Quem foi a Interlagos no último sábado para assistir a quinta etapa do Campeonato Paulista de Formula Vee não saiu decepcionado. Disputas eletrizantes por quase todas as posições fizeram parte do cardápio num espetáculo de alto nível de pilotagem, com raros toques e poucas rodadas ou saídas de pista.
Duas grandes novidades desta etapa foram a chegada da STP como nova apoiadora da categoria, distribuindo uma caixa de óleo lubrificante e um kit de seus produtos a cada participante.
Outra, o teste da injeção eletrônica no carro da LF Competições, tendo em vista uma eventual adoção futura na Formula Vee.
A chegada com diferença mínima entre os 3 primeiros colocados |
Provando sua constante evolução, vinte carros foram inscritos - destaque-se a estréia oficial de Luis Reis, mineiro de Varginha - e a grande expectativa nos treinos era o desempenho do carro injetado de Luis "Nenê" Finotti, que daria continuidade na corrida aos testes iniciados na quinta feira. O objetivo era comparar o motor injetado aos melhores carburados, em condições de corrida. Apos as tomadas de tempo esta foi a formação do grid de largada:
1o.- Sandro Freitas - # 81 - RF1 Brasil - 2m.04.615
2o.- Glaucio Doreto - # 89 - TJ/Lojas Toyo - 2m.05.271
3o.- Fernando Monis - # 34 - Monis Racing/TJ Competiçoes - 2m.05.738
4o.- Rodrigo Rosset - #19 - Ramazza Seguros - 2m.05.793
5o.- Marcus Leão - # 1 - Cerv.Noi/Satelite - 2m.05.895
6o.- Luis Nene Finotti - #38 - LF Comp. - 2m.06.353
7o.- Eduardo Moreira - #0 - LF Comp.- 2m.06.370
8o.- Bruno Leme - # 78 - Alfia Peças - 2m.06.919
9o.- Emanuel Calonico Jr. - # 84 - 2m.07.060
10o.- Raphael Soares - # 76 - TJ Comp. - 2m.07.135
11o.- André Nohra - # 31 - TJ Comp. - 2m.07.956
12o.- Roberto Novembre - # 5 - Canada Seguros - 2m.09.302
13o.- Lucca Paulinelli - #99 - Nene Motorsport - 2m.09.368
14o.- Kenner Garcia - #33 - Cobeio Cars - 2m.10.092
15o.- Cristiano Viana - # 82 - V Racing - 2m.10.131
16o.- Marco Vale - #10 - V Racing - 2m10.366
17o.- Arthur Leme - # 51 - Alfia Peças - 2m.10.405
18o.- Adriano Grieco - # 25 - Carloviche/Moderfast - 2m.12.561
19o.- Luis Reis Filho - # 63 - 2m.23.068
Às 14:52 horas de sábado, 19 carros apresentaram-se no grid. O carro da Carloviche não largou devido a um problema de motor. Após uma largada exemplar onde todos os concorrentes mantiveram disciplinadamnee suas posições, Sandro Freitas pulou na frente imediatamente seguido por Glaucio Doreto, Rodrigo Rosset, Fernando Monis e Eduardo Moreira.
Ao final da primeira volta, Sandro Freitas, Gláucio Doreto, Rodrigo Rosset e Fernando Monis já haviam se destacado dos demais, iniciando um duelo roda a roda que duraria até a última volta.
Mais atrás, destaque-se a corrida do bloco intermediário formado por Marcus Leão, Raphael Soares, Eduardo Moreira, Lucca Paulinelli, Emanuel Calonico Jr., Bruno Leme e André Benatti que também deram seu show á parte, trocando continuamnete de posições até os metros finais, Luis Finotti, pilotando o carro injetado, teve problemas naturais de acerto de estréia andando no bloco do meio e disputando posições até entrar nos boxes, uma volta antes do fim da corrida.
Na frente, a disputa ferrenha entre Rodrigo Rosset, Fernando Monis, Glaucio Doreto e Sandro Freitas galvanizava a atenção de todos. Completamente indefinida desde os primeiros metros, esta batalha proporcionou um dos melhores duelos já vistos na Formula Vee pelo altíssimo nível de pilotagem desses quatro pilotos que, em nenhum momento, apesar da disputa roda a roda, houve um toque ou fechada, mesmo que involuntária. Um exemplo para todos.
A se louvar também o comportamento geral dos pilotos na pista, que além de porporcionarem um belo espetáculo, tiveram poucas quebras e, felizmente, nenhum acidente. Dos 19 carros que largaram, somente quatro não chegaram ao final, devido a quebras eventuais. Um bom nível técnico, portanto o que demonstra que a categoria está no rumo certo.
O final foi eletrizante. Na última volta, Sandro Freitas teve o freio traseiro travado na freda do S do Senna, escapando um pouco, o que deu chance a Gláucio Doreto a assumir a terceira posição. Na frente, já como de hábito na categoria, Fenando Monis e Rodrigo Rosset brigaram por cada centímetro de pista. Nos metros finais, Rosset manteve-se por dentro do traçado na entrada dos boxes, forçando Fernando Monis a procurar o lado externo. Isso foi suficiente para garantir meio carro de vantagem na bandeirada final, coroando uma atuação exuberante desses quatro pilotos.
Esta foi a classificação final:
1o.- Rodrigo Rosset - #19 - Ramazza Seguros em 25m.27.762
2o.- Fernando Monis - # 34 - Monis Racing/TJ Competições - a 0.047 de diferença
3o.- Glaucio Doreto - # 89 - TJ/Lojas Toyo - a 0.131 de diferença
4o.- Sandro Freitas - # 81 - RF1 Brasil
5o.- Marcus Leão - # 1 - Cerv.Noi/Satelite -
6o.- Lucca Paulinelli - #99 - Nene Motorsport
7o.- Bruno Leme - # 78 - Alfia Peças
8o.- Eduardo Moreira - #0 - LF Comp.-
9o.- André Nohra - # 31 - TJ Comp
10o- Arthur Leme - # 51 - Alfia Peças
11o.- Roberto Novembre - # 5 - Canada Seguros
12o.- Sérgio Silva - # 21 - Scuderia Dino
13o.- Cristiano Viana - # 82 - V Racing -
14o.- Luis Nene Finotti - #38 - LF Comp.
15o.- Raphael Soares - # 76 - TJ Comp
16o.- Emanuel Calonico Jr. - # 84 -
17o.- Marco Vale - #10 - V Racing18o.- Kenner Garcia - #33 - Scuderia Dino/Cobeio -
19o.- Luis Reis Filho - # 63 -
A melhor volta foi de Rodrigo Rosset em 2m.04.681, média de 124,417 km/h. O recorde da categoria está agora em poder de Sandro Freitas com 2m04.615, superando o anterior de Fernando Monis (terceira etapa, 2m.04.702). Nossa próxima corrida será dia 09 de junho.
(foto Humberto da Silva/vídeos cortesia Flávio Gomes/Lucca Paulinelli/José Eduardo Moreira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!