Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît
Tréluyer completaram as 6 Horas de São Paulo na segunda posição • Lucas di
Grassi tem uma estreia brilhante pela Audi correndo em casa • Disputa pelo
título se mantém aberta a três provas do fim da temporada
Ingolsdadt/São
Paulo, 15 de setembro de 2012 - Na quinta etapa do FIA World Endurance
Championship (WEC), os Audi R18 tiveram de aceitar não cruzar a linha de
chegada na frente pela primeira vez nesta temporada. Os atuais vencedores de Le
Mans - Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer, a bordo do Audi R18
e-tron quattro - terminaram a prova deste sábado na segunda colocação, atrás
apenas do Toyota vencedor e à frente dos seus companheiros de equipe Lucas di
Grassi, Tom Kristensen e Allan McNish no Audi R18 ultra. Este resultado
interrompeu uma sequência de vitórias da Audi em corridas que já durava seis
meses.
O trio campeão das 24 Horas de Le Mans chegou para a etapa sul-americana do
calendário com 4,5 pontos de vantagem na liderança, e saem do Brasil com 7,5
pontos a mais que seus adversários diretos na classificação. Na quinta das oito
etapas da temporada, os dois protótipos da Audi voltaram a se enfrentar
diretamente na pista durante uma batalha intensa. Na primeira fase da prova,
Allan McNish ocupou a segunda posição logo à frente de Benoît Tréluyer. Depois
de nove voltas, o francês conseguiu a ultrapassagem sobre o piloto da Escócia.
Quando Tom Kristensem assumiu o R18 ultra #2, acabou rodando na pista e
perdendo tempo em relação a Marcel Fässler, que já pilotava o R18 e-tron
quattro. Mas com a experiência de quem já venceu oito vezes em Le Mans, o
dinamarquês começou uma recuperação marcante. Mesmo tendo de esperar a luz
vermelha da área de pits se apagar para voltar à pista durante uma intervenção
de safety-car - e ficando, assim, atrás do segundo carro de segurança na pista
-, Kristensen conseguiu reduzir pela metade sua desvantagem para os líderes.
Lucas di Grassi assumiu o carro no lugar de Kristensen e, em sua estreia pela
Audi, demonstrou um desempenho de ponta. Pilotou sem cometer erros, como já
vinha fazendo durante o fim de semana, e mostrou ótima habilidade ao lidar com
o tráfego dos carros mais lentos na pista, algo que não estava adaptado. No
início do seu turno de pilotagem, Lucas estabeleceu a melhor volta da corrida
para a Audi e garantiu a terceira posição para sua corrida de estreia no
endurance e para seus companheiros de equipe, ficando a apenas 14 segundos do
R18 e-tron quattro. O pódio garantiu ainda 15 pontos para Kristensen e McNish
na disputa pelo título. A desvantagem para os líderes, porém, teve um pequeno
aumento, mas com 78 pontos em jogo nas três últimas etapas do ano - Bahrein,
Japão e China, nas próximas seis semanas -, a disputa pelo título de pilotos
continua totalmente aberta. A Audi garantiu, por antecipação, o título do
campeonato de construtores na quarta etapa da temporada, disputada há duas
semanas em Silverstone, na Inglaterra*.
* Sujeita à publicação oficial de resultados por parte da FIA.
Resultado da prova
1 Wurz/Lapierre (Toyota) 247 voltas
2 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) + 1m 00.778s
3 di Grassi/Kristensen/McNish (Audi R18 ultra) + 1m 14.679s
4 Prost/Jani (Lola-Toyota) - 5 voltas
5 Belicchi/Primat (Lola-Toyota) - 7 voltas
6 Leventis/Watts/Kane (HPD-Honda) - 7 voltas
7 Potolicchio/Dalziel/Sarrazin (HPD-Honda) - 13 voltas
8 Lahaye/Nicolet/Pla (Morgan-Nissan) -16 voltas
9 Kaffer/Minassian/Perez Companc (Oreca-Nissan) - 17 voltas
10 Brabham/Chandhok/Dumbreck (HPD-Honda) - 17 voltas
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!