GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

domingo, 23 de junho de 2013

Disputa pela sexta vaga da Seletiva de Kart Petrobras deve receber pilotos de outros estados em MG

 Pilotos correm com motores sorteados na 3ª etapa classificatória da competição. Com base no regulamento do Campeonato Mineiro de Kart, sistema é democrático e facilita a participação de quem vem de outras regiões do país. Além dos mineiros, são esperados representantes de SP e da região Centro-Oeste

Diferentemente das duas etapas anteriores desta temporada comemorativa de 15 anos, os pilotos que disputam a sexta vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras vão correr com motores sorteados e em condições de igualdade na pista do Kartódromo RBC Racing, localizado na região de Belo Horizonte (MG). As corridas são válidas pela quarta rodada dupla do Campeonato Mineiro de Kart e segue a pontuação do torneio para poder definir o selecionado da terceira etapa classificatória da Seletiva. A programação oficial começa a partir da sexta-feira que vem, dia 28, com os treinos do período da tarde. 


Além da participação dos kartistas mineiros - que tentam conquistar um título inédito para o Estado -, outros pilotos de diversas regiões do país (entre elas Centro- Oeste e São Paulo) devem estar na disputa de mais uma vaga para concorrer ao maior prêmio distribuído na modalidade. Nesta etapa, a Seletiva adota o regulamento do campeonato local, onde a fornecedora oficial dos motores sorteados garante revisão e equalização em dinamômetro antes das provas.

O sorteio é um atrativo para os competidores, pois além de baratear o custo na participação no evento, promove uma adaptação mais rápida e torna a prova mais democrática. Será a primeira vez em 2013 que uma etapa acontecerá fora do estado de São Paulo e com sorteio de motores. Binho Carcasci - promotor e organizador da Seletiva de Kart Petrobras desde o seu surgimento - explica como funciona a dinâmica do regulamento na etapa mineira. "Nessa etapa de BH, os motores são sorteados, ou seja, um único preparador de motor fornece motores da mesma marca e os prepara de maneira igual a todos os participantes. O piloto faz os treinos livres com seu próprio motor e, quando for para a classificação e corridas, receberá o motor sorteado, tendo um treino de aquecimento para conhecer o equipamento que recebeu", conta Carcasci.

Considerado um dos principais eventos de kart do país, em 2012, a Seletiva também teve uma etapa em Minas Gerais, realizada no mesmo formato e na mesma pista. Após protagonizar uma disputa acirrada com o paulista Pietro Rimbano, o brasiliense Ítalo Leão foi quem ficou com a vaga na última volta da disputa.

Na rodada dupla da próxima semana, o kartista inscrito na categoria SPRINTER (que reúne pilotos Júnior/Novato/Graduado), que marcar mais pontos nas duas baterias do sábado (29) - e tiver idade permitida pelo regulamento da Seletiva - conquistará a sexta vaga, entre as 12 que completam o grid da final, marcada para os dias 29 e 30 de outubro, no Kartódromo Internacional da Granja Viana (Cotia/SP). Já estão selecionados os paulistas Vitor Baptista e Vinícius Papareli, os gaúchos Bruno Bertoncello e Matheus Leist e o carioca Renato Silveira Jr.

Esta semana, a pista do RBC Racing já se encontra aberta para treinos "particulares", mas a Federação Mineira de Automobilismo (FMA) ainda não disponibilizou os horários das provas da semana que vem.

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.

Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)

Próximas etapas da Seletiva de Kart Petrobras 2013:
3ª etapa - 29 de junho - Belo Horizonte / MG
4ª etapa - 18 de agosto - Recife / PE
5ª etapa - 28 de setembro - Imperatriz / MA
6ª etapa - 19 de outubro - Penha / SC

FINAL: 29 e 30 de outubro - Kartódromo da Granja Viana - Cotia / SP

Informações para a imprensa:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Paula Maia
Tel. (11) 3473.4841/4845
fernanda@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!