GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cross country: a resistência testada ao máximo


Versão mais difícil dos ralis, Sertões reúne todos os desafios técnicos e físicos em uma única competição

Eduardo Sachs, responsável
pela escolha dos caminhos a seguir
 
Baseada no conceito internacional que tornou famosas provas como o Rally dos Sertões, a modalidade cross country é composta de trechos de velocidade pura, nos quais os participantes devem ir de um ponto a outro no menor tempo possível. Este conceito de competição off road é considerado o mais duro desafio do esporte a motor, configurando um verdadeiro teste para homens e máquinas por reunir os mais variados tipos de obstáculo ao mesmo tempo em que exige que se explore o limite do equipamento. 

O rali tipo cross country é mais difícil do que o rali de velocidade. Neste último, pilotos e navegadores percorrem distâncias relativamente curtas e têm contato prévio com o trajeto, podendo realizar um levantamento próprio do percurso. Ao contrário disso, no cross country os participantes desconhecem o percurso e só têm contato com ele durante a própria competição, o que resulta em muitos imprevistos e dificuldades.

Para aumentar a segurança, as estradas por onde o Rally dos Sertões passa são fechadas e em zonas urbanas ou de vilarejos são instalados radares, que obrigam a redução da velocidade por parte dos competidores. Caso o limite de velocidade não seja respeitado, o competidor é penalizado.

As provas de cross country possuem trechos de competição diários que podem passar dos 500 quilômetros. No caso da 20ª edição do Rally dos Sertões, que começa dia 18 de agosto em São Luís (MA) e termina dia 29 de agosto em Fortaleza (CE), a etapa mais longa é a que liga os municípios de Palmas (TO) a Alto Parnaíba (MA), com total de 680 km.

No Sertões, a prova é dividida em dez etapas, disputadas durante dez dias seguidos. Cada etapa tem um deslocamento inicial, um trecho especial - onde é cronometrado o tempo dos competidores - e um deslocamento final. Mesmo não contando tempo para o resultado geral, os competidores tem um tempo limite para completar os deslocamentos, podendo sofrer punições (sempre acréscimo de tempo no resultado final do dia).

Eduardo Sachs, diretor técnico da Dunas Race, conta como é feito o planejamento do percurso de um rali cross country. "O trabalho de planejamento de um Rally dos Sertões começa logo no final de uma edição e demora cerca de dois meses para ser concluído. Primeiro, escolhemos as cidades por onde o rali irá passar, depois fazemos um levantamento aéreo e analisamos, por terra, a viabilidade do trajeto. Depois de tudo definido, digitamos a planilha e mais uma vez fazemos a conferência do percurso, onde são feitas alterações na planilha, para que ela seja fechada e enviada para a gráfica".

Referências - A navegação é feita através do livro de bordo com orientações de direção, distâncias e horários, mas é comum a existência de trechos onde simplesmente o caminho não é delimitado por estradas e deve ser descoberto através das indicações do GPS, pois não há melhores referências. A informação do roteiro ao piloto é feita em tempo real pelo navegador através de um rádio instalado em seus capacetes.

A 20ª edição do Rally dos Sertões terá sua largada no dia 18 de agosto em São Luís (MA) e termina no dia 29 de agosto em Fortaleza (CE).

Ingressos Super Prime- Quer assistir o Super Prime ao vivo neste sábado (18) a partir das 19h30 na arena montada ao lado do São Luís Shopping, em São Luís (MA)? Basta trocar 1 kg de alimento não perecível pelo ingresso no quiosque do rali dentro do shopping. Garanta sua participação na maior festa do off road nacional.

A 20ª edição do Rally dos Sertões tem o patrocínio master do Governo do Maranhão e Mitsubishi Motors; patrocínio Honda Motos, Cemar e Governo do Estado do Ceará; apoios Uracer, São Luís Shopping, Hotel Luzeiros, Volare e Tmar; organização Dunas Race; supervisão Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo.


Mais informações:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Cleber Bernuci / Caio Scafuro / Daniel Betting
Tel. 11 3042.8910 / 19 3027.5768
Cel. 11 9 8245.4511 / 19 9222.2517 / 11 9 5170.2324 / 11 9 7030.7755
fernanda@fgcom.com.br / cleber@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br / daniel@fgcom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!