Pilotos da equipe 72 Sports foram a sensação da prova deste domingo com um show de ultrapassagens depois de superarem os problemas que haviam jogado ambos para o fim do grid. Pódio, no entanto, escapou em razão de uma quebra na última volta
Pedro Gomes (esq.) e Danilo Dirani |
A quinta etapa da temporada 2012 da Fórmula Truck, disputada neste domingo (08), em São Paulo, foi marcada por um show de pilotagem da dupla de competidores da Ford Racing Trucks, Danilo Dirani e Pedro Gomes. Sob o clima instável da capital paulista, que amanheceu chuvosa e fria, eles "escalaram" o grid com ultrapassagens que levantaram o público das arquibancadas de Interlagos - e chegaram a figurar entre os oito melhores da prova. No final, Gomes sofreu com problemas no catalisador, enquanto Danilo rumava para o pódio quando teve de abandonar na última volta.
Sexto mais rápido do treino de classificação realizado no sábado, Pedro Gomes teve de largar dos boxes neste domingo. Primeiro, uma punição aplicada pelos comissários técnicos ainda na noite de sábado o jogou para o fim do grid, em virtude da medida da bitola dianteira de seu caminhão estar fora da especificação. No momento de formação do grid, um problema no motor obrigou Pedro a partir dos boxes.
As dificuldades acabaram, no entanto, servindo de pano de fundo para uma fantástica recuperação da dupla da Ford Racing Trucks. Em menos de 20 minutos de corrida, Dirani e Gomes já figuravam entre os dez melhores da pista, ambos com chances reais de pódio em Interlagos.
Na parte final da prova, no entanto, Pedro Gomes teve de cumprir uma passagem pelos boxes por conta do excesso de fumaça de seu caminhão - já em razão de um problema no catalisador. Mesmo assim, completou a corrida em 15º lugar e somou mais um ponto no campeonato.
"Até a entrada o pace truck (na bandeira amarela programada prevista pelo regulamento da categoria), fiz pelo menos uma ultrapassagem por volta. Em alguns momentos, cheguei até a ganhar duas posições no mesmo giro. Nosso ritmo era muito bom, mas comecei a sofrer com o entupimento do catalisador, que gerou o excesso de fumaça e a consequente penalização", contou Pedro Gomes. "Apesar desse problema, acho que de todas as corridas que fiz na Fórmula Truck, essa foi a que consegui mostrar melhor performance. Não tenho dúvidas de que estaria na briga pelo pódio junto com o Danilo", finalizou.
Saindo da nona fila do grid, Dirani viveu sensações opostas ao longo da corrida. Largando do meio do grid, o paulista chegou a diminuir as expectativas por resultados neste domingo. Durante a prova, porém, o desempenho de seu Ford Cargo #70 e uma pilotagem impecável permitiram a Danilo ocupar a quinta colocação. Foi na abertura da última volta, no entanto, que o piloto se viu obrigado a abandonar por um problema mecânico.
"Largando em 18º, e depois de todas as dificuldades que tivemos nos treinos, é difícil você criar alguma expectativa. Por isso entrei na corrida sem forçar o ritmo no início, me aproveitando dos erros dos outros pilotos e esperando até a pista secar para forçar mais", contou Dirani. "A corrida mostrou que potencial nosso caminhão tem. Precisamos continuar trabalhando duro para solucionar esses pequenos problemas que apareceram. Mas não tenho dúvidas de que vamos entrar com muita força na briga por vitórias", avaliou o piloto.
A vitória da etapa de São Paulo da Fórmula Truck, que valeu pontos para os campeonatos brasileiro e sul-americano - respectivamente 5ª e 3ª etapas -, ficou com o piloto paranaense Leandro Totti, que chegou à sua segunda vitória consecutiva neste ano. O próximo compromisso dos pilotos da Ford Racing Trucks será no dia 05 de agosto, com a volta da categoria a Cascavel, no Paraná, depois de quatro anos.
"A corrida de hoje mostrou a capacidade dos nossos caminhões, mas, acima de tudo, a capacidade dos nossos pilotos. Eles saíram do fim do grid, superaram todos os problemas e figuraram entre os dez melhores. Vamos focar nosso trabalho na continuidade do desenvolvimento de nossos caminhões de corrida, especialmente em relação à eletrônica dos motores. E certamente chegaremos ainda mais fortes em Cascavel", destacou Djalma Fogaça, chefe da equipe 72 Sports na Fórmula Truck.
Veja como terminou a corrida deste domingo em Interlagos:
1) Leandro Totti (M, PR), 19 voltas em 57:26.028 (média de 85,52 km/h)
2) Roberval Andrade (S , SP), a 2.737
3) Adalberto Jardim (W , SP), a 8.215
4) Regis Boessio (M , SP), a 9.140
5) Valmir Benavides (I , SP), a 15.687
6) André Marques (W , SP), a 16.212
7) Paulo Salustiano (V , SP), a 25.927
8) Felipe Giaffone (W , SP), a 27.876
9) Beto Monteiro (I , PE), a 29.021
10) Geraldo Piquet (M , DF), a 29.874
11) Fred Marinelli (I , PR), a 31.027
12) Pedro Muffato (S , PR), a 33.110
13) Zé Maria Reis (S , GO), a 59.099
14) Debora Rodrigues (W , SP), a 1:04.172
15) Pedro Gomes (F , SP), a 1:14.976
16) Luiz Pucci (V , RA), a 1:36.545
17) Danilo Dirani (F , SP), a 1 volta
18) Wellington Cirino (M , PR), a 1 volta
19) Leandro Reis (S , GO), a 3 voltas
20) Diumar Bueno (V , PR), a 3 voltas
21) João Maistro (V , PR), a 4 voltas
22) Luiz Lopes (M , SP), a 6 voltas
23) Renato Martins (W , SP), a 7 voltas
Melhor Volta: Beto Monteiro, 2:09.702 (119,60 km/h)
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!