Trabalho constante
pela segurança garantiu ao piloto a condição de sair com vida do acidente mais
sério da história da Fórmula Truck
A
oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada no último fim
de semana na cidade gaúcha de Guaporé (RS), foi marcado pelo acidente sofrido
por Diumar Bueno na quarta e última sessão de treinos livres, na manhã de
sábado (13). Foi o acidente mais sério dos 17 anos de história da categoria,
considerando suas consequências para o piloto paranaense. E que atestou a
segurança aplicada na construção dos caminhões de corrida.
Bueno percebeu a falta de freios na reta dos boxes, tomou o caminho da área
gramada à esquerda da pista e, sem conseguir diminuir a velocidade, cruzou a
pista na curva Um, rompeu o muro de proteção e despencou de uma altura de mais
de 15 metros, até cair na via interna de acesso aos boxes. Ele foi levado ao
Hospital Manoel Francisco Guerreiro, em Guaporé, e removido em seguida ao
Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, sua cidade.
O piloto foi submetido a procedimentos cirúrgicos no domingo (14). Os exames
apontaram que Bueno sofreu 17 fraturas na perna direita, 15 fraturas na perna
esquerda, fraturas nos ossos nasais e faciais, além de fraturas nos pés e
cortes nos calcanhares e na língua. A estimativa inicial da equipe médica que
efetuou a cirurgia é de que o piloto só poderá voltar a caminhar dentro de
aproximadamente seis meses. Não há risco de morte, segundo os médicos.
O fato de Diumar Bueno ter sobrevivido ao acidente reflete o trabalho constante
que a Fórmula Truck desenvolve para proporcionar aos pilotos e aos espectadores
o nível de segurança mais alto possível. A construção robusta do caminhão,
ditada por um regulamento técnico rigoroso, ofereceu condições ao piloto de
sair com vida do acidente, cuja imagem, disponibilizada pela Fórmula Truck, foi
veiculada por toda a mídia esportiva brasileira.
Um dia antes do acidente de Bueno, durante o briefing com pilotos, a
organização da categoria comunicou o agendamento de uma reunião para dia 8 de
novembro, véspera dos primeiros treinos para a nona etapa no Autódromo
Internacional de Curitiba. Em pauta no encontro estará justamente o pacote de
medidas que serão adotadas para reforço no padrão de segurança, tanto dos
caminhões quanto dos autódromos que recebem as corridas.
“Nosso objetivo é sempre o de melhorar essas condições. Foi até uma
coincidência ter acontecido esse acidente com o Diumar exatamente um dia depois
de marcarmos uma reunião para tratar disso”, comentou a presidente da
categoria, Neusa Navarro. “A preocupação não é só com a construção dos
caminhões, mas também com os autódromos. Muitas vezes, a própria Fórmula Truck
executa obras e reformas nos autódromos”, ela lembra.
GRANDE PRÊMIO CRYSTAL
Neusa Navarro observa que o acidente sofrido por Bueno contrastou com a
realização da etapa guaporense da Fórmula Truck. “Em linhas gerais, foi mais um
evento maravilhoso. O público compareceu em peso, como sempre, acredito que
tenhamos reunido mais de 40 mil torcedores. No domingo cedo eu sobrevoei o
autódromo e o que vi foi uma imagem que emociona, o autódromo cheio, bem
cuidado. Tudo isso comprova a força da etapa de Guaporé”, diz.
A movimentação em torno do evento, que pôs em disputa o Grande Prêmio Crystal,
foi iniciada no feriado de sexta-feira (12), Dia da Padroeira do Brasil, quando
também se celebrou o Dia da Criança. O projeto Truck Kids foi levado ao centro
da cidade e , para uma volta em um dos minicaminhões, cada criança doou um
quilo de alimento. “A ação arrecadou quase uma tonelada de alimentos, que
repassamos a entidades de Guaporé”, informou Neusa.
Grelak Comunicação
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