A montadora Honda, utilizando um exemplar do Civic de rua, criou uma versão de 230 cavalos e com um torque duplicado, que faz com que o modelo normal desapareça do espelho retrovisor, com o objetivo de utilizá-lo apenas como safety car na etapa da Indy em São Paulo. Para os amantes do Honda Civic Si, renasce a esperança de que a companhia o coloque em sua linha de produção, mas ainda não há previsão de quando isso poderá acontecer um dia.
O Honda Civic Si utilizava uma motorização de 2.4 litros que, pela atual legislação brasileira inviabilizava sua produção devido a carga de impostos que incidiria sobre a sua produção, mas com a etapa da Indy chegando a São Paulo, por uma questão importante de mercado e marketing, a montadora japonesa corria o risco de perder o posto para a Chevrolet, que disponibilizaria o modelo Camaro para ser utilizado como pace car e, a partir desse momento, a Honda colocou dois exemplares do Civic de rua para serem preparados pela Way Motorsports e pela Suspentécnica. Os detalhes desta jóia vamos conhecer um pouco, a partir deste momento:
Sob a supervisão dos preparadores da Way Motorsports, o propulsor do Civic ganhou um turbocompressor de diâmetro pequeno, com pressão de 350 gramas, sistema de exaustão livre, filtro esportivo, uma regulagem que proporcionou uma maior abertura dos bicos injetores e uma segunda válvula de vazão, que proporcionou uma maior durabilidade do motor do Honda Civic que, na sua versão de rua, já era altamente confiável. Na parte de alimentação e lubrificação, as bombas de óleo, combustível e a central eletrônica do modelo não foram trocadas.
Todos esses ajustes proporcionaram ao modelo a elevação da potência do motor dos 140 para 230 cavalos, com uma alteração no torque dos 17,7 kgfm na versão de rua, para 33,7 kgfm para este modelo já preparado. Em suma, o Honda Civic original comeria poeira em uma prova de arrancada com esse modelo, e o que foi realizado foi apenas uma preparação simples, visando ganho de potência e torque, mas preservando a central eletrônica, caixa de transmissão que continuou a manual de cinco velocidades. O sistema de direção e interior do veículo foi todo preservado.
Mas, mesmo com uma preparação simples, para uma condução mais esportiva, alterações no sistema de suspensão do modelo foram providenciadas pela Suspentécnica, como a instalação de novas molas da H&R com 20% a mais de carga do que as originais. Com a traseira mais firme, lá ficaram os amortecedores do Si antigo, como também as barras estabilizadoras dele. Na dianteira permaneceram os amortecedores originais do Civic de rua e as barras estabilizadoras foram redimensionadas, ficando mais largas.
Rodas e pneus foram trocados. Antes eram os de 16 polegadas da versão de rua, que foram substituídas pelas de 17 polegadas com pneus 215|45R17. Com essas alterações, o carro ficou 35 mm mais baixo que o original. Com relação ao sistema de freios, foram instalados novos discos de freio de aço carbono, que proporcionam mais eficiência nas frenagens e durabilidade, sendo que na dianteira sua espessura é de 300 mm, 20 mm a mais que na versão de rua, e na traseira foi mantido a espessura original de 260 mm.
As linhas de condução dos fluidos de freio foram substituídas por malhas de aço conhecidas como Aeroquip. Os fluídos foram substituídos pelos de competição, visando uma melhor performance, e o sistema de refrigeração dos freios dianteiros foi otimizado, retirando os faróis de neblina e transformando o espaço numa tomada de ar para uma melhor ventilação.
Internamente, suas características foram preservadas, painel, mostradores e volante não foram alterados. Os ajustes ficaram limitados a troca dos bancos dianteiros pelos de corrida, com cinto de cinco pontas, e no banco traseiro, foram trocados os convencionais pelos de quatro pontas e, externamente, o visual do carro ficou super invocado, com a instalação do kit Honda Access, composto de saias laterais, aerofólio traseiro e spoiler dianteiro
Em pista, esse Civic safety literalmente sumia nas retas em relação ao Civic de rua. Em uma condução esportiva ele faz as curvas com mais firmeza em relação ao modelo original, não se observando aquele efeito rolagem da carroceria, mas devido a um acerto de suspensão mais esportiva ao modelo, espere que as imperfeições do asfalto sejam mais sentidas dentro da cabine pelo motorista. Infelizmente a montadora japonesa não se pronunciou ainda se colocará esse kit esportivo a venda, ou se o carro passará a ser produzido em série. Aos fãs do Honda Civic Si, só resta esperar e torcer!!!.
Pedro Lorenzetti para a SBR
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