Piloto da Shell Racing
destaca semelhanças da pista onde venceu na etapa passada, em Cascavel, com o
autódromo que recebe a Stock Car neste domingo, em Tarumã
A
nona etapa da Stock Car na temporada 2012 será disputada neste domingo em um
circuito que recebeu a categoria em seu ano inaugural (1979) e, depois de ficar
sem corridas nos últimos anos, volta a receber a principal categoria do
automobilismo nacional. A descrição acima é do circuito gaúcho de Tarumã, na
Grande Porto Alegre, mas também traça o perfil de Cascavel,
onde a Stock Car
disputou sua última prova, neste mês, vencida pelo piloto Valdeno Brito, da
equipe Shell Racing.Outra semelhança é que as duas pistas são de alta velocidade, com muitas curvas para a esquerda. Com tantas coincidências, fica fácil entender o otimismo de Valdeno e de seu time para mais uma prova da Stock Car.
"Com tantas semelhanças entre Cascavel e Tarumã, bem que o vencedor poderia ser o mesmo", disse o piloto da Shell Racing, que busca neste domingo a terceira vitória na temporada 2012. "O bom ajuste do carro nesta pista dependerá muito do trabalho que fizemos na corrida passada, porque a telemetria vai ajudar a identificar o que funcionou bem lá em Cascavel e nos será útil neste final de semana em Tarumã, onde a base de dados de todas as equipes é de 2009", diz Valdeno, citando o ano da última prova da Stock Car neste circuito gaúcho.
O paraibano guarda boas e recentes memórias desta pista, onde, no ano passado, conquistou vitórias pelo Campeonato Brasileiro de Marcas. "Gosto muito da pista de Tarumã, que têm curvas de alta velocidade. Minha intenção é seguir o embalo da corrida de Cascavel, onde toda a equipe esteve de parabéns e conseguimos a vitória. Mais uma vez, teremos que tomar bastante cuidado com os pneus, que devem sofrer menos do que em Cascavel, mas mesmo assim serão utilizados ao extremo, o que deverá acarretar um grande desgaste do meio para o fim da prova", disse o paraibano.
Com a vitória na última etapa, Valdeno subiu para a quarta colocação na tabela de classificação com 94 pontos, 21 a menos do que o líder Cacá Bueno.
O objetivo do piloto da Shell Racing para as últimas etapas do campeonato é seguir sempre dentro do top-5 para chegar com boas chances de disputar o título na Corrida do Milhão, que em 2012 valerá também o dobro na pontuação.
Outra novidade desta temporada é o fim do reabastecimento e a estreia da marca Shell na categoria: todos os carros da Stock Car passaram a utilizar o combustível aditivado Shell V-Power Etanol, fornecido pela Raízen.
"O foco nas corridas finais do campeonato é chegar entre os cinco primeiros e brigar pelas vitórias sempre que possível. Tudo para chegar à última etapa do ano, em Interlagos, onde a pontuação é dobrada, com boas chances de conquistar o tão sonhado título", revelou o paraibano.
O chefe da equipe Shell Racing, Rodolpho Matteis, também está confiante para esta reta final de campeonato na Stock Car após subir no topo do pódio em Cascavel. "Na etapa passada, conseguimos um ajuste básico inicial muito bom desde os primeiros treinos livres. No sábado e no domingo, todo este trabalho intenso foi recompensado. Vamos focar para manter este bom momento com outro grande resultado em Tarumã", disse Rodolpho.
Os treinos serão disputados a partir desta sexta-feira. A nona etapa da Stock Car em 2012 será neste domingo, dia 30, e terá transmissão ao vivo pela TV Globo às 9h35.
Sobre a Raízen
A Raízen é a empresa resultante do processo de integração dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 usinas, a Raízen tem capacidade de produção de 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e têm 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 53 terminais de distribuição e comercializará aproximadamente 22 bilhões de litros para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com as marcas Shell e Esso. Por meio da marca Shell, a empresa está presente nas principais categorias do automobilismo mundial, incluindo a Fórmula 1. No Brasil, a Raízen anunciou a entrada da Shell na Stock Car e o fornecimento de etanol para todos as equipes da prova.
Veja a programação para a etapa de Tarumã:
28, Sexta-feira
9h50 - 10h30: 1º Treino Livre (1º Grupo)
10h40 - 11h20: 1º Treino Livre (2º Grupo)
13h - 13h40: 2º Treino Livre (1º Grupo)
13h50 - 14h30: 2º Treino Livre (2º Grupo)
29, Sábado
8h20 às 9h00 - 3º Treino Livre (1º Grupo)
9h10 às 9h50 - 3º Treino Livre (2º Grupo)
12h10 - 13h00 Classificação
30, Domingo
09h35 Largada (40 minutos de prova + 1 volta)
Classificação do campeonato após oito etapas:
1º) Cacá Bueno - 115
2º) Ricardo Maurício - 112
3º) Daniel Serra - 99
4º) Max Wilson e Valdeno Brito - 94
6º) Átila Abreu - 92
7º) Thiago Camilo - 91
8º) Julio Campos - 87
9º) Nonô Figueiredo - 85
10º) Allam Khodair - 82
11º) Luciano Burti - 72
12º) Lico Kaesemodel - 57
13º) Marcos Gomes - 56
14º) Galid Osman - 55
15º) Denis Navarro - 51
16º) Duda Pamplona - 51
17º) Diego Nunes - 44
18º) Antônio Pizzonia - 42
19º) David Muffato e Ricardo Sperafico - 35
21º) Ricardo Zonta - 33
22º) Xandinho Negrão e Pedro Boesel - 31
24º) Rodrigo Sperafico - 30
25º) Felipe Maluhy e Vitor Meira - 28
27º) Popó Bueno e Tuka Rocha - 20
29º) Eduardo Leite - 10
30º) Alceu Feldmann - 9
31º) Giuliano Losacco - 7
32º) Patrick Gonçalves - 4
33º) Diego Freitas - 3
34º) Bruno Junqueira - 2
www.rf1jornalismo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!