Segundo à linha de
chegada, líder do campeonato herda vitória do companheiro de equipe após
análise de imagens
Na
pista, Nick Iatauro obteve neste domingo (19) sua primeira vitória no Moto 1000
GP. O piloto paulista da Pitico Race, pole-position, recuperou-se da perda de
pelo menos oito posições após a largada e cruzou em primeiro lugar a linha de
chegada após as 15 voltas da segunda etapa, no Autódromo Internacional de
Curitiba. Contudo, uma punição aplicada instantes depois pela direção de prova
deixou-o em terceiro no resultado final.
Com punição, consolidada com o acréscimo de 10 segundos ao tempo total de proval,
Iatauro caiu para o terceiro lugar na classificação oficial. Renato
Andreghetto, seu companheiro de equipe, terminou a prova em segundo e foi
declarado vencedor, repetindo o resultado da abertura do campeonato, em São
Paulo. Lucas Barros, que recebeu a bandeirada em terceiro, herdou o segundo
lugar, também repetindo sua posição final da etapa paulista.
Iatauro foi punido pela direção de prova sob alegação de ter feito sob bandeira
amarela, na oitava volta, a ultrapassagem sobre Barros, que lhe valeu a liderança
da corrida, mantida até a bandeirada final. “Fiquei chateado, mas homens de
verdade aprendem com o erro. Eu aprendi”, limitou-se da dizer o piloto da
Pitico Race, que até então comemorava sua primeira vitória. Ele sai de Curitiba
como quarto colocado no campeonato.
Andreghetto, que havia vencido também a etapa de abertura do Moto 1000 GP, em
Interlagos, ampliou para 11 pontos sua vantagem sobre o vice-líder Barros. “Na
pista, não consegui acompanhar o ritmo do Nick, que esteve muito forte durante
o fim de semana todo. É uma vantagem considerável, mas ainda é cedo para falar
em campeonato. Cumprimos só 25% do campeonato”, alerta o piloto da Pitico Race,
que chegou a 51 pontos.
Barros liderou uma corrida da GP Light pela primeira vez. Assumiu o primeiro
lugar na segunda volta, superando o paranaense Gustavo Herrera, e manteve-se à
frente até ser ultrapassado por Iatauro. Na 12ª volta, perdeu o segundo lugar
para Andreghetto. “Quando o Nick passou, tentei acompanhar o ritmo dele, mas a
minha suspensão não permitia. Eu poderia cair. Ele estava muito rápido,
conseguia sair mais lançado das curvas”, descreveu.
Herrera, que havia sido o mais rápido do treino de aquecimento horas antes da
corrida, assumiu a liderança na largada. Com a Kawasaki da equipe Billy,
acompanhou o ritmo de Barros, Iatauro e Andreghetto até as voltas finais,
quando a queda de rendimento o fez perder contato com os líderes. Foi quarto
colocado. O paranaense Everton Felizardo, da Grinjets, e o baiano Daniel Gurgel
Mendonça, da MPM, ambos com BMW, ficaram em quinto e sexto.
Uma das imagens marcantes da corrida foi a queda sofrida por Marlon Felizardo,
irmão e companheiro de equipe de Everton, na 11ª volta. O piloto perdeu o
controle da BMW da equipe Grinjets na saída do S de alta e bateu com violência
na proteção de pneus. Apesar da imagem forte do impacto, o piloto saiu ileso.
Após 15 voltas, considerada a punição aplicada a Iatauro, o resultado final da
GP Light em Curitiba foi o seguinte:
1º) Renato Andreghetto (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, 21min19s075
2º) Lucas Barros (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, a 2s409
3º) Nick Iatauro (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 6s418
4º) Gustavo Herrera (Kawasaki ZX-10R), Errera Racing Sport, a 17s408
5º) Everton Felizardo (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 27s580
6º) Daniel Gurgel Mendonça (BMW S1000RR), MPM Racing, a 35s099
7º) Francisco Snoeck (BMW S1000RR), KF Corval Racing Team, a 36s632
8º) Pablo Moysés (BMW S1000RR), BH Racing, a 36s877
9º) Flávio Sukar (Kawasaki ZX-10R), KV Corval Racing Team, a 47s363
10º) Henrique Castro Araújo (Suzuki GSX-R1000), BSB Motor Racing, a 50s292
11º) Wesley Godoy (Suzuki GSX-R1000), The Doctor’s Curitiba, a 1min05s337
12º) Rodrigo de Assis Fonseca Souza (BMW S1000RR), Euroville, a 1min05s917
13º) André Luiz Paiato (BMW S1000RR), Paiato Racing, a 1min07s370
14º) Marcelo Garcia Cortes (Ducati 1198), SBK Rio, a 1min09s048
15º) Taciano Silva Nunes (Kawasaki ZX-10R), Motrix-Scigliano Racing, a 1 volta
16º) Tiago Pavanelli (Suzuki GSX-750), K10, a 1 volta
17º) Pedro Barata Lins (Yamaha YZF-R1), Center Moto Racing Team, a 1 volta
18º) Edson Luiz (BMW S1000RR), Speed Racing, a 1 volta
19º) Abner Henrique Gatto (Suzuki GSX-R1000), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
20º) Alexsandro Tiago Pires (Kawasaki ZX-10R), Center Motor Racing Team, a 1
volta
21º) Sérgio Prates Pereira (Kawasaki ZX-10R), Motrix-Scigliano Racing, a 2
voltas
22º) Edson Errera (Honda CBR 1000RR), Errera Racing Sport, a 2 voltas
23º) Guilherme Emmer Gomes (Honda CBR 1000RR), SBK Rio, a 2 voltas
24º) Carlos César Donvito (Honda CBR 1000RR), Cigano Racing, a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
Marlon Felizardo (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 5 voltas
Alessandro Ferraz (Honda CBR 1000RR), Tripa Team, a 1 volta
Paulinho Kamba (Kawasaki ZX-10R), KF Corval Racing Team, a 3 voltas
Joniran Saling (BMW S1000RR), Speed Racing, a 15 voltas
Melhor volta: Iatauro, na 9ª, 1min22s849, média de 160,557 km/h
Grelak Comunicação
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