O chefe do time e os pilotos consideraram
que os itens trarão ainda mais segurança para a categoria
A partir da décima etapa, que ocorre no dia 21 de outubro, no Autódromo
Internacional de Curitiba, os pilotos da Stock Car passarão a utilizar um novo
banco nas corridas. A equipe Hot Car Competições (Bardahl / Promax) fez as
alterações nos carros já com o novo item e aprovou a mudança. Os novos bancos
da categoria foram projetados e fabricados pela empresa norte-americana Fiber
Works Composites sob a supervisão da JL, a fabricante dos carros da Stock Car.
Os novos modelos são feitos de fibra de carbono e substituirão os atuais,
fabricados em alumínio. O material é o mesmo utilizado na construção dos
cockpits dos carros de Fórmula 1 e a espuma interna que reveste os bancos,
também é homologada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) e tem a
fabricação de empresas especializadas. O composto tem a capacidade de absorver
energia de impactos de eventuais acidentes.
O chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, considera que o novo banco traz mais
segurança aos pilotos. "Este banco novo é bem mais seguro do que o
anterior, que era de alumínio bastante seguro, porém este novo equipamento é
uma célula de sobrevivência de fibra de carbono que protege praticamente todo o
corpo do piloto", analisa Rodrigues.
Diego Nunes também aprovou o novo item. "Foi muito boa essa mudança. É
mais segurança para gente e isso é fundamental. Acredito que todos devam ter
uma adaptação rápida com o novo banco. Ninguém vai ter problema com isso",
ressalta.
Eduardo Leite, o mais jovem piloto do grid da Stock Car, concorda com Amadeu e
com o companheiro de equipe.
"Estamos na fase final dos ajustes do banco. Falta pouca coisa para
finalizar. O objetivo é tornar a categoria ainda mais segura. Esse novo banco
precisa fazer um molde específico para cada piloto, e é mais parecido com os
bancos usados em carros de fórmula. É bem bacana. Espero me adaptar
rápido", conta o dono do carro #37.
Segundo o comandante da Hot Car, a instalação destes novos bancos, foi uma
evolução para a categoria. "A principal vantagem que vejo é a proteção
para a cabeça e pescoço o piloto, muito importante especialmente em impactos
laterais, que são os mais perigosos. Foi uma grande evolução em relação à
segurança do Stock Car", observa Amadeu.
Amadeu finaliza comentando sobre a adaptação e os custos com a implementação do
novo banco. "Valeu a pena o investimento que as equipes fizeram. Em
Curitiba teremos um treino de 30 minutos (duas sessões de 15 minutos por
grupo), para a adaptação dos pilotos ao banco. Acredito que agora será até mais
prazeroso guiar o carro", encerra.
A equipe Hot Car Competições tem o patrocínio das empresas Bardahl, Promax,
Garoto e Hanier na temporada 2012 da Copa Caixa Stock Car.
Mais informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 3473.4845
Cel. 11 98245.4511
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