Na preparação para etapa de Interlagos, Beto Monteiro acompanha trabalho da Scuderia Iveco por retomada da eficiência da turbina
Depois de ficar fora do pódio pela primeira vez no ano, o líder Beto Monteiro vislumbra sua primeira vitória em Interlagos |
Líder da temporada, o pernambucano Beto Monteiro ficou aquém de sua média de resultados na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto da Scuderia Iveco, que nas três corridas anteriores obteve duas vitórias e um terceiro lugar, ficou em oitavo lugar na corrida de 3 de junho no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Ainda assim, manteve-se à frente na tabela, com considerável vantagem.
“Ficar fora do pódio pela primeira vez no ano foi ruim, isso nunca é bom, mas o resultado foi positivo se a gente considerar todos os problemas do fim de semana”, considera Monteiro, que largou em décimo e figurava em quarto no instante em que o furo do pneu traseiro esquerdo externo fez seu caminhão perder rendimento. “Foi um efeito do calor excessivo. Já tinha acontecido no ano passado, eu estava até evitando passar pelas zebras”, lembra.
O pernambucano ssupõe que teria ao menos repetido o terceiro lugar da etapa anterior, em Caruaru. “Fomos pegos de surpresa pelo problema com o pneu, temos inclusive que buscar saber o que de fato aconteceu. Meu ritmo era bom, eu estava em quarto. Talvez não conseguisse alcançar o Totti, mas o Leandro, que estava à minha frente, já tinha problemas, e estava lento. Acho que conseguiria disputar o segundo lugar com o Cirino”, imagina.
Na hipótese que levantou, Monteiro citou os paranaenses Leandro Totti e Wellington Cirino, que conduziram seus caminhões Mercedes-Benz às duas primeiras posições na classificação final da corrida, e o goiano Leandro Reis, da Scania, que largou da pole-position e terminou em sexto depois de perder rendimento com a quebra na base da turbina no coletor de escape. “Vimos que o Iveco continua muito bom em corrida”, apontou o líder do campeonato.
Campeão em 2004, Beto Monteiro vê a necessidade de reavaliação da direção adotada para o trabalho da Scuderia Iveco. “A gente tinha um trunfo no começo do ano, era a turbina, e essa turbina acabou não sendo tão eficiente em Goiânia quanto foi no início do ano. O pessoal da engenharia vai trabalhar bastante até a próxima etapa para a gente voltar a ter essa eficiência, que foi o que nos deu a liderança do campeonato”, comenta o piloto.
A quinta etapa do Campeonato Brasileiro vai confrontar os pilotos da F-Truck no autódromo paulista de Interlagos, no dia 8 de julho. Será, também, a terceira e penúltima etapa do Campeonato Sul-Americano da categoria. “Nossa dificuldade vai ser a mesma, uma deficiência de velocidade, o que na pista de São Paulo também é crucial, como em Goiânia. Nosso ritmo de corrida, repito, é bom, mas temos que melhorar para largar um pouco mais à frente”, diz.
Monteiro é líder dos dois campeonatos da Truck. No Brasileiro, soma 87 pontos, contra 60 de Cirino, vice-líder, e 58 do paulista André Marques, da RM Competições. Totti, vencedor em Goiânia, é quarto, com 48. No Sul-Americano, o pernambucano tem 49 pontos, oito a mais que o vice-líder Marques. Cirino, com 38, é o terceiro. O torneio continental contempla os resultados das etapas do Velopark e de Caruaru, já realizadas, além de Interlagos e Córdoba.
“A corrida de Interlagos é especial, todo mundo se prepara até com mais motivação. É uma corrida para ganhar, a gente vai a São Paulo com todas as forças que puder para ganhar essa corrida, ela pode até valer para nós o título do Sul-Americano”, vislumbra o pernambucano, que jamais venceu uma corrida da Truck no circuito paulista. “Estamos trabalhando muito duro para sair de São Paulo com uma vantagem confortável nos dois campeonatos”.
Grelak Comunicação
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