GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Valdeno Brito vai para Ribeirão Preto em busca da liderança

Paraibano aposta em prova estratégica e no uso do push-to-pass para sair de Ribeirão Preto com a vitória da corrida na capital do etanol, combustível utilizado pela Stock Car com Shell V-Power etanol 

Neste domingo, Valdeno Brito, da equipe Shell Racing, parte para mais um desafio na Stock Car, desta vez no circuito de rua de Ribeirão Preto (SP), onde ocorre a quarta etapa da temporada 2012.
O paraibano está otimista em lutar pela liderança no campeonato na cidade do interior de São Paulo que é conhecida por ser a capital do etanol, combustível utilizado na Stock Car: a marca Shell entrou na categoria neste ano e passou a abastecer todos os carros com o combustível aditivado Shell V-Power Etanol, fornecido pela Raízen.

Atualmente, Valdeno está em segundo lugar na tabela de classificação, com 50 pontos, apenas cinco de diferença para o líder Ricardo Maurício. 

"O circuito de rua de Ribeirão Preto é uma pista que exige atenção redobrada, por causa da proximidade com os muros. Mas posso dizer que gosto de traçados urbanos e vou animado para a corrida deste domingo, mantendo o mesmo pensamento para estar sempre no top 5", declara o piloto da Shell Racing. 

O vice-líder do campeonato também observa a importância de largar na frente em um circuito de rua. "Realmente, em uma pista como a de Ribeirão Preto, um circuito urbano, é importante largar na primeira fila, preferencialmente nas primeiras filas, longe das confusões", conta, relembrando que, na prova passada da Stock Car, no Velopark, largou na primeira fila e por pouco não foi envolvido numa múltipla batida que provocou o abandono de sete pilotos. 

Valdeno Brito diz que o push-to-pass pode fazer a diferença. "Essa prova vai depender muito de como a organização vai disponibilizar o pacote de ultrapassagens. Em cada prova há um limite. Acredito que nesta etapa apresentem algo diferente das etapas anteriores. Por isso, o push pode ser fundamental em Ribeirão e a quantidade e tempos de acionamentos podem influenciar", analisa o paraibano. 

Como no Velopark, Ribeirão Preto também apresenta uma primeira curva acentuada, com grande possibilidade de batidas e incidentes. O piloto da Shell Racing ressalta que é preciso ter cautela. "Nessa primeira curva da pista de Ribeirão tem que ter consciência de que não vale arriscar tudo. O importante é evitar as batidas. Vou ser arrojado, mas agir com cabeça, para não pôr tudo a perder", finaliza. 

Os treinos para o GP de Ribeirão Preto começam neste sábado, a partir das 8h30. No domingo, a prova terá sua largada às 9h35, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Programação para a etapa de Ribeirão Preto:

Sábado, dia 19
8h30 - 09h10 1º Treino Livre / Máx. 25 voltas (1º Grupo)
9h20 - 10h 1º Treino Livre / Máx. 25 voltas (2º Grupo)
11h45 - 12h25 2º Treino Livre / Máx. 25 voltas (1º Grupo)
12h35 - 13h15 2º Treino Livre / Máx. 25 voltas (2º Grupo)
15h - 15h50 Classificação 

Domingo, dia 20
9h35 Largada (40 min de prova + 1 volta)

Classificação do campeonato, após três etapas:

1 - Ricardo Maurício - 55 pontos
2 - Valdeno Brito - 50
3 - Daniel Serra - 47
4 - Cacá Bueno - 44
5 - Max Wilson - 38
6 - Nonô Figueiredo - 37
7 - Átila Abreu - 34
8 - Julio Campos - 27 
9 - Marcos Gomes - 26
10 - David Muffato - 25
11 - Luciano Burti - 21
12 - Thiago Camilo, Allam Khodair e Denis Navarro - 20
15 - Galid Osman e Lico Kaesemodel - 19
17 - Diego Nunes - 17
18 - Rodrigo Sperafico - 16
19 - Ricardo Zonta - 15
20 - Antônio Pizzonia - 14
21 - Vitor Meira - 13
22 - Ricardo Sperafico - 10
23 - Felipe Maluhy e Alceu Feldmann - 9
25 - Xandinho Negrão - 8
26 - Pedro Boesel e Giuliano Losacco - 7
28 - Duda Pamplona - 6
29 - Tuka Rocha - 5

Sobre a Raízen

A Raízen é a empresa resultante do processo de integração dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 usinas, a Raízen tem capacidade de produção de 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e têm 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 53 terminais de distribuição e comercializará aproximadamente 22 bilhões de litros para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com as marcas Shell e Esso. Por meio da marca Shell, a empresa está presente nas principais categorias do automobilismo mundial, incluindo a Fórmula 1. No Brasil, a Raízen anunciou a entrada da Shell na Stock Car e o fornecimento de etanol para todos as equipes da prova. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!