Os motores voltam a roncar no
automobilismo do Centro-oeste, O campeonato de Marcas e Pilotos 2013 vem com
novidades, mudança de organização e de regulamento, novos carros e novos
pilotos. Mas a promessa mesmo é de um campeonato cheio de disputas nas
categorias Graduados e Light, pois o campeonato Centro-Oeste e considerado
um
dos campeonatos mais nivelados em termos de pilotos e equipes no Brasil no
segmento turismo 1.600cc.
História do Marcas e
Pilotos
Em 1983, foi criado o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, como um
campeonato usando carros nacionais, como o Fiat
147 e o Volkswagen Passat, alguns remanescentes da Hot Car. Porém, ele foi ganhar o prestigio que teve em 1985, quando ficou famoso por ser um campeonato que colocava os carros de
rua nas pistas. Havia modelos como o Ford Escort, Fiat Uno, Volkswagen Gol, Volkswagen Voyage, entre outros... No ano de 1985, foi criada a categoria Turbo, que eram na pratica, os mesmos carros da
categoria aspirada, porem, com motores turbo, eram foguetes que alcançavam
250 km/h no fim da reta de Interlagos. Em 1987, a categoria foi patrocinada pela Shell,
assim, se chamando Copa Shell de Marcas e Pilotos. A categoria foi muito bem,
teve grids gigantes, de 40 carros, porem, a categoria começou a definhar e
acabou em 1994. Foi o fim dos nacionais, mas não dos
regionais. Pois já existiam alguns regionais, como o Gaúcho e o Paulista, mas
anos seguintes houve a criação do Centro Oeste, Mineiro, Carioca, Norte e
Nordeste e do Paranaense, esta categoria se mantém presente até hoje.
No Centro-Oeste, o Marcas e Pilotos, desde os anos 80, teve
campeonatos extremamente disputados. Em Goiânia, nomes como Cairo Fontes, Reginaldo
Bufaical, os Irmãos Laercio e Ananias Justino, Eurípedes Reis, o Baratão, Elpidio
Brandão, Marco Emilio, Renato Aguiar, Luiz Calil, entre outros, se destacaram. Já
em Brasilia, Raad Massuh, Moacyr Peró, Sergio Lucio, Pacheco, Rogerio Duarte, Paulo
Silveira, Deoclecio Macedo, os irmãos Genildo e Josué Golveia, entre outros
grandes nomes, fizeram uma linda história no nosso automobilismo, que durou em
Goiânia até 1994, e em Brasília, até hoje.
Em 2005 a Federação Goiana
de Automobilismo (Faugo) em conjunto com a Federação de Automobilismo do
Distrito Federal (Fadf) relançarão o Campeonato Centro Oeste de Marcas e
Pilotos, chegando a ter na temporada de 2010 30 (trinta) carros no grid de
largada.
Em 2008, após ausência de 14 anos, o campeonato voltou em
Goiânia. O que mais impressionou foi a grande quantidade de carros de Goiânia
que voltaram, mesmo com a maioria dos carros vindo de Brasília. Neste ano, o
campeonato teve 4 etapas, 20 carros de média e todas realizadas em Goiânia. O
campeão foi o Brasiliense Fred Cunha, e o vice, o goiano Wellington Justino.
2009 foi um ano de afirmação do certame. 5 etapas, todas em
Goiânia, uma média de 20 carros no grid e o título ficando com o Brasiliense
André Massuh, e o vice, com o goiano Marcelo Di-Tripa.
2010 foi um ano em que o Marcas e Pilotos viu sua maior média
de grid, 26 carros por etapa, 5 etapas, todas em Goiânia. O título ficando mais
uma vez com o Brasilense André Massuh, e o vice, com o goiano Wellington Justino.
2011 tivemos mudanças no regulamento, maior número de
etapas, 22 carros de media no grid e a divisão dos pilotos por graduação. A Graduados
para os pilotos mais experientes e a Light para os pilotos novatos e menos
experientes. Na Graduados, o título ficou com o Goiano Leandro Reis, o
Baratinha, e o vice, com os também Goianos Fabio Varga e Rafael Carvalho. Na Light,
seu primeiro campeão foi Goiano Rodrigo Cruvinel, e o vice, o Brasiliense Duval
Monteiro.
2012 começou com a volta as corridas em Brasília e 10
etapas, 20 carros de média no grid, corridas memoráveis e muitas mudanças de calendário
e de pneus. O título da graduados ficou com o Goiano Wellington Justino e o
vice com o Brasiliense Caio Zanani. Na Light, o título ficou com o Brasiliense
Rafael Rato e o vice com o também
Brasiliense Dario Jardim.
2013 chegou e vamos ver o que vai acontecer nesta temporada.
Novidades do Ano de
2013.
A primeira novidade é na organização do torneio. Em Goiânia,
Joel Junior e Elpidio Brandão são os responsáveis pelo certame, em Brasilia,
André Moura e Rodrigo Mello são os responsáveis, ambas organizações estão
trabalhando em conjunto.
Outra novidade é a mudança no regulamento técnico, agora
baseado no Festival Brasileiro de Marcas 1600, sempre realizado no fim do ano e
a edição de 2013 será realizada em Goiânia, um atrativo a mais para que os
pilotos de outros Estados venham conhecer o nosso certame. A pontuação do
campeonato muda no final do campeonato. Veja a pontuação como vai ficar:
PONTUAÇÃO DA 1° A 12°
ETAPA
1°20 PONTOS
2°15 PONTOS
3°12 PONTOS
4°10 PONTOS
5°08 PONTOS
6°06 PONTOS
7°04 PONTOS
8°03 PONTOS
9°02 PONTOS
10º01 PONTO
PONTUAÇÃO NAS 13° E 14° ETAPAS
1°25 PONTOS
2°20 PONTOS
3°15 PONTOS
4º12 PONTOS
5°10 PONTOS
6°08 PONTOS
7º06 PONTOS
8°04 PONTOS
9°03 PONTOS
10°02 PONTOS
PONTUAÇÃO NAS 15° E 16° ETAPAS
1°30 PONTOS
2°25 PONTOS
3°20 PONTOS
4°15 PONTOS
5°10 PONTOS
6°12 PONTOS
7°10 PONTOS
8°08 PONTOS
9°06 PONTOS
10°04 PONTOS
PONTUAÇÃO NA BANDEIRA AMARELA
1°05 PONTOS
2°04 PONTOS
3°03 PONTOS
4°02 PONTOS
5°01 PONTO
Outra novidade é a
entrada de novos carros no campeonato. A Summer Motorsport de Paulo Morais vem
com um Gol G5 novo. É o primeiro carro desta geração da VW a disputar o Centro-Oeste.
Outra novidade e o Peugeot 207 que está sendo desenvolvido por Alan Mesquita e
Lairton Miranda, e o Ford Ka de Onesvaldo Jr, preparado por Manuel Garcia, carros
que vão chamar a atenção certamente num grid dominado pela Chevrolet com seus
modelos Corsa, Classic, Celta e Prisma, pelos VW Gol G2, G3, G4 e Fiat Uno.
Equipes e Pilotos (G) Graduados L (Light)
BHD(P) Preparações (GO)
44 Luiz Antonio Branquinho GM Classic L
55 Fernando Lemos GM Classic L
100 Leandro Reis / Matheus Biriba G
A equipe teve um 2012
excelente e entra 2013 tentando buscar o título da Graduados e da Light. Foi
uma das equipes que mais treinaram na pré-temporada em Goiânia. Pimba e Diógenes
tem à disposição 3 carros. No Prisma 100, a velocidade de Leandro Reis o
Baratinha e a promessa e grata surpresa Matheus Biriba na briga pela Graduados,
no Classic 44, a regularidade e com maior dedicação de Luiz Antonio Branquinho
na briga pela Light e no Classic 55 a ousadia de Fernando Lemos na Light.
MG SPORTS (GO)
08 Rodrigo Cruvinel GM Corsa G
26 Wellington Justino GM Celta/Corsa G
32 Onesvaldo Jr Ford Ka L
56 Romulo/Helios Ferrinho GM Corsa L
099 Geovane Ferreira Fiat Uno L
Um ótimo ano da equipe
que venceu a Graduados com Wellington Justino. A equipe está na fase final do Celta
de Justino que deve estrear em Brasília. Manuel Garcia tem à disposição 5
carros. No Corsa 08 a regularidade de Rodrigo Cruvinel na Graduados, no Celta
26 e campeão e veloz Wellington Justino na graduados, no Ka 32 o novato
Onesvaldo Jr light, no Corsa 56 a rápida adaptação de Ferrinho na light e no
uno 99 o regular Geovane Ferreira na
light, que pintou seu carro igual ao Uno que o
saudoso Laercio Justino disputava a fórmula uno.
Quality/Peres Competições (GO)
01 Zander Fabío GM Corsa G
30 Rogerio Castro GM Corsa G
45 Nelson Choze VW Gol G
99 Fábio Varga/Rafael Carvalho VW Gol G
Ano que a equipe quer
disputar o título da graduados, para isso, todos os pilotos da equipe são desta
categoria. Edmar Peres, o Boca, tem 4 carros à disposição. No corsa 30 o veloz
Rogerio Castro, o constante Zander Fabio no Corsa 01, os velozes Fabio Varga e
Rafael Carvalho no Gol 99 e o piloto mais experiente do grid, Nelson Choze,
provavelmente com o número 45.
Workshop Racing (GO)
03 Fabío Bove GM Corsa G
17 Dario Jardim GM Corsa G
22 Fernando Bergor VW Gol L
73 Larissa Cruzeiro GM Corsa L
A equipe evoluiu muito em
2012 e quer um 2013 ainda mais produtivo. Adherbal França Jr tem à disposição 4
carros. No Corsa 03 a experiência e a inteligência de Fabio Bove na graduados, no
Corsa 17 a velocidade de Dario Jardim na graduados, no gol 22 a regularidade de
Fernando Bergor e no Corsa 73 a força feminina de Larissa Cruzeiro.
Petropolis Motorsport (GO)
05 Willian Perillo GM Corsa L
25 Marcelo Perillo GM Corsa L
52 Vitor Perillo GM Classic L
70 Rafael Perillo GM Corsa L
A família Perillo quer voos mais altos em 2013,
para isto, mais investimentos e novidades como a troca de Marcelo Perillo do
gol pelo Corsa. José Eduardo tem à disposição 4 carros. No Corsa 05 o novato
Willian Perillo, no Corsa 25 a experiência de Marcelo Perillo, no Classic 52 a
regularidade de Vitor Perillo e no Corsa 70 a ousadia de Rafael Perillo.
Classe A Racing (GO)
23 Gabriel Corrêa GM Corsa G
33 Pablo Alves GM Corsa L
42 Rogerio Cruzeiro VW Gol L
A vitória para esta
equipe bateu na trave por muitas vezes em 2012, e com novos investimentos, a
equipe quer o título de ambas as categorias. Ciro Sousa tem à disposição 3
carros. No Corsa 23 o rápido Gabriel Corrêa, que quer sua primeira vitória e o título
da graduados, no Corsa 33, o rápido Pablo Alves que veio do Kart e no gol 90, a
experiência de Rogerio Cruzeiro.
Chiclety Racing (GO)
14 Luiz Claudio Duarte Ford Escort L
Uma equipe bastante esforçada
que procura sempre colocar o carro no grid. Chiclety tem à disposição 1 carro
n°14 com o experiente Luiz Claudio Duarte na light.
Scuderia JK (DF)
69 Raphael Reis GM Corsa L
49 Rafael Rato GM Corsa G
53 Paulo Villela GM Celta L
77 Sidney Campos GM Corsa L
A equipe vem com
novidades, como o novo Celta de Paulo Villela e a entrada de Sidney Campos. E
uma das equipes que tem o maior investimento no campeonato. Ítalo Carrareto tem
à disposição 4 carros. No Celta 29, Paulo Villela, mais adaptado ao carro, no Corsa
42, Raphael Reis mais experiente tentando o título da Light, no Corsa 49, o
veloz Rafael Rato campeão da Light e no Corsa 77 Sidney Fields, ainda em fase
de aprendizado.
Autotech Motorsport (DF)
00 Renato Constantino GM Celta G
11 André Massuh GM Classic G
Certamente a equipe que
tem uma das duplas mais fortes do campeonato, onde se mistura a experiência com
a velocidade, tem um bom conjunto e vem para disputar o título da graduados. Luciano
Coutinho tem à disposição 2 carros. No Celta 00 o veloz e arrojado Renato
Constantino e no Classic 11, o consagrado André Massuh, o Geleia, piloto que
mistura velocidade e regularidade.
Azalini Racing (DF)
31 Thiago Azalini GM Corsa G
Agora com equipe própria
chefiada por Decio Azalini, vem brigar pelo título da graduados no Corsa 31 de
Thiago Azalini, piloto arrojado e muito rápido, vai dar trabalho e tem muita
velocidade, tanto nos treinos quanto nas corridas
Summer Motorsport (DF)
0 Paulo Morais VW Gol L
A grande novidade do
campeonato e o gol G5 que a nova equipe está trazendo. Tem como piloto e chefe
de equipe o experiente Paulo Morais, que tem como meta desenvolver o carro
nesta temporada.
Aloisio Racing
(DF)
12 Leonardo Kaummon GM Classic L
A nova equipe conta com a
experiência de Aloisio Carvalho colaborando como o novo piloto Leo Kaummon, que
está em fase de aprendizado. Com o tempo terá bons resultados.
Calendário 2013 (Sujeito a Alterações)
1° E 2° ETAPAS 23 E 24/03 GOIÂNIA
3° E 4° ETAPAS 13 E 14/04 BRASÍLIA
5° E 6° ETAPAS 05 E 06/05 GOIÂNIA
7° E 8° ETAPAS 08 E 09/06 GOIÂNIA (PRELIMINAR
F-TRUCK A CONFIRMAR)
9º E 10º ETAPAS 24 E 25/08 BRASÍLIA
11º E 12° ETAPAS 21 E 22/09 BRASÍLIA
13º E 14º ETAPAS 26 E 27/10 BRASÍLIA
15° E 16° ETAPAS 16 E 17/11 GOIÂNIA.
Regulamento
Técnico e Desportivo
Disponivel neste link:
Agora e curtir a
temporada 2013 do Marcas e Pilotos, que pilotos e equipes proporcionem o melhor
espetáculo possível e que seja uma temporada cheia de emoções até o seu final.
ATE MAIS!!!!
Murillo Carlos Correspondente da Scuderia Brasil
Racing do Marcas e Pilotos.
Colaboração de Elpídio Brandão
Colaboração de Elpídio Brandão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!