Pela primeira vez, piloto
fará um pit-stop durante a segunda corrida da rodada e aposta em estratégia
acertada para estar na zona de pontuação
Uma das categorias de
acesso à Formula 1, a World Series (Formula Renault 3.5) visita as principais
pistas do automobilismo internacional. Após Monza e Aragón, a terceira etapa do
campeonato foi realizada no famoso circuito de rua de Mônaco, no último domingo
(26). Agora, equipes e pilotos já se dirigem para Bélgica, onde disputam neste
fim de semana (01 e 02) a quarta rodada dupla do campeonato no tradicional
autódromo de Spa-Francorchamps.
Pietro Fantin teve um grande desafio na corrida em Mônaco. Com programação diferente
das outras etapas, os pilotos tiveram apenas 45 minutos de treino livre para
conhecerem o circuito e buscar o acerto dos carros. Para o curitibano, que
correu pela primeira vez em Monte Carlo, o pouco tempo de pista foi
determinante para o resultado final. Na tomada de tempos, ele encostou no muro
em sua primeira saída, danificando a suspensão do carro, o que atrapalhou seu
desempenho com o segundo jogo de pneus novos. Largando em 23º, Fantin conseguiu
imprimir um bom ritmo, e chegou a fazer os mesmos tempos de voltas que os
ponteiros, mas quando estava em 19º, a cinco voltas do fim da corrida, o
curitibano escapou da pista e como seu carro morreu, não pôde completar a
prova.
Para Spa-Francorchamps, a expectativa é diferente. Pietro já conhece a pista -
por ter corrido lá de Formula 3 Inglesa em duas oportunidades - e acredita que
pode brigar pelo top-10 e conquistar bons pontos no fim de semana. Uma
novidade, porém, promete agitar a segunda corrida da rodada: os pit-stops. Pela
primeira vez na temporada - e, consequentemente, a primeira vez para o
brasileiro -, os pilotos terão de fazer uma parada obrigatória entre as voltas
5 e 13 (nesta pista) para troca de no mínimo dois pneus. Para Fantin, essa é
uma variável que pode mexer no resultado da corrida, já que será possível
adotar estratégias diferentes para conquistar mais posições.
A etapa belga da World Series terá duas sessões de treinos livres de uma hora
cada na sexta-feira. No sábado, serão realizadas uma tomada de tempos e uma
corrida; programação que se repete no domingo.
Pietro Fantin:
Mônaco
"Comecei muito cauteloso nos treinos e acho que faltou tempo de pista para
conseguir buscar mais o limite do carro e meu próprio limite. Na corrida estava
bom, fiz uma volta mais de 1 segundo mais rápida que na classificação, o que
prova que cada vez que ia para pista conseguia evoluir. Foi um aprendizado
importante para já ter uma base quando voltar para Mônaco no próximo ano"
Spa-Francorchamps
"Conheço a pista e gosto bastante de lá, das curvas de alta velocidade.
Acredito que vamos ter um carro bem competitivo e uma meta realista é estar no
top-10. Fazer um pit-stop durante a corrida será uma novidade para mim, mas
vejo isso de forma positiva, vai ser uma variável na corrida e poderemos adotar
uma estratégia diferente para buscar mais posições"
Programação para a 4ª etapa da World Series (horários de Brasília):
Sexta-feira (31/05):
6h40 às 7h40 - Treino livre 1
10h50 às 11h50 - Treino livre 2
Sábado (01/06):
4h50 às 5h20 - Classificação 1
9h - Corrida 1
Domingo (02/06):
4h50 às 5h20 - Classificação 2
9h50 - Corrida 2
Jornalista responsável
Mariana Viegas (11)
97175.9015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!