Aos 19 anos, Ricieri
Luvizotto enaltece benefícios da experiência inédita com pneus slick no Brasil
para evolução na Europa
A
aposta feita pelo Moto 1000 GP na formação de uma nova geração de talentos para
a motovelocidade brasileira tem em Ricieri Luvizotto um de seus principais
expoentes. Aos 19 anos, o piloto paulista, que disputa a categoria GP 1000 pela
equipe Target Race, prepara-se para participar de duas corridas do Campeonato
Espanhol de Motovelocidade. Ele está confirmado nas provas de setembro, em
Albacete, e novembro, em Valência, pela categoria Moto2.
Luvizotto tem embarque para a Espanha marcado para 3 de setembro. Ele frisa a
adoção dos pneus Power Slick da Michelin pela categoria GP 1000 como um dos
fatores positivos para sua primeira experiência no Espanhol. “O pneu slick
daqui é o mesmo que as equipes de lá usam, isso ajuda bastante, estou mais
acostumado ao pneu. Não adiantaria ter um pneu tão bom e não saber usá-lo, e
isso eu estou aprendendo no Moto 1000 GP”, afirma.
A familiarização aos pneus slick, segundo o piloto, é uma das maiores
dificuldades enfrentadas pelos pilotos brasileiros na motovelocidade europeia
nos últimos anos. “Vários pilotos que foram para lá sem um contato com esses
pneus slick, e assim o piloto acaba não acreditando no que o pneu é capaz de
fazer e toma muito tempo dos líderes, a adaptação fica super difícil”, expõe.
“Em duas corridas aqui, aprendi um pouco sobre como lidar com isso”.
No Moto 1000 GP, Luvizotto integra a categoria GP 1000. É o único dos
participantes do campeonato a pilotar uma moto Aprilia. “É um investimento da
equipe na marca. Já deu para ver, nessas duas primeiras corridas, que a moto
tem um potencial de desenvolvimento enorme. Mesmo sem explorar muito os
recursos do equipamento, estamos conseguindo bons tempos, e agora vamos
trabalhar na velocidade em retas e saídas de curva”, explica.
Luvizotto estreou no Moto 1000 GP na primeira etapa de 2012, em São Paulo. “O
piloto da equipe teve um problema, eu fui convidado na véspera da corrida. Fui
para o autódromo no domingo sem nem treinar, larguei em último e terminei em
nono. Na segunda etapa, em Curitiba, a gente fez um trabalho de preparação.
Fiquei em quinto, que é um resultado ótimo para quem ainda está descobrindo
como é pilotar uma moto de 1.000 cilindradas”, avalia.
Piloto desde 2006, Luvizotto reconhece a eficiência do método adotado pela
Target Race. “Estamos desenvolvendo primeiro a minha pilotagem, para depois
desenvolver a moto. Não adianta fazermos uma moto totalmente top se a minha
bagagem de pista não for suficiente para aproveitar isso”, comenta. “É meu
primeiro ano na GP 1000, ainda estou um pouco imaturo com a moto de 1.000
cilindradas, mas o aprendizado tem sido muito bom”, finaliza.
A próxima etapa do Moto 1000 GP tem suas provas confirmadas para o dia 23 de
setembro em Santa Cruz do Sul (RS). Depois disso, a categoria terá etapas em
Brasília (DF), Cascavel (PR) e Rio de Janeiro (RJ) – as duas últimas terão
rodadas duplas para as categorias GP Light e GP 1000. O Moto 1000 GP tem
patrocínio de Petrobras, Lubrax, BMW Motorrad e Michelin, com apoios de Beta,
Shoei, Bell, Calfin, Servitec, Tutto Moto e Öhlins.
Grelak Comunicação
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