
a montagem são adequadas e seguras", comenta Angelo Cesar Nuti, o líder
dos fiscais. "Verificamos se o escapamento está jogando os gases para fora
do veículo, se não há risco de incêndio, testamos o posicionamento dos espelhos
retrovisores, o cinto de segurança, entre vários outros itens. É imprescindível
que os sistemas de segurança tenham redundância. Não pode haver a mínima falha
nos freios, por exemplo", explica.
Um dos testes efetuados tem respaldo no que já é efetuado na Fórmula 1, em que
o piloto preso por cinto de segurança tem que sair do carro em no máximo 20
segundos. A curiosidade é que na maioria dos protótipos os pilotos são
mulheres, que geralmente tem porte físico menor do que os homens, facilitando a
utilização de soluções aerodinâmicas, menor peso e também porque geralmente são
delicadas na pilotagem, evitando desperdício de energia.
A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece
o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia
criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina,
etanol ou eletricidade.
O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo
movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor
marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville
(Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de
14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São
Paulo.
Todas as equipes com um total de 59 veículos inscritos em três categorias
(etanol, gasolina e eletricidade) irão para a pista a partir de quarta-feira
(28/8). Todos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo
do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A
vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer
o percurso gastando menos combustível.
A indicação dos vencedores será na sexta-feira (30/8), pelo ex-campeão de
Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São
Paulo. A premiação é a doação de veículos Renault para as universidades usarem
em seus laboratórios.
A 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética é evento suporte da Le
Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance -
FIA WEC, que será disputada no Autódromo de Interlagos, de 30 de agosto a 1º de
setembro.
Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
CREDENCIAMENTO
Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª
Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres,
fotógrafos e cinegrafistas, deverão enviar e-mail para o endereço mastermidia@mastermidia.com.br
informando o nome e cargo dos profissionais, além de telefone para contato. A
confirmação do credenciamento será através de e-mail.
A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de
Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!