Curitibano superou
problemas nas tomadas de tempo e fez corridas de recuperação na quarta etapa do
campeonato
Categoria de base para a
Formula 1, a World Series by Renault realizou no último domingo (2) a primeira
corrida com pit-stops nesta temporada. Visando preparar os jovens pilotos para
as categorias principais, a segunda prova da quarta etapa, em
Spa-Francorchamps, contou com uma parada obrigatória para troca de pneus. Essa
foi a primeira experiência de Pietro Fantin com esse formato de corrida, que
possibilita mais variáveis à disputa.
A tomada de tempos para a segunda corrida foi realizada na manhã de domingo
(horário europeu), e por causa do tráfego, o curitibano não conseguiu
aproveitar o máximo dos pneus novos para fazer uma volta limpa. Largando em
22º, Fantin teve um pneu furado logo na primeira volta, com destroços dos
carros envolvidos em uma grande batida que ocasionou a entrada do safety-car.
Como teve de parar para trocar o pneu, o piloto da equipe Arden Caterham voltou
na última posição e mudou de estratégia, adiantando sua parada obrigatória para
a 5ª volta, logo que a janela para pit-stops foi aberta. Com isso, o brasileiro
conseguiu recuperar algumas posições e terminar em 12º, próximo da zona de
pontuação (que vai até o 10º lugar).
No dia anterior, uma batida na classificação - que foi disputada quando a pista
ainda tinha pontos molhados - impediu Pietro de fazer um tempo competitivo,
garantindo um lugar na 10ª fila do grid. Com algumas mudanças no acerto do
carro e uma boa largada, o curitibano completou as 21 voltas da corrida no
tradicional circuito belga na 16ª posição.
A próxima etapa da Formula Renault 3.5 está marcada para os dias 22 e 23 de
junho, em Moscou, na Rússia.
Pietro Fantin:
"Todos os pilotos estão muito próximos, então uma diferença de 1 segundo
na tomada de tempos pode te colocar no top-5 ou no fim do pelotão, o que é uma
prova de como a categoria é competitiva. Foi uma pena que tive que fazer uma
parada a mais para trocar o pneu furado, porque nosso pit-stop e estratégia
foram bons, então tínhamos muitas chances de terminar nos pontos. O carro não
estava com o melhor balanço, mas tentei me adaptar e fazer voltas constantes, e
agora vamos trabalhar bastante no desenvolvimento para a etapa em Moscou"
Jornalista responsável
Mariana Viegas (11)
97175.9015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!