GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sertões Series - Etapa Amigos foi fundamental na decisão da temporada do Cross Country

Competição contou com mais de 110 participantes e foi decisiva na disputa dos títulos nacionais entre carros e caminhões

Guido Salvini e seus navegadores
 Flavio Bisi e Fernando Chwaigert 

O fim de ano vai ter comemoração especial para muitos pilotos do rali brasileiro. A última etapa do ano do Sertões Series - Etapa Amigos, que aconteceu em Avaré (SP), no último dia 14, também contou pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (carros e caminhões) e Baja (motos, quadriciclos e UTVs) e definiu os
campeões tanto do Series quanto dos nacionais. Sob um forte calor, os competidores aceleraram por 138 km (125 km de especial) para fechar a temporada 2013 em grande estilo.

Não faltaram grandes emoções e pegas acirrados até o fim do dia. A disputa que mais chamou a atenção foi pela Protótipos T1, nos carros. Os pilotos Lucas Moraes e João Cardoso estavam brigando pela liderança do campeonato desde as primeiras etapas. A decisão ficou para a última etapa e, por apenas um ponto de diferença, o jovem Lucas Moraes, que completou 24 anos dias antes da prova, conquistou seu primeiro título nacional.

Confira os vencedores das categorias no Series e no Brasileiro:


Carros
Protótipos T1
Pilotos

Mesmo não correndo as duas etapas do campeonato fora do Rally dos Sertões, Kléver Kolberg levou para casa o título do Sertões Series, competindo com o protótipo T-Rex: "Minha participação no Series não foi planejada. 60 dias antes da largada do Rally dos Sertões, eu nem pensava em participar, mas não resisti. Andei com um carro que já estava pronto e é muito bom. Dei sorte do (Stéphane) Peterhansel não competir no Series e tive a sorte do navegador Flavio França estar disponível para a competição".

Lucas Moraes chegou ao seu primeiro título nacional no rali depois de muita disputa com o português João Cardoso: "Esse é um dia que vai ficar para sempre na minha memória. Nele entendi que todo esforço vale a pena, que quando você e sua equipe trabalham duro, valoram seus concorrentes e entendem que o melhor foi feito, da melhor forma possível... Mesmo na quebra há de se encontrar a vitória! Só tenho a agradecer a todos! Meu pai, responsável maior por tudo que eu desfruto no off road hoje, nossa equipe, que é sensacional, minha família, meu super navegador e a todos que ao meu lado caminharam, só tenho a dizer: Muito obrigado". Lucas iniciou a temporada pilotando o protótipo Sherpa e encerrou com o T-Rex.


Navegadores

Navegando para Klever Kolberg no Rally dos Sertões, Flavio França ficou com o título do Series 2013. Os dois estiveram a bordo de um carro movido a diesel de cana-de-açúcar, que não precisou de nenhuma adaptação dos componentes do veículo.




Beco Andreotti é o campeão brasileiro de 2013 na categoria. O título ele conquistou por antecipação, mas a missão seria levar Lucas Moraes junto com ele: "Havia chance, remota e quase impossível. O João e o Sidinei precisavam chegar entre os três primeiros para garantir o título. E o conjunto deles é muito bom. Carro, equipe, a dupla é excelente! Mas eles não conseguiram. Chegaram em quarto lugar, e assim, vencemos o Campeonato por um mísero, maravilhoso e inacreditável ponto".


Pró Brasil
Pilotos

O título da Pró Brasil foi unificado. Luiz Facco venceu tanto o Series quanto o Brasileiro. "Vencer o Amigos não foi nada fácil, além do percurso complicado, com trechos estreitos, sinuosos, outros escorregadios, o nosso carro não estava com a mesma performance das provas anteriores. Mas no final deu tudo certo e essa vitória foi muito importante, para conquista também do título do Series", explicou Facco, bicampeão brasileiro na Pró Brasil.


Navegadores

O Series ficou com Luiz Felipe Eckel, que superou o campeão brasileiro em dois pontos e garantiu a conquista. Humberto Ribeiro, o Piauí, foi o vencedor do brasileiro. "Diante da prova travada e exigente que tivemos, estamos muito satisfeitos com o resultado. Isto só vem somar a nossa conquista do título no Brasileiro, que almejávamos muito. Estou feliz em fazer parte deste time que trabalhou bem demais e onde tudo funciona da forma correta", afirmou Ribeiro.


Production T2
Pilotos

Na T2, o brasileiro ficou com o holandês Willem van Hees, que teve como navegadora a esposa Doris van Hees. "Essa vitória de conquistar este título neste fim de semana é muito gratificante. Veio confirmar todo o esforço e dedicação do trabalho excelente da equipe. Tenho certeza que a nossa regularidade nos trouxe esse resultado. Sempre tivemos um carro confiável, seguro e competitivo, por isto, este título tem um sabor especial", comemorou Willem van Hees. No Series, a vitória ficou com Ulysses Marynzeck Filho.


Navegadores

Doris van Hees e João Victor Ribeiro são os navegadores campeões de 2013 na T2. Doris é campeã brasileira ao lado do marido Willem. João Victor abriu seis pontos de vantagem para o William Thomas e garantiu o título do Sertões Series 2013.


Super Production
Pilotos

Na Super Production do Series, Glauber Fontoura ficou com o campeonato com bastante facilidade. Ele fez 44 pontos, contra 29 do segundo colocado Rafael Cassol. Na última etapa, o campeão analisou a prova que garantiu a conquista. "Foi uma prova boa, mas a mudança de piso era constante, assim como mudávamos de direção muito rapidamente e estava difícil para desenvolvermos a prova no ritmo que estamos acostumados", contou Fontoura.

Pelo brasileiro, Régis Braga foi o campeão antecipado da temporada. "Nosso objetivo foi atingido, desde o início do ano o trabalho foi voltado em busca do título. Vencer pela segunda vez é muito bom, agora vamos atrás do Tri", declarou Régis Braga.


Navegadores

Minae Miyauti é a navegadora campeã do Series. Ao lado do piloto Glauber Fontoura, fez uma temporada descompromissada e conquistou o campeonato. "Nosso objetivo foi alcançado, o título não escapou das nossas mãos e estamos muito felizes. Glauber e eu temos um jeito mais descompromissado de encarar o rali. Não nos preparados e nem traçamos estratégias, entramos no carro para nos divertir e aceleramos e, isto tem dado certo. Mas para o ano que vem pretendemos mudar isto e nos preparar melhor", explicou Minae.

Ana Carolina Braga, que disputou o campeonato ao lado de Régis Braga, foi a campeã do brasileiro. Para ela, essa foi uma temporada que somou muito aprendizado para a carreira da dupla. "Fizemos um trabalho com comprometimento, apesar das adversidades que tivemos com o carro em algumas etapas, as demais que o carro não apresentou problemas vencemos, nossa meta foi alcançada. O aprendizado foi enorme, a cada prova era um grande desafio, além do desenvolvimento do carro que precisava ser ainda aperfeiçoado, mesmo assim conseguimos uma excelente pontuação e resultado", contou Ana (Kika).

O Sertões Series 2013 foi composto de seis etapas. A primeira e a sexta foram disputadas em Avaré (SP) e as intermediárias foram realizadas nos quatro primeiros dias do Rally dos Sertões.


Caminhões
Pesados

Guido Salvini e seus navegadores Flavio Bisi e Fernando Chwaigert foram os campeões do Series e do Brasileiro. "É gratificante fazer parte da história do rali cross country e do Sertões Series de uma forma tão positiva como esta. Isto é reflexo do trabalho que executamos dentro das trilhas, colocando sempre a frente o nosso profissionalismo e paixão pelo esporte".


Leves

Fabio Cadasso, Fábio Grochowsky e Henrique Furika foram os campeões dos dois certames na categoria Caminhões Leves. "Me sinto muito abençoado por conquistar três títulos de uma vez e, isto não seria possível, sem a parceira do Fábio e do Furika e do trabalho de uma equipe sensacional como essa", avaliou Cadasso.




Mais informações / Imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro 
Tel. 11 3473.4841 / 11 3473.4845 
Cel. 11 9.8245.4511 / 11 9.5170.2324 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!