• Audi R18 e-tron quattro faz primeiro e
segundo lugar na classificação e na corrida •Fässler/Lotterer/Tréluyer
conquistam a segunda vitória na temporada • Duval/Kristensen/McNish terminam em
segundo após enfrentarem problemas
Ingolstadt/São Paulo, 1º de setembro de 2013 - A Audi permanece imbatível
entre os protótipos na temporada 2013. O Audi R18 e-tron quattro, máquina
híbrida da marca das quatro argolas, venceu a quarta de oito etapas do FIA
World Endurance Championship (WEC), além da conquista das 12 Horas de Sebring
em março, em prova que não era válida pelo Campeonato Mundial de Endurance. O
fim de semana no Brasil terminou com a vitória de Marcel Fässler/André
Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA), à frente de Loïc Duval/Tom
Kirstensen/Allan McNish (FRA/DIN/GBR). Ao vencer a Le Mans 6 Horas de São
Paulo, o trio reduziu a diferença que os separa dos companheiros de equipe na
tabela de classificação do campeonato em oito pontos - de 30 para 22.
Depois de uma corrida perfeita, os atuais campeões mundiais de endurance
asseguraram a segunda vitória da temporada - a primeira havia sido nas 6 Horas
de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em maio. Interlagos recebeu 38 mil
torcedores, que assistiram o carro número 1, de Fässler, Lotterer e Tréluyer
cruzar a linha de chegada com uma vantagem de três voltas sobre os companheiros
de equipe. Após a conclusão de metade da temporada, a disputa pelo título
começa a ficar dramática depois que os vencedores das 24 Horas de Le Mans Loïc
Duval, Tom Kristensen e Allan McNish chegaram à capital paulista com uma
vantagem de 30 pontos na tabela.
A diferença significativa na corrida, porém, não refletiu a verdadeira
performance do carro número 2. Nos estágios iniciais ca prova, o escocês Allan
McNish dominou as ações já na largada assumindo a liderança. Então, o trio teve
um raro contratempo. Durante um período de safety car, Tom Kristensen fez seu
pit stop e voltou atrás de um carro da categoria GT, bem mais lento que o LMP1.
O recordista de vitórias em Le Mans, que registrou a melhor volta da corrida,
perdeu meio minuto porque o carro à frente não mantinha o mesmo ritmo dos
outros à frente durante a permanência do safety car na pista. Duval depois
assumiu o volante do #2 e iniciou o processo de recuperação quando, na volta
142, saindo dos pits, ele perdeu a roda traseira direita e teve de completar
uma volta inteira em três rodas. Isso resultou em duas penalizações com
stop-and-go que completaram a rodada de má sorte do trio vencedor de Le Mans,
que perdeu um total de quatro voltas em virtude de tais fatores.
No final, entretanto, o diretor de motorsports da Audi, Dr. Wolfgang Ullrich
teve razões para se sentir satisfeito com um fim de semana em que os objetivos
principais foram alcançados. O Audi Sport Team Joest conseguiu tudo o que era
possível em Interlagos ao fazer a primeira fila na classificação com os dois
carros e depois a dobradinha na prova - foi a primeira vitória da equipe na
América do Sul. A lamentar, somente a tão esperada batalha contra a Toyota, que
não chegou a acontecer. Com apenas um carro inscrito, os japoneses se
envolveram em um acidente ainda na volta 25, e como resultado foram forçados a
abandonar.
Daqui três semanas, a Audi Sport espera manter a fase de sucessos. No dia 22 de
setembro o FIA WEC desembarca nos Estados Unidos para competir no Circuit of
Americas, na cidade de Austin, Texas.
Declarações após a prova
Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "Foi ótimo para a
Audi terminar esta prova com nossos carros em primeiro e segundo. Mas foi uma
pena, porém, ver que a Toyota ficou fora ainda no começo da corrida por conta
de um incidente que eles não tiveram nenhuma culpa. Ao longo da prova a disputa
entre os dois R18 e-tron quattro foi intensa e os pilotos foram ótimos no
comando dos carros. Tivemos um pequeno problema com a roda traseira direita do
carro número 2, que acabou resultando, também, em uma penalização, mas são
coisas de corrida. A disputa pelo título ficou apertada novamente e não tenho
dúvidas de que teremos uma grande disputa até o final."
Chris Reinke (Chefe da LMP): "Focamos todos os nossos esforços em
evoluir durante este fim de semana, já que não tínhamos vencido no Brasil em
2012. Manter o bom momento do time após a vitória em Le Mans foi um passo importante
para iniciar este segundo semestre da temporada. A partir de agora, o trabalho
será todo par que as coisas continuem funcionando perfeitamente na corrida de
Austin."
Ralf Jüttner (Diretor técnico do Audi Sport Team Joest): "Mais do
que este resultado de hoje era, realmente, impossível de conseguirmos. Mas a
corrida não foi tão fácil quanto esta dobradinha pode sugerir. Com o carro
número 1 tudo correu bem, enquanto o número 2 teve alguns contratempos durante
a prova. Eles (Kristensen/Duval/McNish) perderam a liderança durante uma
entrada do safety-car e, depois, tiveram o problema com a roda que se soltou
após o pit. Não é o caso de culpar os mecânicos por isso. É importante, porém,
ressaltar que os dois carros tiveram ótimos desempenhos hoje."
Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): "É ótimo estar de
volta ao topo do pódio. Foi uma corrida cheia de incidentes e nós tivemos sorte
de não estarmos envolvidos em nenhum durante as seis horas. Isso nos ajudou a
fazer uma parte final da corrida sem pressão do segundo colocado e levar o
carro para a vitória. O time todo fez um trabalho fantástico."
André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Foi importante para
nós diminuir a diferença na classificação do campeonato. Claro que a prioridade
hoje era conquistar uma vitória para a Audi, e nós pudemos alcança-la mesmo com
a corrida difícil para o carro #2. Foi uma pena a Toyota ficar de fora, porque
certamente a corrida seria bastante movimentada. Mas nosso time fez um ótimo
trabalho e pode se orgulhar por esse resultado."
Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Estamos muito
felizes por esse resultado, principalmente depois dos problemas que enfrentamos
em Le Mans. Obviamente fomos beneficiados pelos problemas que nossos
concorrentes tiveram, mas isso nos permitiu ser mais cautelosos na pilotagem,
especialmente em meio ao tráfego na pista. Quero deixar um grande 'obrigado'
aos meus companheiros, mecânicos e engenheiros pelo trabalho neste fim de
semana."
Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): "Não fomos os mais rápidos
hoje e precisamos estudar o que houve. Tivemos um pouco de azar durante a
entrada do safety-car no início da prova e, além, disso, perdi a roda traseira
direita do carro depois do meu primeiro pit-stop. Quando voltei aos boxes para
colocá-la de volta, o sensor de velocidade não estava funcionando e acabei
entrando rápido demais na área de pits. Foram duas penalizações e isso nos
impediu de brigar pela vitória. No final, tivemos sorte em terminar na segunda
posição. Se a Toyota tivesse ficado na pista, as coisas certamente seriam mais
difíceis. Por isso, considero que foi uma boa corrida para a Audi."
Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #2): "Essa prova mostrou o
quanto foi importante o trabalho da equipe na pré-temporada. No ano passado,
fomos batidos pela Toyota em Interlagos, mas agora voltamos bastante fortes.
Foi uma pena, porém, eles terem saído da corrida tão precocemente. E,
infelizmente, uma série de circunstâncias impediram nosso carro de brigar pela
vitória. Mas o campeonato segue bem interessante."
Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): "Depois de uma boa
largada para os nossos dois carros, a nossa adversária Toyota infelizmente teve
de abandonar. Eu estava no controle da prova e consegui colocar certa vantagem
sobre o segundo colocado. Mas então a mesa virou, infelizmente. Uma roda se
soltou do carro e tivemos duas penalizações depois disso. E então, foi somente
questão de manter o carro na pista e trazê-lo de volta para casa em segurança e
somar nossos pontos para o campeonato. Parabéns à Audi por vencer nesta
pista".
Confira os 10 primeiros colocados nas 6 Horas de São Paulo:
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 235 voltas
2. Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) - 3 voltas
3. Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) - 5 voltas
4. Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) - 13 voltas
5. Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) - 14 voltas
6. Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan) - 14 voltas
7. Jeannette/Wirdheim/Zugel (Zytek-Nissan) - 18 voltas
8. Ihara/Merlin/Nicolet (Morgan-Nissan) - 21 voltas
9. Bruni/Fisichella (Ferrari) - 23 voltas
10. Mücke/Turner (Aston Martin) - 23 voltas
O Grupo Audi entregou 1.455.100 carros da marca Audi para os clientes em
2012. Em 2012, a empresa contabilizou receita de € 48.8 bilhões e um lucro
operacional de € 5.4 bilhões. A Audi produz veículos em Ingolstadt e Neckarsulm
(Alemanha), Györ (Hungria), Changchun (China) e Bruxelas (Bélgica). O Audi Q7 é
construído em Bratislava (Eslováquia). Em novembro de 2012, a produção CKD do
Audi Q7 foi adicionada as já existentes operações de fabricação CKD do Audi A4,
A6 e Q5 em Aurangabad (Índia). Na planta de Bruxelas, a produção do Audi A1
está em funcionamento desde maio de 2010, enquanto a produção do novo A1
Sportback começou em 2012. O Audi Q3 está sendo construído em Martorell
(Espanha) desde Junho de 2011. Atualmente a empresa está presente em mais de
100 mercados em todo o mundo. As subsidiárias da AUDI AG incluem AUDI HUNGARIA
MOTOR Kft. (Győr / Hungria), Automobili Lamborghini Holding S.p.A em
Sant'Agata Bolognese (Itália), AUDI BRUSSELS S.A./N.V. em Brussels (Bélgica),
quattro GmbH, em Neckarsulm, e a fabricante de motos esportivas Ducati Motor
Holding SpA (Bolonha / Itália). A Audi emprega atualmente cerca de 68.000
pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 50.000 na Alemanha. A marca dos quatro
anéis planeja investir um total de € 11 bilhões até 2015, principalmente em
novos produtos e na extensão da capacidade de produção, a fim de sustentar a liderança
tecnológica da empresa incorporada ao slogan "Vorsprung durch
Technik". A fabricante está atualmente expandindo sua planta em
Győr (Hungria), vai começar a produção em Foshan (China) no início de
2014 e em San José Chiapa (México) a partir de 2016.
A Audi tem cumprido com sua responsabilidade social em vários níveis, com o
objetivo de garantir um futuro digno para as próximas gerações. Por isso,
proteção ambiental, conservação dos recursos, competitividade internacional e
uma política prospectiva de recursos humanos formam a base para o sucesso
duradouro da Audi. Um exemplo do compromisso da AUDI AG para as questões
ambientais é também a recém-criada Fundação Audi do Meio Ambiente. Sob o título
de "Mobilidade Audi Equilibrada", a companhia está direcionando suas
atividades para um objetivo maior - a mobilidade com emissão de CO2
neutralizada.
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
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