GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

terça-feira, 26 de março de 2013

BMW Sports Trophy Team Brasil: FIA GT Series terá equipe 100% brasileira em 2013

Equipe, comandada por Washington Bezerra, fará sua estreia na Europa com duas fortes duplas: Cacá Bueno / Allam Khodair no BMW Z4 #0 e Ricardo Zonta / Sérgio Jimenez no BMW Z4 #5. O canal SporTV transmitirá as corridas ao vivo para o Brasil

Layout do carro de Cacá Bueno e Allam Khodair
Um grande desafio. Mas, sem dúvida, um passo importante e que dará uma enorme visibilidade para a equipe, os pilotos, os patrocinadores e o Brasil. O BMW Sports Trophy Team Brasil vai acelerar em 2013 no campeonato mundial de turismo, o FIA GT
Series.

E para encarar essa nova disputa em solo europeu, a equipe terá duas duplas fortíssimas, com grandes nomes do automobilismo brasileiro. No BMW Z4 #0, o pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno estará ao lado de outro grande nome do turismo nacional, Allam Khodair. No outro carro da equipe (BMW Z4 #5), o ex-piloto de F-1 e campeão mundial de FIA GT em 1998, Ricardo Zonta, vai dividir a pilotagem com Sérgio Jimenez, multicampeão no kart e com vitórias em diversas categorias nacionais e internacionais.

Com a direção esportiva de um dos grandes nomes do automobilismo nacional, o sete vezes campeão da Stock Car Washington Bezerra, a equipe terá seus carros preparados pela AH Competições, de Antonio Hermann. Ex-piloto, com conquistas nas principais provas de turismo do mundo, entre elas as 24 Horas mais famosas do planeta (Le Mans, Daytona, Spa, Nurburgring). Hermann será o Team Principal da equipe, que conta com os patrocínios do Banco BMG e da BMW do Brasil.

"A BMW tem uma forte ligação com o automobilismo. Esse nosso histórico em corridas funciona como um laboratório para melhorarmos os nossos produtos e testar novas tecnologias, para garantirmos aos nossos clientes o mais puro prazer em dirigir. A estreia do BMW Team Brasil no Campeonato Brasileiro de GT do ano passado foi excelente e por isso, decidimos encarar este novo desafio no FIA GT Series, que é ainda mais competitivo. Acreditamos na qualidade e no talento da equipe e dos pilotos e na capacidade de mobilização que uma equipe brasileira, com pilotos brasileiros terá, competindo em um dos mais importantes campeonatos de turismo no mundo", diz Herlander Zola, diretor de marketing da BMW do Brasil.

Com mais de 80 anos, o Banco BMG S/A é uma das mais importantes instituições financeiras do país. A marca do banco mineiro se tornou uma das principais patrocinadoras do esporte brasileiro nos últimos anos e também já estava com a equipe BMW em 2012.

Publicidade

"O Banco BMG vai continuar apoiando a equipe BMW na temporada 2013 do FIA GT Series. Este é um ano muito importante, pois haverá rodadas na Europa e no Oriente Médio. Estamos muito felizes em prosseguir com essa parceria, que também contribuirá para promover uma temporada mais competitiva, em busca de um título", declara o coordenador de Patrocínios do Banco BMG, Rodrigo Castro. De acordo com ele, o Banco BMG apoia e incentiva o esporte, em diversas modalidades, porque enxerga o valor desse trabalho. "Estar ao lado de uma equipe tão competente é uma honra para nós", completa.

A equipe manterá sua sede em São Paulo, mas terá outra base montada em Barcelona, na Espanha. O primeiro desafio das seis etapas da temporada acontecerá nos dias 29, 30, 31 de março e 1º de abril, em Nogaro, na França. O campeonato também passará por Bélgica, Holanda, Eslováquia, Espanha e a última rodada será no Oriente Médio.

Com reconhecida atuação no automobilismo, seja como piloto, promotor ou chefe de equipes nas principais categorias nacionais e internacionais, Antonio Hermann está ansioso para ver esse "dream team" brasileiro em ação contra o resto do mundo.

"Nossa equipe é movida, antes de tudo, pelo amor ao automobilismo e pelo prazer em competir num nível técnico, profissional e ético elevados. Por isso, eu e meu parceiro Washington Bezerra decidimos ir para Europa, que é onde se pratica o automobilismo nos parâmetros que desejamos competir. Pela primeira vez, uma equipe 100% brasileira fará parte da competição e estamos muito ansiosos e otimistas", comenta Hermann.

"Selecionamos os nossos pilotos após uma análise criteriosa, levando em consideração diversos aspectos, principalmente as características de cada um, a fim de que seus estilos de pilotagem, biotipos, etc, se combinem e se complementem. E, sem dúvida, formamos duas duplas que estarão entre as mais fortes do grid", ressalta Hermann.

Bezerra também segue otimista para a realização de um sonho, depois de mais de cinco décadas dedicadas ao automobilismo brasileiro. "É a realização de um sonho antigo. Já pensávamos em fazer algumas provas lá fora, como as 24 Horas de Le Mans ou Spa. Estou no automobilismo desde as Mil Milhas de 1958 - serão 55 anos em novembro trabalhando nisso. Em 1979, participei da criação da Stock Car ao lado do Affonso Giaffone, conquistei sete títulos na categoria e outros três na GT. Sempre fomos campeões nas categorias pelas quais passamos e devemos isso a toda uma equipe. Nosso time é bastante coeso e, por isso, estamos levando todo mundo para seguir o trabalho, agora lá na Europa. Vai ser uma temporada de aprendizado, poderemos encontrar algumas dificuldades, mas quem sabe já não conseguimos entrar na briga pelo título?", indaga.


Transmissão ao vivo para o Brasil no SporTV


A estreia do time verde-amarelo com estas fortes duplas também despertou o interesse da TV e as provas serão transmitidas ao vivo para o Brasil pelo canal SporTV.

Organizado pela FIA e pela SRO (Stéphane Ratel Organisation), o FIA GT Series é na verdade o Campeonato Mundial de Gran Turismo. Além dos carros da BMW, outras super máquinas vão acelerar na temporada, como Aston Martin, Audi, Ferrari, Ford, Lamborghini, McLaren, Mercedes e Porsche. Um dos destaques do campeonato será o nove vezes campeão mundial de rali Sebastien Loeb, que estreará na categoria com uma equipe própria.


O Dream Team Brasileiro


Cinco vezes campeão da Stock Car, tricampeão da Copa Fiat, entre tantos outros títulos, Cacá Bueno é hoje um dos principais pilotos de turismo da história nacional. Em 2012, o piloto já guiou o BMW Z4 GT3 no Brasileiro de Gran Turismo e o desafio maior agora será os novos circuitos. "Os maiores desafios, sem dúvida nenhuma, vão ser os autódromos diferentes, que a gente nunca andou e com pouquíssimos treinos. Acho que essas são as grandes dificuldades para a equipe inteira: a adaptação, o clima, pilotos desconhecidos na maneira de se tratar dentro da pista, equipes novas... Mas eu acho que a gente tem talento suficiente, pelas minhas experiências anteriores, pra ganhar deles", destaca o carioca de 36 anos.

"É lógico que a gente está trabalhando para conquistar o título logo na primeira temporada, mas seria maluquice também falar que nós somos os grandes favoritos ao título. Tem muita gente boa na categoria, tem várias equipes muito competentes, com pilotos muito bons - como o Tomas Enge, o próprio Sebastian Loeb, que é nove vezes campeão mundial de rali. Então, a gente tem que pensar mais em um projeto a longo prazo", continua Bueno. 

"São nove títulos brasileiros, um sul-americano e está me faltando um título mundial. Não para provar nada pra ninguém, mas é algo que eu gostaria de fazer. Sem dúvida, é um projeto que chegou na hora certa na minha carreira e que coincidiu muito com os meus desejos para o meu futuro", finaliza.

Se na Stock Car eles são grandes rivais, na Europa, Bueno e Khodair prometem formar uma dupla dos sonhos de muitos chefes de equipe. "A princípio, a gente não sabia que ia ser essa dupla. É um desafio e uma oportunidade grande. Somos profissionais e a ideia é somar e não disputar um com o outro. Achei muito bacana ele ter me escolhido para ser o seu companheiro neste momento da minha carreira. Com certeza, eu vou aprender com ele e vamos trocar muitas informações. Estou muito empolgado. Acho que o projeto realmente vai ficar marcado na história", diz Khodair.

"Será uma responsabilidade grande representar o nosso país. Aqui, a gente representa a equipe, o patrocinador, então será algo ainda maior. É muito gratificante fazer parte de um projeto, no qual eu imagino, que eles estão escolhendo os melhores pilotos para estarem nesse time", conclui o paulista de 31 anos.

No comando do BMW Z4 #5, a dupla Ricardo Zonta/Sérgio Jimenez também vive a expectativa de fazer parte deste grande projeto. "Já corri a FIA GT em algumas oportunidades, incluindo quando a categoria veio para o Brasil, e também provas na Argentina e na China. É uma categoria de ponta, muito competitiva, e vai ser ótimo participar do campeonato com estes pilotos em uma equipe tão profissional", declara o paulista Jimenez, que no exterior também correu na GP2 e A1GP. "Vai ser um ano difícil, porque os demais pilotos já conhecem as pistas, estão com as equipes formadas há mais tempo e andando há anos por lá. Vamos ter muito trabalho, mas estamos prontos para o desafio", frisa o piloto, que é o "caçula" do time, com 28 anos.

Já o paranaense Ricardo Zonta, de 37 anos, é o único que já andou no circuito de Nogaro, palco da primeira etapa, quando testou pela Fórmula 1. Único brasileiro campeão de FIA GT (título conquistado em 1998), ele também comemora seu retorno ao turismo europeu. "Estou muito feliz em retornar a um campeonato que eu já venci e também empolgado em participar de um projeto inovador em que uma equipe 100% brasileira disputa um campeonato europeu", completa.


Confira o calendário da FIA GT Series:


1º de abril - Nogaro (Fra)
21 de abril - Zolder (Bel)
7 de julho - Zandvoort (Hol)
18 de agosto - Eslováquia (Esq) 
13 de outubro - Navarra (Esp)
16 ou 23 de novembro - Oriente Médio


Ficha Técnica do BMW Z4 GT3:


Comprimento: 4.387 mm
Largura: 2.012 mm
Altura: 1.210 mm
Distância entre eixos: 2.509 mm
Distância entre rodas: 1.623 mm (dianteiras) 1.667 mm (traseiras)
Peso: aprox. 1190 kg
Capac. do tanque/combustível: 105 litros, Super Plus Unleaded (98ROZ)
Chassi/carroceria: Carroceria de aço de construção única, com célula de segurança soldada, feita de tubulação de aço extremamente rígida de precisão
Transmissão: Caixa de transmissão X-TRAC sequencial de 6 velocidades 
Suspensão: Suportes absorvedores de choque com conjunto de mola de baixa fricção, barra estabilizadora tubular com lâminas de ajuste (dianteiras), eixo de ligação longitudinal (traseiro), barra estabilizadora tubular com ajuste
Amortecedores: KW ajustáveis de 4 vias

Motor
Tipo de motor: V8
Capacidade: 4.361 ccm
Diâmetro x curso: 92 x 82 mm
Compressão: 13,0 : 1
Potência máx.: aprox. 560 bhp a 8.600 rpm
Torque máx.: aprox. 515 Nm a aprox. 5.500 rpm
Rotações máx. do motor: 9.000 rpm 
Bloco de cilindros: Alumínio
Controle Eletrônico do Motor
BMW ECU408 com dois microprocessadores de alto desempenho, injeção de cilindro individual, função limitadora de velocidade no box, função de mudança rápida, EM, controle integrado de tração, unidade de controle VANOS, monitoramento eletrônico de rede 

Carroceria
Carroceria de competição em alumínio e fibra de carbono, com estrutura protetora de segurança soldada 
Tanque de combustível de segurança FT3 com rápido abastecimento 
Sistema de macaco pneumático 
Portas e capôs de carbono 
Para-brisa aquecido Macrolon, vidros laterais e traseiros Macrolon 
Assento de corrida RECARO com sistema HANS 
Crashpad 

Sistema de transmissão
Motor V8 com lubrificação por cárter seco 
Embreagem sinterizada de 3 discos
Caixa de câmbio X-TRAC sequencial de 6 velocidades com comando no volante e arrefecimento de óleo
Transmissão final com deslizamento limitado e arrefecimento de óleo 

Suspensão e Chassi
Suspensão de competição com absorvedores de choque ajustáveis e barras de torção e amortecedores KV de quatro vias 
Rodas BBS 12x18" (frente) e 13x18" (atrás) com cubo rápido e bloqueio central 
Sistema de freio de competição AP com 6 pistões 378 mm (frente) e com 4 pistões 355 mm (atrás) 

Opções
Pacote de peças para corridas de longas distâncias (abastecimento, razão da caixa de câmbio, freios, sob chassi) 
Sistema de registro de dados opcionais
Luzes noturnas

Imprensa
FGCom

Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Paula Maia
Tel. 11 3473.4841 /4845


Marketing
HUB-LUB

Beto Juliano
Tel. 11 5531.8794

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!