GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 4 de junho de 2013

Em sua primeira prova com pit-stop, Pietro Fantin termina em 12º em Spa-Francorchamps

Curitibano superou problemas nas tomadas de tempo e fez corridas de recuperação na quarta etapa do campeonato


Categoria de base para a Formula 1, a World Series by Renault realizou no último domingo (2) a primeira corrida com pit-stops nesta temporada. Visando preparar os jovens pilotos para as categorias principais, a segunda prova da quarta etapa, em Spa-Francorchamps, contou com uma parada obrigatória para troca de pneus. Essa foi a primeira experiência de Pietro Fantin com esse formato de corrida, que possibilita mais variáveis à disputa. 

A tomada de tempos para a segunda corrida foi realizada na manhã de domingo (horário europeu), e por causa do tráfego, o curitibano não conseguiu aproveitar o máximo dos pneus novos para fazer uma volta limpa. Largando em 22º, Fantin teve um pneu furado logo na primeira volta, com destroços dos carros envolvidos em uma grande batida que ocasionou a entrada do safety-car. Como teve de parar para trocar o pneu, o piloto da equipe Arden Caterham voltou na última posição e mudou de estratégia, adiantando sua parada obrigatória para a 5ª volta, logo que a janela para pit-stops foi aberta. Com isso, o brasileiro conseguiu recuperar algumas posições e terminar em 12º, próximo da zona de pontuação (que vai até o 10º lugar).


No dia anterior, uma batida na classificação - que foi disputada quando a pista ainda tinha pontos molhados - impediu Pietro de fazer um tempo competitivo, garantindo um lugar na 10ª fila do grid. Com algumas mudanças no acerto do carro e uma boa largada, o curitibano completou as 21 voltas da corrida no tradicional circuito belga na 16ª posição. 

A próxima etapa da Formula Renault 3.5 está marcada para os dias 22 e 23 de junho, em Moscou, na Rússia. 

Pietro Fantin:

"Todos os pilotos estão muito próximos, então uma diferença de 1 segundo na tomada de tempos pode te colocar no top-5 ou no fim do pelotão, o que é uma prova de como a categoria é competitiva. Foi uma pena que tive que fazer uma parada a mais para trocar o pneu furado, porque nosso pit-stop e estratégia foram bons, então tínhamos muitas chances de terminar nos pontos. O carro não estava com o melhor balanço, mas tentei me adaptar e fazer voltas constantes, e agora vamos trabalhar bastante no desenvolvimento para a etapa em Moscou"


Jornalista responsável
Mariana Viegas (11) 97175.9015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!