GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Próximo palco da Fórmula Truck homenageia ex-piloto argentino

Oscar Cabalén, que empresta nome ao autódromo de Córdoba, obteve destaque no automobilismo de seu país nos anos 50 e 60

Oscar Cabalén foi piloto de destaque no
 automobilismo argentino nos anos 50 e 60

O GP ZF Astronic Fórmula Truck é sinônimo de novidade. Marcada para 9 de setembro, a corrida será a primeira nas 17 temporadas da categoria no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, cidade de 42 mil habitantes na província argentina de Córdoba. Além de contar pontos pela sétima etapa do Campeonato Brasileiro, a prova será a quarta e última etapa do Sul-Americano de 2012, apontando o campeão continental da Truck.

O público da Fórmula Truck recebe o autódromo como algo pouco familiar. Os argentinos, fanáticos pelo automobilismo de seu país, reconhecem a importância histórica do local, palco das corridas de categorias como Turismo Carretera, Turismo Competición 2000 e Fórmula Renault 2.0, todas baseadas na Argentina. O batismo do autódromo com o nome de Oscar Cabalén é um exemplo da característica valorização da cultura nacional.

Cabalén nasceu em 4 de fevereiro de 1924 em Chabás, na província de Santa Fé, e iniciou sua carreira como piloto de corridas em 1950 na Turismo Carretera, tendo como mentor Juan Manuel Fangio, que conquistaria cinco títulos mundiais na Fórmula 1. A carreira de Cabalén experimentou seu auge nos anos 60 – em 1966, conquistou o Grand Premio de Turismo da Argentina pilotando um Ford Mustang lançado no mercado dois anos antes.

A carreira de Oscar Cabalén foi interrompida em 1967. O piloto morreu carbonizado em um acidente durante a disputa do GP de Turismo Carretera em Ramallo, na província de Buenos Aires. Seu protótipo Ford Sport saiu da pista a aproximadamente 205 km/h e bateu violentamente à beira da pista. A fibra de vidro utilizada na construção da categoria facilitou a destruição do protótipo carro pelas chamas em poucos instantes.

O líder do Sul-Americano de Fórmula Truck é o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, com 56 pontos, dois a mais que o paulista André Marques, inscrito com um dos MAN-Volkswagen da RM Competições. Leandro Totti, paranaense que levou o Mercedes-Benz da ABF Racing Team a vitórias nas três últimas corridas da Fórmula Truck, é o terceiro na tabela de pontuação da competição continental, com 48.


Grelak Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!