GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 3 de março de 2013

Reabastecimento será atração da etapa de abertura da Stock Car em São Paulo

Como o consumo de combustível aumentou com a melhor performance dos carros com o novo fornecedor de pneus, equipes e pilotos vão optar pelo reabastecimento de Shell V-Power etanol na corrida de amanhã

Assim como na Corrida do Milhão, a estratégia pode render a vitória na primeira etapa da Stock Car em 2013. Com o novo fornecedor de pneus, os carros da categoria melhoraram significativamente sua performance, em cerca de quatro segundos por volta, o que também
aumentou o consumo de combustível.

Por isso, as equipes e a organização da Stock Car decidiram que haverá reabastecimento na corrida deste domingo, em Interlagos. Os carros devem largar com 80 litros de Shell V-Power Etanol, que, desde o ano passado é o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todas as 17 equipes da categoria.

"O consumo é significativamente maior com os novos pneus, pois o piloto passa mais tempo com o pé cravado no acelerador, já que, com maior aderência, ele pode sair com mais velocidade da curva, acelerando antes, e também ficando mais tempo em aceleração máxima antes de uma freada. Não será obrigatório o reabastecimento, mas, em condições normais de corrida, será muito difícil um carro fazer a corrida completa sem parar para reabastecer", diz Rodolpho Mattheis, da equipe Shell Racing.

Segundo o piloto do time, Valdeno Brito, que ontem foi o segundo mais rápido do dia, o papel da estratégia será fundamental para definir o vencedor. "Não haverá janela de reabastecimento, ou seja, o piloto pode parar na segunda volta ou na penúltima. Então, o trabalho de estratégia com a equipe será decisivo para a vitória", diz o paraibano, que em 2012 venceu duas corridas na Stock Car (Curitiba e Cascavel).

A boa performance no treino classificatório também será decisiva, como explica Popó Bueno, também da equipe Shell Racing. "O importante é conseguir andar no pelotão da frente para imprimir um ritmo forte de corrida desde o começo e tentar entrar no box fora do momento de maior movimentação, para não pegar tráfego na entrada ou saída do pit stop", diz Popó.

Hoje, os 34 carros disputaram o treino classificatório a partir das 15h30, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibe a corrida neste domingo, a partir das 11h.

Sobre a Raízen

A Raízen é a empresa resultante do processo de integração de parte dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 unidades de produção, a Raízen tem capacidade para produzir 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 57 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 21 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell. No Brasil, a Raízen está presente nas principais categorias do esporte a motor, por meio da marca Shell V-Power, como na Fórmula 1, Stock Car e Fórmula Indy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!