500 universitários com 55 protótipos de 29
universidades de todo o país encerram sua participação depois de três dias de
competição no Kartódromo de Interlagos (SP)
Depois de três dias de competição no Kartódromo Ayrton Senna, em
Interlagos, zona sul de São Paulo, termina nesta sexta-feira (30/8) a 10ª
Maratona Universitária de Eficiência Energética. O evento contou com a
participação de cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de 29 universidades
de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros.
"Os universitários conseguiram resolver os eventuais problemas da primeira
tentativa e depois dos testes iniciais, neste segundo dia de prova atingiram um
rendimento dos veículos ainda melhor. Tudo indica que vamos ter um final de
evento com resultados surpreendentes em virtude dos bons projetos e do esforço
da moçada", comentou Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª
Maratona Universitária da Eficiência Energética.
Uma das curiosidades da Maratona Universitária da Eficiência Energética é que a
maioria (cerca de 90%) dos pilotos é do sexo feminino, justamente porque os
estudantes desejam alcançar a eficiência em todos os níveis. Por isso, procuram
estudantes de menor estatura e peso, além de apostarem na suavidade e precisão
das mulheres ao volante.
"Eu estou achando tudo muito super divertido. Ainda mais que não sei
dirigir carro, os meus colegas ficam brincando comigo, mas aqui na pista estou
dando conta com muita eficiência", comentou Amanda Puche, 25 anos,
estudante de Engenharia Civil e piloto do carro elétrico da Escola de
Engenharia de São Carlos (SP), do alto de seus 1m49 de altura e 48 quilos de
peso, medidas típicas de um jóquei.
Imprevistos e Irreverência
Todo evento reunindo jovens universitários têm seus momentos alegres,
descontraídos e também de imprevistos. E na 10ª Maratona Universitária de
Eficiência Energética também esta sendo assim. Os estudantes passam um ano
projetando e construindo seus protótipos, e depois enfrentam longas viagens e
noites mal dormidas para participarem da competição, e nem tudo dá certo. É o
caso dos alunos da Universidade Estadual do Maranhão, que no meio do percurso
até São Paulo tiveram o seu ônibus quebrado e vão participar apenas do último
dia de competição.
Ou da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que teve seu ônibus
arrombado já na Capital e três estudantes ficaram sem as suas malas com roupas,
documentos e dinheiro. Todos os outros concorrentes fizeram uma ‘vaquinha’ que
rendeu R$ 450 para os três contornarem um pouco o imprevisto.
Mas irreverência é com eles mesmos. Todas as equipes apelidaram os seus
veículos e alguns têm nomes engraçados, como o Empurra que Vai e a Tartaruga
Apavorada, ambos do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos -
Unifeb SP, o Maculosa e o Pinga ni Mim, os dois da Universidade Federal de Juiz
de Fora - MG, Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o
Dedo Português, Patinho Feio e o Pé de Pano, do Instituto Mauá de
Tecnologia/SP, inspirado no cavalo branco e fiel companheiro do Pica-Pau
(apesar de alguns episódios ele ser do bandido). Aliás, o ‘carrinho’ do
personagem do desenho animado é o líder da competição na categoria Gasolina,
com a média de 321,069 km por litro.
O líder na categoria Etanol é o Barão de Mauá, também do Instituto Mauá, que
atingiu a marca de 225,756 km por litro. Já na categoria Eletricidade o
primeiro colocado é o Faísca II, protótipo da Escola de Engenharia de São
Carlos/SP, com o consumo de 60,522 KJoules.
O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo
movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor
marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville
(Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de
14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São
Paulo.
Última Tentativa
Todos os veículos terão a última oportunidade de melhorarem as suas marcas
nesta sexta-feira. A vitória nas categorias gasolina e etanol será do protótipo
que fizer o percurso gastando menos combustível depois dos três dias de
tentativas. No caso dos movidos à eletricidade o vencedor será o que gastou
menos energia, também não importando em qual dos dias.
Os veículos das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno frasco de 250 ml
com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado
antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de
combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos movidos a motor elétrico entram para o circuito com exatamente a
mesma carga mínima na bateria. Depois de percorrerem a distância mínima de oito
voltas é feita a medição da carga restante pelo Joule Meter. O protótipo
vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.
A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece
o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia
criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina,
etanol ou eletricidade.
O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, nesta
sexta-feira (30/8), a partir das 14h30. O prêmio é a doação de veículos Renault
para as universidades usarem em seus laboratórios.
Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
14h30 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio da
Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio da NSK Rolamentos e SPTuris.
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