Alan Douglas, Pierre
Chofard e Luciano Ribodino destacam-se na caça à vitória na corrida de domingo
em Santa Cruz do Sul
A
terceira etapa do Moto 1000 GP terá os pilotos na pista durante três dias no
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O circuito gaúcho terá neste
domingo (23) as corridas de todas as suas categorias – GP 600, GP Light e GP
1000/GP Máster. A GP 1000 apresenta uma disputa equilibrada pela liderança, com
apenas cinco pontos separando os três primeiros colocados na tabela de
classificação – cada vitória na competição vale 25 pontos.
Campeão em 2011, Alan Douglas lidera a competição depois da vitória na etapa de
Interlagos e do quarto lugar na corrida passada, em Curitiba. Ele tem quatro
pontos de vantagem sobre Pierre Chofard, seu companheiro de equipe na Pitico
Race. “Em Curitiba eu estava disputando a vitória, os freios perderam um pouco
de rendimento e tive que diminuir o ritmo. O quarto lugar não foi tão ruim,
serviu para manter a liderança do campeonato”, lembra.
Na rodada dupla que compôs o campeonato de 2011 em Santa Cruz do Sul, Douglas
conquistou a pole e, mesmo tendo sofrido um acidente no treino classificatório,
terminou uma corrida em terceiro e outra em quarto. “Vou dar o meu melhor para
vencer, mas o principal é trabalhar para continuar líder e ser bicampeão.
Corremos lá no ano passado com outra moto e outro pneu. Neste ano a moto é
melhor, os pneus são melhores, são os slick”, observa.
Os terceiros lugares nas duas primeiras etapas levam Chofard ao sul com boas
condições de disputar a liderança do campeonato. Ele, contudo, antevê uma
corrida bastante competitiva. “Se você pegar a lista dos oito primeiros no
campeonato, todos têm chance de ganhar. Muitos pilotos correram em Santa Cruz
do Sul há pouco tempo, então tenho de usar algumas estratégias de trabalho para
acertar a moto e chegar em um tempo consistente”, estipula.
Para Chofard, o maior risco do traçado sinuoso do autódromo gaúcho está fora da
pista. “O autódromo é muito desnivelado. Quando você tenta passar os tempos e
colocar um tempo melhor, o risco aumenta bastante. A pista tem área de escape,
mas com desnível. Sair da pista é um risco enorme”, considera. “A pista é tão
seletiva que é difícil dizer se alguma marca de moto pode oferecer algum tipo
de vantagem. Temos de trabalhar com probabilidades”.
O terceiro colocado no campeonato é o argentino Luciano Ribodino. A um ponto de
Chofard na pontuação, o piloto da Alex Barros Racing vem do quarto lugar em
Interlagos e da segunda posição em Curitiba, onde liderou a corrida. “Para mim,
mais uma vez, tudo vai ser novidade, nunca estive em Santa Cruz do Sul mas já
sei que é uma pista que exige bastante preparo físico. Por isso me dediquei
ainda mais nesse aspecto”, afirma o piloto de 18 anos.
Ribodino, duas semanas antes da etapa gaúcha, disputou em Posadas a sétima
etapa do Campeonato Argentino de Supersport 600cc. Terminou em terceiro, na
vitória de Diego Pierluigi, e manteve-se líder com 83 pontos, 14 à frente do
adversário, que está na vice-liderança e também vai atuar no Moto 1000 GP em
Santa Cruz do Sul. “O Diego vem com chances de vencer. É mais um em uma lista
extensa de pilotos que vão aparecer bem”, considera.
Os treinos em Santa Cruz do Sul terão início na sexta-feira (21). A prova da
categoria GP 1000, no domingo, terá largada às 13h55, com transmissão ao vivo
pela Record News e pela Record Interncional, além do portal R7 e do site moto1000gp.com.br.
A narração é de Luc Monteiro, com comentário de César Barros e reportagem de
Ricardo Montesano. A classificação do campeonato após duas das oito etapas é a
seguinte:
1º) Alan Douglas (SP/Kawasaki), Pitico Race, 38
2º) Pierre Chofard (SP/Kawasaki), Pitico Race, 34
3º) Luciano Ribodino (ARG/BMW), Alex Barros Racing, 33
4º) Alexandre Barros (SP/BMW), Alex Barros Racing, 27
5º) João Simon (SP/Kawasaki), Pitico Racing, 20
6º) Ricieri Luvizotto (SP/Aprilia), Target Race, 18
7º) Gustavo Rodríguez (PR/BMW), Grinjets, 15
8º) Eduardo Costa Neto (SP/Honda), RF Rush Racing Team, 13
9º) Murilo Colatreli (SP/Kawasaki), Colatreli Racing, 11
10º) Jaime Cristóbal (SP/Kawasaki), JC Racing Team, 10
10º) Sérgio Laurentys (SP/BMW), RF Rush Racing Team, 10
10º) Alberto Braga (RJ/Suzuki), Center Moto Racing Team, 10
13º) Victor Moura (RJ/BMW), Competizione VMX Racing, 9
14º) Carlos Gabriel Poton Medeiros (SP/Honda), Cigano Racing, 9
15º) Daniel Lenzi (PR/Honda), Grinjets, 8
16º) André Luiz Carvalho (RJ/Suzuki), SBK Rio, 6
17º) Elson Tenebra Otero (SP/Kawasaki), By Tripa Team, 4
18º) Marcos Christian Salles (PR/BMW), Grinjets, 3
18º) Eliandro Simonini (PR/Kawasaki), Moto 3, 3
20º) Antonio Bortulucci (SP/Kawasaki), Duas Rodas Racing Team, 2
20º) Walter Haertel Jr. (Honda), Duas Rodas Team Racing, 2
22º) Carlos Quintas (RJ/Kawasaki), Center Moto Racing Team, 1
CALENDÁRIO
Depois de Santa Cruz do do Sul, o Moto 1000 GP terá etapas nas pistas de
Brasília (DF), no dia 21 de outubro, Cascavel (PR), no dia 4 de novembro, e
Jacarepaguá (RJ), no dia 2 de dezembro – esses dois últimos eventos serão
compostos por rodadas duplas. A temporada 2012 do Moto 1000 GP conta com o
patrocínio de Petrobras, Lubrax, BMW Motorrad e Michelin, além dos apoios de
Beta, Shoei, Bell, Servitec, Calfin, Tutto Moto e Öhlins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!