· Mike Rockenfeller chega a Oschersleben
como líder na tabela de pontos · Timo Scheider acumula duas vitórias no
circuito próximo a Magdeburg · Lucas di Grassi testou carro da categoria e fala
sobre sua primeira experiência com o Audi RS 5 DTM
A oitava etapa da DTM, que será disputada neste fim de semana no circuito de
Oschersleben, na Alemanha, marca o início da fase decisiva da disputa pelo
título do Campeonato Alemão de Turismo. O piloto da Audi Mike Rockenfeller
chega para esta rodada com uma vantagem de 35 pontos sobre o segundo colocado
na tabela, Christian Vietoris, e o time de Ingolstadt e Neckarsulm aposta em um
ótimo desempenho no Sprint final da temporada.
Rockenfeller e os demais pilotos da Audi no DTM - em especial Timo Scheider -
tem ótimas lembranças dos 3.696 metros do circuito localizado próximo a
Magdeburg. Scheider já disputou 13 corridas em Oschersleben - é o piloto em
atividade na DTM com o maio número de largadas nesta pista - e venceu esta
prova nos dois anos em que foi campeão da categoria (2008 e 2009). Mattias
Ekström também entrou para a lista de vencedores dessa prova em 2011, enquanto
Mike Rockenfeller comemorou seu primeiro pódio na DTM justamente em
Oscherleben, em maio de 2007.
Neste fim de semana, o piloto alemão de 29 anos chega ao circuito como líder do
campeonato, e caso volte a pontuar na oitava etapa da competição, ficará ainda
mais próximo do título nas duas corridas que restarão para o final da temporada
(em Zandvoort e Hockenheim). Desde que a DTM voltou a Oschersleben, no ano
2000, o circuito tem sido palco de provas emocionantes da categoria. Neste ano,
em especial pelo uso do "Drag Reduction System" (DRS) - sistema
diminui o ângulo do aerofólio traseiro e é a versão da DTM para a asa móvel da
Fórmula 1 -, as provas devem ser ainda mais eletrizantes.
Em diversos países do mundo o treino classificatório e as corridas da DTM podem
ser vistas ao vivo no canal da competição no You Tube (www.youtube.com/dtmint). O treino que
define o grid de largada para a competição começa às 9h30 deste sábado, no
horário de Brasília. A corrida tem início previsto para as 8h30 (horário de
Brasília) deste domingo e será transmitida no Brasil pelo canal por assinatura
Bandsports.
Brasileiro fala sobre teste com Audi RS5 na Áustria
Piloto da Audi no programa de Protótipos, o brasileiro Lucas di Grassi, teve
sua primeira experiência a bordo do carro da marca no DTM pouco antes de viajar
ao Brasil para acompanhar a Le Mans 6 Horas de São Paulo como embaixador da
Audi.
O brasileiro disputou três provas neste ano (12 Horas de Sebring, 6 Horas de
Spa e 24 Horas de Le Mans) pelo programa de Protótipos da fabricante alemã, e
terminou todas no pódio em terceiro lugar, tendo sido o melhor estreante da
tradicional prova francesa.
Após sua primeira experiência a bordo do Audi RS 5, carro da marca das quatro
argolas no DTM, ele responde a três perguntas sobre os três dias em que ele
esteve no comando do modelo. O teste aconteceu no circuito Red Bull Ring, na
Áustria.
Como foi seu primeiro teste com o carro da DTM?
Foi uma grande experiência e pela qual eu sou muito agradecido à Audi. Pela
primeira vez estive no Red Bull Ring e o RS 5 DTM é um carro fascinante. Já me
senti em casa com ele depois de pouquíssimo tempo guiando e não levou muito tempo
para que eu já encontrasse o limite. O DTM é um campeonato de altíssimo nível e
obviamente o RS 5 DTM requer uma técnica de pilotagem toda especial. Foi uma
pena que o tempo instável atrapalhou nossos planos. A comparação de tempos foi
inconclusiva por causa das condições climáticas que estavam variando muito.
Mesmo assim, foi uma experiência extremamente positiva.
Na sua carreira você cresceu pilotando monopostos e está nos protótipos há
apenas um ano. Na comparação, como é guiar o carro da DTM?
Acho que não há nenhuma outra categoria de carros turismo no mundo que se
assemelhe ao protótipo de Le Mans do que este DTM. O RS 5 DTM tem muita pressão
aerodinâmica e é relativamente leve também. Os freios são absolutamente
impressionantes. Graças aos discos de carbono e ao alto downforce, o piloto
pode frear bem tarde e o carro permanece estável. Foi muito legal ver que eu e
o Mattias Ekström compartilhamos as mesmas impressões sobre o carro. Nossa
técnica de pilotagem e a avaliação que passamos aos engenheiros foram bem
parecidas.
Seu futuro está ligado ao DTM?
Não, porque uma das razões de eu ter realizado o teste é que apenas estreantes
têm permissão para testar - e no DTM eu era um estreante, obviamente. Tenho um
contrato com a Audi e estou inteiramente identificado com o programa de
protótipos para o qual estou novamente escalado para o ano que vem. Espero que
a combinação da minha experiência na Fórmula 1 e na LMP, e as avaliações que
passei aos engenheiros, tenham ajudado meus colegas de DTM pelo menos um pouco
- embora todos saibam que a equipe e os pilotos são do mais alto nível e que
sabem exatamente o que estão fazendo, e que estão sob contrato com a Audi para
o programa do DTM.
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
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