Duval/Kristensen/McNish conquistaram a
marca histórica • Audi R18 e-tron quattro segue invicto na temporada 2013 •
Vencedores das 24 Horas de Le Mans ampliam vantagem no WEC
Ingolstadt/Austin, 23 de setembro de 2013 - A Audi alcançou uma marca
histórica no último domingo, na prova que marcou a estreia do circuito de
Austin, no Texas (EUA), no calendário do Campeonato Mundial de Endurance - FIA
WEC. O time da Audi Motorsport, comandado por Dr. Wolfgang Ullrich, venceu pela
100ª vez na divisão de protótipos LMP. Coincidentemente, a vitória veio nos
Estados Unidos, mesmo país onde a marca conquistou sua primeira vitória na
categoria - em 18 de março de 2000, nas 12 Horas de Sebring. Neste fim de
semana, assim como 13 anos atrás, foi a equipe Audi Sport Team Joest que
alinhou o carro vencedor. E também como acontecera em 2000, a lenda Tom
Kristensen fez parte do time que comandou o carro para a vitória.
Sob uma temperatura ambiente de 28ºC e sobre os 45ºC do asfalto em Austin, a
Audi comandou a corrida para se manter invicta na temporada 2013 do Mundial de
Endurance. Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish (FRA/DIN/ESC) venceram pela
terceira vez na temporada - levando o Audi R18 e-tron quattro #2 à bandeirada
final com 23s617 de vantagem para o bólido da Toyota. Foi a quinta vitória em
cinco etapas do WEC neste ano, e a sexta seguida na LMP - se considerada a
edição deste ano das 12 Horas de Sebring, que não valeu pontos para o Mundial.
Além do talento dos pilotos, a estratégia foi crucial em Austin. Contrariando
uma tática comum nesse tipo de prova, neste domingo, nem todas as paradas para
troca de pneus foram acompanhadas de trocas de piloto. Assim, os pilotos da
Audi conseguiram extrair ótimos tempos de volta de cada jogo de pneus novos,
mantendo o ritmo de corrida sempre uniforme.
O sucesso do carro #2 neste domingo contrastou com a série de contratempos
enfrentada pelo Audi R18 e-tron quattro #1 - pilotado por Marcel Fässler/André
Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA). Logo na primeira parte das seis horas
de corrida, Fässler se envolveu em várias disputas por posição - inclusive a
que rendeu uma advertência ao Toyota #8. A série de problemas teve continuidade
quando a Audi teve de trocar o difusor traseiro danificado do #1 - resultado de
um toque com um carro da categoria GT que gerou, ainda, um problema na caixa de
câmbio. Outro problema foi um pedaço de grama que ficou preso na parte de baixo
do carro após uma saída de pista e que obstruía o fluxo de ar de refrigeração.
Quando Benoît Tréluyer assumiu o volante, chegou a fazer a volta mais rápida da
prova, mas foi punido por exceder os limites da pista e teve de pagar com um drive-through
pelos boxes. No final, o carro dos campeões de 2012 no WEC ainda cruzou a linha
de chegada em terceiro.
Na classificação do campeonato, o trio vencedor em Austin ampliou sua vantagem.
Duval/Kristensen/McNish tinham chegado ao Texas com 22 pontos de vantagem sobre
Fässler/Loterrer/Tréluyer, e viajam para o Japão, palco da próxima etapa, 33
pontos à frente dos vice-líderes. A próxima etapa do FIA WEC será no dia 20 de
outubro no circuito de Fuji.
Os modelos da Audi que venceram na LMP
Audi R8 (2000-2006): 63 vitórias
Audi R10 TDI (2006-2008): 22 vitórias
Audi R15 TDI (2009/2011): 3 vitórias
Audi R18 TDI/ultra/e-tron quattro (desde 2011): 12 vitórias
Declarações após a corrida
Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "Foi,
literalmente, uma corrida quente, decidida apenas nos últimos 80 minutos. E nós
conseguimos chegar na frente. A 100ª vitória da Audi na classe LMP é,
definitivamente, algo especial. Estou muito feliz por tudo que o time fez para
tornar essa marca possível."
Chris Reinke (Chefe da LMP): "Conseguimos um grande resultado, em
uma pista que era totalmente nova para a gente, e em uma corrida eletrizante.
Para a Audi, é ainda mais especial por ser a 100ª vitória na classe de
protótipos. Vencemos pela primeira vez nos Estados Unidos, e pela 100ª vez
também. O que poderia ser mais especial do que isso?"
Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Parabéns
para a Audi por suas 100 vitórias na LMP e por seus pilotos vencedores. Estou
orgulhoso por saber que a equipe Audi Sport Team Joest fez parte desse sucesso.
Hoje, vencemos uma corrida particularmente longa e quente. A Toyota esteve
muito forte. Mais, até, do que foram na classificação. E isso gerou uma disputa
ótima. Nosso carro #1 teve muito azar hoje. Além do difusor que trocamos, a
batida aparentemente também danificou um fusível, que comprometeu a caixa de
câmbio. Assim, o terceiro lugar foi o máximo que pudemos alcançar."
Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): "Foi um fim de semana
perfeito para nós, com uma batalha bem divertida contra o caro da Toyota. Um
resultado fantástico, em uma pista fantástica e em uma bela cidade que
visitamos pela primeira vez. Além de tudo, aumentamos nossa vantagem na
classificação."
Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): "Estou orgulhoso da
forma como a equipe superou todos os desafios. Vencer no Circuito das Américas
foi fantástico e a 100ª vitória da Audi na LMP veio como uma grande homenagem
para todo o time - inclusive as pessoas que trabalham em Ingolstadt e
Neckarsulm. Tenho orgulho de ser parte disso e, especialmente, por ter
contribuído tanto na primeira vitória, em 2000, quanto nesta."
Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): "Um resultado
fantástico. Nosso carro estava ótimo desde a largada, com um ótimo ritmo e a
gente conseguindo tempos consistentes. A disputa com a Toyota, decidida apenas
no último pit stop, tornou essa 100ª vitória da Audi ainda mais especial, sem
dúvida. Estou orgulhoso de fazer parte dessa história junto com Tom e
Loïc."
Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): "No começo da corrida
tive uma disputa com Sébastien Buemi, da Toyota, e depois de algumas voltas
consegui ultrapassá-lo. Depois, em meio ao tráfego, um carro da categoria GT
bateu em mim. Decolei e o carro bateu com força no chão. Isso gerou todos os
problemas que nos jogaram para trás, o que não nos permitiu ir além do terceiro
lugar."
André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Parabéns para o
pessoal do carro #2 e para a Audi, pela vitória nos Estados Unidos. Nós
tínhamos um carro realmente rápido, mas muita coisa aconteceu hoje. Ficamos em
terceiro, mas no Japão voltaremos à briga pela vitória."
Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Infelizmente nossa
corrida foi prejudicada por tudo que aconteceu logo depois da largada. Nosso
carro era rápido, mas hoje, realmente, faltou sorte. Parabéns a Audi pela
vitória e, na próxima, estaremos melhor."
Confira quem foram os 10 melhores nas 6 Horas de Austin:
1 Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 187 voltas
2 Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) a 23.617s
3 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) - a 1 volta
4 Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) - a 4 voltas
5 Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) - a 9 voltas
6 Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan) - a 10 voltas
7 Charouz/Holzer/Kraihamer (Lotus) - a 13 voltas
8 Graves/Junco/Walker (Oreca-Nissan) - a 14 voltas
9 Dyson/Kimber-Smith/Zugel (Zytek-Nissan) - a 15 voltas
10 Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) - a 15 voltas
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!