GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sábado, 15 de setembro de 2012

Caça à liderança da GP Light acirra expectativa dos pilotos do Moto 1000 GP

Terceira etapa será disputada no dia 23 em Santa Cruz do Sul, uma pista que os pilotos apontam entre as mais técnicas do calendário


A temporada de 2012 do Moto 1000 GP terá sequência no próximo dia 23 de setembro, com as provas da terceira etapa no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O sinuoso traçado gaúcho de 3.530 metros, que inclui uma das retas mais longas do país, impõe a pilotos e equipes a exigência do equilíbrio mais perfeito possível entre a potência dos motores e a configuração de suspensão das motos superesportivas das quatro categorias.

“A pista tem muitas curvas de alta e também muitas ondulações. Quem quiser andar forte vai precisar contar com um conjunto de suspensão perfeito”, observa Renato Andreghetto, piloto paulista que defende a Pitico Race e lidera a temporada da categoria GP Light com vitórias nas duas etapas já disputadas, em Interlagos e Curitiba. “O traçado é muito técnico e, para buscar tempo, todo piloto tem que arriscar um pouco a mais”, ele acrescenta.

Observando a vantagem de 10 pontos sobre o vice-líder Lucas Barros, o líder já admite uma estratégia mais conservadora. “No começo a gente tem a ânsia de ganhar, mas chega uma hora em que, se as coisas estiverem dando certo, a gente começa a pensar três vezes antes de dividir uma curva. O meu objetivo Cruz vai ser ficar à frente do Lucas. Se ele for quinto e eu for quarto, ótimo”, exemplifica. “É melhor administrar que ficar arriscando muito”.

Barros, aos 17 anos, é um dos pilotos mais jovens do Moto 1000 GP. Segundo colocado nas duas etapas já realizadas, o paulista da Alex Barros Racing não conhece o circuito – seu referencial a respeito são as instruções do pai, o também piloto Alexandre Barros. “Meu pai falou que é uma pista muito técnica e que dá um grande desgaste físico. Por isso eu procurei me preparar bem fisicamente. Vou para lá animado e confiante”, afirma.

A temporada de 2012 é a primeira completa de Lucas Barros com uma moto superesportiva de 1.000 cilindradas. “Acho que tenho uma boa chance de terminar a corrida entre os três ou quatro primeiros, voltar ao pódio é uma meta bem real. Sei que vários pilotos lá do Sul vão disputar a corrida, eles conhecem a pista muito bem, e sempre há dois ou mais que podem vencer. Mas vou fazer o meu trabalho e tentar terminar na frente do Renato”, pondera.

O terceiro na classificação do campeonato é Daniel Gurgel Mendonça. A nova suspensão traseira da BMW S1000RR de sua equipe, a MPM Racing, é apontada como principal trunfo para a terceira etapa. “Gosto muito da pista de Santa Cruz, mas ainda não andei lá com a BMW. Na verdade, ainda estou me adaptando a essa moto. Não consegui fazer os treinos que queria fazer antes do campeonato, isso dificultou um pouco essa adaptação”, manifesta.

Mendonça conquistou a pole-position em Interlagos, onde terminou a corrida em terceiro lugar. Em Curitiba, foi sexto. “Uma das dificuldades é não treinar entre as corridas. Minha moto fica em São Paulo, nem tenho contato com ela”, conta o piloto, que mora em Salvador. “Vou para Santa Cruz sabendo das minhas dificuldades, mas motivado. Quero um bom resultado, talvez isso me ajude a conquistar apoio. A falta de patrocínio também dificulta bastante”.

Os treinos para a terceira etapa do Moto 1000 GP em Santa Cruz do Sul terão início na sexta-feira (21). As provas das categorias GP Light, GP 600 e GP 1000 – esta última confrontando também os pilotos da classe GP Máster – acontecerão no domingo, com transmissão pelo Portal R7 e pelo site oficial da categoria, além da Record News e da Record Internacional. A classificação da categoria GP Light após duas etapas é a seguinte:

1º) Renato Andreghetto (SP/Kawasaki), Pitico Race, 51
2º) Lucas Barros (SP/BMW), Alex Barros Racing, 40
3º) Daniel Gurgel Mendonça (BA/BMW), MPM Racing, 27
4º) Nick Iatauro (SP/Kawasaki), Pitico Race, 26
5º) André Luiz Paiato (SP/BMW), Paiato Racing, 16
6º) Gustavo Herrera (PR/Kawasaki), Billy, 13
7º) Francisco Snoeck (BA/BMW), KF Corval Racing Team, 11
7º) Paulinho Kamba (PE/Kawasaki), KF Corval Racing Team, 11
7º) Marcelo Cortes (RJ/Ducati), SBK Rio, 11
7º) Everton Felizardo (PR/BMW), Grinjets, 11
11º) Joniran Saling (SC/BMW), Speed Racing, 10
12º) Pablo Nunes Moysés (MG/BMW), BH Racing, 8
13º) Flávio Sukar (PE/Kawasaki), KF Corval Racing Team, 7
13º) Alexsandro Tiago Pires (RJ/Kawasaki), Center Moto Racing Team, 7
15º) Fabiano Vargas Alegre (RS/Kawasaki), Tecno Power Racing Team, 6
15º) Henrique Castro Araújo (DF/Suzuki), BSB Motor Racing, 6
17º) João Carlos Sobreira (SP/Honda), Gigante Racing Team, 5
17º) Weslei Godoy (PR/Suzuki), The Doctor’s Curitiba, 5
19º) Rodrigo Soares (RJ/Honda), SBK Rio, 4
19º) Rodrigo de Assis Souza (MG/BMW), Euroville, 4
21º) Sidney Scigliano (SP/Suzuki), Motrix Scigliano Racing, 3
22º) Adriano “Carioca” Santos (MG/Honda), By Tripa Team, 1
22º) Taciano Silva Nunes (Kawasaki), Motrix Scigliano Racing, 1

O Moto 1000 GP conta, em 2012, com patrocínio de Petrobras, Lubrax, BMW Motorrad e Michelin, além dos apoios de Beta, Shoei, Bell, Servitec, Califn, Tutto Moto e Öhlins.


Grelak Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!