Aos 16 anos, piloto
da equipe oficial BMW Motorrad conquista título da GP Light e manifesta
otimismo para estreia na GP 1000
Quando
teve confirmada sua participação na temporada do Moto 1000 GP pela Alex Barros
Racing, no primeiro semestre de 2012, Lucas Barros tinha objetivos
relativamente modestos. Em seu primeiro ano pilotando motocicletas
superesportivas de 1.000cc, o piloto paulista de 16 anos pretendia, à custa de
preparação de planejamento, sustentar as condições de finalizar o campeonato compondo
a lista dos cinco melhores colocados.
A temporada premiou Barros com conquistas bem mais significativas. Conduzindo a
BMW S1000RR número 14 a três vitórias, três segundos e dois terceiros lugares,
subiu ao pódio em todas as oito etapas da categoria GP Light e escreveu seu
nome na história como segundo piloto no mundo a conquistar um título pilotando
uma moto de 1.000cc aos 16 anos. Além disso, alinhou na primeira fila de todos
os grids de 2012.
“Esse título foi o primeiro passo para onde quero chegar um dia, que é o
Mundial. Com todo o esforço, dedicação e fé que estou tendo, posso dizer que
tenho chances, se essa evolução continuar”, vislumbra o campeão. “Tive uma
evolução grande neste ano, devo isso a toda a dedicação que minha equipe teve
por mim, ao meu empenho. Esse foi o primeiro título na minha carreira”, lembrou
o piloto da equipe oficial BMW Motorrad.
Lucas Barros manifesta uma pitoresca lista de agradecimentos. “Um dia disse a
mim mesmo que era isso que queria para a minha vida e decidi correr atrás.
Assim, com verdadeiros amigos do lado, consegui o título saindo de uma moto
125cc direto para uma 1.000cc. Só tenho a agradecer à minha equipe, a Alex
Barros Racing, e também ao pessoal da Pitico Race, que é uma equipe rival
dentro da pista, mas que me deu muita força”, frisou.
O piloto já confirmou participação na temporada de 2013, pela categoria GP
1000, a principal do Moto 1000 GP. “Meu objetivo continua sendo evoluir como
piloto para tentar terminar o ano entre os cinco ou seis primeiros, quem sabe
eu me surpreenda de novo...”, sugeriu. “Vou correr na GP 1000 disposto a tudo,
vou ter que me arriscar mais ao tombo, o que é normal, pois vou procurar ainda
mais o limite. Mas vou de cabeça erguida. Que venha 2013”.
O Moto 1000 GP representou uma experiência intensa para Lucas Barros. “O
campeonato cresceu muito em termos de estrutura, nível de pilotos, organização,
houve uma evolução evidente entre 2011 e 2012. Todos os membros da organização
merecem cumprimentos”, avalizou. “A GP 1000 está fortíssima, e a GP Light não
está tão light assim, pois em questão de tempo tomávamos apenas dois segundos
por volta da GP 1000”.
Os 15 primeiros colocados na classificação final da categoria GP Light no Moto
1000 GP em 2012 foram os seguintes:
1º) Lucas Barros (SP/BMW), Alex Barros Racing, 156
2º) Nick Iatauro (SP/Kawasaki), Pitico Race, 139
3º) André Luiz Paiato (SP/BMW), Paiato Racing, 78
4º) Renato Andreghetto (SP/Kawasaki), Pitico Race, 77
5º) Gustavo Herrera (PR/Kawasaki), Motrix-Scigliano Racing, 70
6º) Pablo Nunes Moysés (BMW), 64
7º) Everton Felizardo (PR/BMW), Grinjets, 60
8º) Paulinho Kamba (PE/Kawasaki), KF Corval Racing Team, 58
9º) Daniel Gurgel Mendonça (BA/Honda), MPM Racing, 43
10º) Marcelo Cortes (RJ/Ducati), SBK Rio, 42
11º) Joniran Saling (SC/BMW), Speed Racing, 36
11º) Alexsandro Tiago Pires (RJ/Kawasaki), Center Moto Racing Team, 36
13º) Flávio Sukar (PE/Kawasaki), FK Corval Racing Team, 28
14º) Taciano da Silva Nunes (SP/Kawasaki), Motrix-Scigliano Racing, 26
15º) Francisco Snoeck (BA/BMW), KF Corval Racing Team, 20
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