Equipe, comandada por Washington Bezerra,
fará sua estreia na Europa com duas fortes duplas: Cacá Bueno / Allam Khodair
no BMW Z4 #0 e Ricardo Zonta / Sérgio Jimenez no BMW Z4 #5. O canal SporTV
transmitirá as corridas ao vivo para o Brasil
Layout do carro de Cacá Bueno e Allam Khodair |
Um grande desafio. Mas, sem dúvida, um passo importante e que dará uma
enorme visibilidade para a equipe, os pilotos, os patrocinadores e o Brasil. O
BMW Sports Trophy Team Brasil vai acelerar em 2013 no campeonato mundial de
turismo, o FIA GT
Series.
Series.
E para encarar essa nova disputa em solo europeu, a equipe terá duas duplas
fortíssimas, com grandes nomes do automobilismo brasileiro. No BMW Z4 #0, o
pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno estará ao lado de outro grande nome do
turismo nacional, Allam Khodair. No outro carro da equipe (BMW Z4 #5), o
ex-piloto de F-1 e campeão mundial de FIA GT em 1998, Ricardo Zonta, vai
dividir a pilotagem com Sérgio Jimenez, multicampeão no kart e com vitórias em
diversas categorias nacionais e internacionais.
Com a direção esportiva de um dos grandes nomes do automobilismo nacional, o
sete vezes campeão da Stock Car Washington Bezerra, a equipe terá seus carros
preparados pela AH Competições, de Antonio Hermann. Ex-piloto, com conquistas
nas principais provas de turismo do mundo, entre elas as 24 Horas mais famosas
do planeta (Le Mans, Daytona, Spa, Nurburgring). Hermann será o Team Principal
da equipe, que conta com os patrocínios do Banco BMG e da BMW do Brasil.
"A BMW tem uma forte ligação com o automobilismo. Esse nosso histórico em
corridas funciona como um laboratório para melhorarmos os nossos produtos e
testar novas tecnologias, para garantirmos aos nossos clientes o mais puro
prazer em dirigir. A estreia do BMW Team Brasil no Campeonato Brasileiro de GT
do ano passado foi excelente e por isso, decidimos encarar este novo desafio no
FIA GT Series, que é ainda mais competitivo. Acreditamos na qualidade e no
talento da equipe e dos pilotos e na capacidade de mobilização que uma equipe
brasileira, com pilotos brasileiros terá, competindo em um dos mais importantes
campeonatos de turismo no mundo", diz Herlander Zola, diretor de marketing
da BMW do Brasil.
Com mais de 80 anos, o Banco BMG S/A é uma das mais importantes instituições
financeiras do país. A marca do banco mineiro se tornou uma das principais
patrocinadoras do esporte brasileiro nos últimos anos e também já estava com a
equipe BMW em 2012.
"O Banco BMG vai continuar apoiando a equipe BMW na temporada 2013 do FIA
GT Series. Este é um ano muito importante, pois haverá rodadas na Europa e no
Oriente Médio. Estamos muito felizes em prosseguir com essa parceria, que
também contribuirá para promover uma temporada mais competitiva, em busca de um
título", declara o coordenador de Patrocínios do Banco BMG, Rodrigo
Castro. De acordo com ele, o Banco BMG apoia e incentiva o esporte, em diversas
modalidades, porque enxerga o valor desse trabalho. "Estar ao lado de uma
equipe tão competente é uma honra para nós", completa.
A equipe manterá sua sede em São Paulo, mas terá outra base montada em
Barcelona, na Espanha. O primeiro desafio das seis etapas da temporada
acontecerá nos dias 29, 30, 31 de março e 1º de abril, em Nogaro, na França. O
campeonato também passará por Bélgica, Holanda, Eslováquia, Espanha e a última
rodada será no Oriente Médio.
Com reconhecida atuação no automobilismo, seja como piloto, promotor ou chefe
de equipes nas principais categorias nacionais e internacionais, Antonio
Hermann está ansioso para ver esse "dream team" brasileiro em ação
contra o resto do mundo.
"Nossa equipe é movida, antes de tudo, pelo amor ao automobilismo e pelo
prazer em competir num nível técnico, profissional e ético elevados. Por isso,
eu e meu parceiro Washington Bezerra decidimos ir para Europa, que é onde se
pratica o automobilismo nos parâmetros que desejamos competir. Pela primeira
vez, uma equipe 100% brasileira fará parte da competição e estamos muito
ansiosos e otimistas", comenta Hermann.
"Selecionamos os nossos pilotos após uma análise criteriosa, levando em consideração
diversos aspectos, principalmente as características de cada um, a fim de que
seus estilos de pilotagem, biotipos, etc, se combinem e se complementem. E, sem
dúvida, formamos duas duplas que estarão entre as mais fortes do grid",
ressalta Hermann.
Bezerra também segue otimista para a realização de um sonho, depois de mais de
cinco décadas dedicadas ao automobilismo brasileiro. "É a realização de um
sonho antigo. Já pensávamos em fazer algumas provas lá fora, como as 24 Horas
de Le Mans ou Spa. Estou no automobilismo desde as Mil Milhas de 1958 - serão
55 anos em novembro trabalhando nisso. Em 1979, participei da criação da Stock
Car ao lado do Affonso Giaffone, conquistei sete títulos na categoria e outros
três na GT. Sempre fomos campeões nas categorias pelas quais passamos e devemos
isso a toda uma equipe. Nosso time é bastante coeso e, por isso, estamos
levando todo mundo para seguir o trabalho, agora lá na Europa. Vai ser uma
temporada de aprendizado, poderemos encontrar algumas dificuldades, mas quem
sabe já não conseguimos entrar na briga pelo título?", indaga.
Transmissão ao vivo para o Brasil no SporTV
A estreia do time verde-amarelo com estas fortes duplas também despertou o
interesse da TV e as provas serão transmitidas ao vivo para o Brasil pelo canal
SporTV.
Organizado pela FIA e pela SRO (Stéphane Ratel Organisation), o FIA GT Series é
na verdade o Campeonato Mundial de Gran Turismo. Além dos carros da BMW, outras
super máquinas vão acelerar na temporada, como Aston Martin, Audi, Ferrari,
Ford, Lamborghini, McLaren, Mercedes e Porsche. Um dos destaques do campeonato
será o nove vezes campeão mundial de rali Sebastien Loeb, que estreará na
categoria com uma equipe própria.
O Dream Team Brasileiro
Cinco vezes campeão da Stock Car, tricampeão da Copa Fiat, entre tantos outros
títulos, Cacá Bueno é hoje um dos principais pilotos de turismo da história
nacional. Em 2012, o piloto já guiou o BMW Z4 GT3 no Brasileiro de Gran Turismo
e o desafio maior agora será os novos circuitos. "Os maiores desafios, sem
dúvida nenhuma, vão ser os autódromos diferentes, que a gente nunca andou e com
pouquíssimos treinos. Acho que essas são as grandes dificuldades para a equipe
inteira: a adaptação, o clima, pilotos desconhecidos na maneira de se tratar dentro
da pista, equipes novas... Mas eu acho que a gente tem talento suficiente,
pelas minhas experiências anteriores, pra ganhar deles", destaca o carioca
de 36 anos.
"É lógico que a gente está trabalhando para conquistar o título logo na
primeira temporada, mas seria maluquice também falar que nós somos os grandes
favoritos ao título. Tem muita gente boa na categoria, tem várias equipes muito
competentes, com pilotos muito bons - como o Tomas Enge, o próprio Sebastian
Loeb, que é nove vezes campeão mundial de rali. Então, a gente tem que pensar
mais em um projeto a longo prazo", continua Bueno.
"São nove títulos brasileiros, um sul-americano e está me faltando um
título mundial. Não para provar nada pra ninguém, mas é algo que eu gostaria de
fazer. Sem dúvida, é um projeto que chegou na hora certa na minha carreira e
que coincidiu muito com os meus desejos para o meu futuro", finaliza.
Se na Stock Car eles são grandes rivais, na Europa, Bueno e Khodair prometem
formar uma dupla dos sonhos de muitos chefes de equipe. "A princípio, a
gente não sabia que ia ser essa dupla. É um desafio e uma oportunidade grande.
Somos profissionais e a ideia é somar e não disputar um com o outro. Achei
muito bacana ele ter me escolhido para ser o seu companheiro neste momento da
minha carreira. Com certeza, eu vou aprender com ele e vamos trocar muitas
informações. Estou muito empolgado. Acho que o projeto realmente vai ficar
marcado na história", diz Khodair.
"Será uma responsabilidade grande representar o nosso país. Aqui, a gente
representa a equipe, o patrocinador, então será algo ainda maior. É muito
gratificante fazer parte de um projeto, no qual eu imagino, que eles estão
escolhendo os melhores pilotos para estarem nesse time", conclui o
paulista de 31 anos.
No comando do BMW Z4 #5, a dupla Ricardo Zonta/Sérgio Jimenez também vive a
expectativa de fazer parte deste grande projeto. "Já corri a FIA GT em
algumas oportunidades, incluindo quando a categoria veio para o Brasil, e
também provas na Argentina e na China. É uma categoria de ponta, muito
competitiva, e vai ser ótimo participar do campeonato com estes pilotos em uma
equipe tão profissional", declara o paulista Jimenez, que no exterior
também correu na GP2 e A1GP. "Vai ser um ano difícil, porque os demais
pilotos já conhecem as pistas, estão com as equipes formadas há mais tempo e
andando há anos por lá. Vamos ter muito trabalho, mas estamos prontos para o
desafio", frisa o piloto, que é o "caçula" do time, com 28 anos.
Já o paranaense Ricardo Zonta, de 37 anos, é o único que já andou no circuito
de Nogaro, palco da primeira etapa, quando testou pela Fórmula 1. Único
brasileiro campeão de FIA GT (título conquistado em 1998), ele também comemora
seu retorno ao turismo europeu. "Estou muito feliz em retornar a um campeonato
que eu já venci e também empolgado em participar de um projeto inovador em que
uma equipe 100% brasileira disputa um campeonato europeu", completa.
Confira o calendário da FIA GT Series:
1º de abril - Nogaro (Fra)
21 de abril - Zolder (Bel)
7 de julho - Zandvoort (Hol)
18 de agosto - Eslováquia (Esq)
13 de outubro - Navarra (Esp)
16 ou 23 de novembro - Oriente Médio
Ficha Técnica do BMW Z4 GT3:
Comprimento: 4.387 mm
Largura: 2.012 mm
Altura: 1.210 mm
Distância entre eixos: 2.509 mm
Distância entre rodas: 1.623 mm (dianteiras) 1.667 mm (traseiras)
Peso: aprox. 1190 kg
Capac. do tanque/combustível: 105 litros, Super Plus Unleaded (98ROZ)
Chassi/carroceria: Carroceria de aço de construção única, com célula de
segurança soldada, feita de tubulação de aço extremamente rígida de precisão
Transmissão: Caixa de transmissão X-TRAC sequencial de 6 velocidades
Suspensão: Suportes absorvedores de choque com conjunto de mola de baixa
fricção, barra estabilizadora tubular com lâminas de ajuste (dianteiras), eixo
de ligação longitudinal (traseiro), barra estabilizadora tubular com ajuste
Amortecedores: KW ajustáveis de 4 vias
Motor
Tipo de motor: V8
Capacidade: 4.361 ccm
Diâmetro x curso: 92 x 82 mm
Compressão: 13,0 : 1
Potência máx.: aprox. 560 bhp a 8.600 rpm
Torque máx.: aprox. 515 Nm a aprox. 5.500 rpm
Rotações máx. do motor: 9.000 rpm
Bloco de cilindros: Alumínio
Controle Eletrônico do Motor
BMW ECU408 com dois microprocessadores de alto desempenho, injeção de cilindro
individual, função limitadora de velocidade no box, função de mudança rápida,
EM, controle integrado de tração, unidade de controle VANOS, monitoramento
eletrônico de rede
Carroceria
Carroceria de competição em alumínio e fibra de carbono, com estrutura
protetora de segurança soldada
Tanque de combustível de segurança FT3 com rápido abastecimento
Sistema de macaco pneumático
Portas e capôs de carbono
Para-brisa aquecido Macrolon, vidros laterais e traseiros Macrolon
Assento de corrida RECARO com sistema HANS
Crashpad
Sistema de transmissão
Motor V8 com lubrificação por cárter seco
Embreagem sinterizada de 3 discos
Caixa de câmbio X-TRAC sequencial de 6 velocidades com comando no volante e
arrefecimento de óleo
Transmissão final com deslizamento limitado e arrefecimento de óleo
Suspensão e Chassi
Suspensão de competição com absorvedores de choque ajustáveis e barras de
torção e amortecedores KV de quatro vias
Rodas BBS 12x18" (frente) e 13x18" (atrás) com cubo rápido e bloqueio
central
Sistema de freio de competição AP com 6 pistões 378 mm (frente) e com 4 pistões
355 mm (atrás)
Opções
Pacote de peças para corridas de longas distâncias (abastecimento, razão da
caixa de câmbio, freios, sob chassi)
Sistema de registro de dados opcionais
Luzes noturnas
Imprensa
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Paula Maia
Tel. 11 3473.4841 /4845
Marketing
HUB-LUB
Beto Juliano
Tel. 11 5531.8794
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!