Pilotos correm com motores sorteados na 3ª etapa classificatória da competição. Com base no regulamento do Campeonato Mineiro de Kart, sistema é democrático e facilita a participação de quem vem de outras regiões do país. Além dos mineiros, são esperados representantes de SP e da região Centro-Oeste
Diferentemente das duas etapas anteriores desta temporada comemorativa de 15 anos, os pilotos que disputam a sexta vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras vão correr com motores sorteados e em condições de igualdade na pista do Kartódromo RBC Racing, localizado na região de Belo Horizonte (MG). As corridas são válidas pela quarta rodada dupla do Campeonato Mineiro de Kart e segue a pontuação do torneio para poder definir o selecionado da terceira etapa classificatória da Seletiva. A programação oficial começa a partir da sexta-feira que vem, dia 28, com os treinos do período da tarde.
Além da participação dos kartistas mineiros - que tentam conquistar um título inédito para o Estado -, outros pilotos de diversas regiões do país (entre elas Centro- Oeste e São Paulo) devem estar na disputa de mais uma vaga para concorrer ao maior prêmio distribuído na modalidade. Nesta etapa, a Seletiva adota o regulamento do campeonato local, onde a fornecedora oficial dos motores sorteados garante revisão e equalização em dinamômetro antes das provas.
O sorteio é um atrativo para os competidores, pois além de baratear o custo na participação no evento, promove uma adaptação mais rápida e torna a prova mais democrática. Será a primeira vez em 2013 que uma etapa acontecerá fora do estado de São Paulo e com sorteio de motores. Binho Carcasci - promotor e organizador da Seletiva de Kart Petrobras desde o seu surgimento - explica como funciona a dinâmica do regulamento na etapa mineira. "Nessa etapa de BH, os motores são sorteados, ou seja, um único preparador de motor fornece motores da mesma marca e os prepara de maneira igual a todos os participantes. O piloto faz os treinos livres com seu próprio motor e, quando for para a classificação e corridas, receberá o motor sorteado, tendo um treino de aquecimento para conhecer o equipamento que recebeu", conta Carcasci.
Considerado um dos principais eventos de kart do país, em 2012, a Seletiva também teve uma etapa em Minas Gerais, realizada no mesmo formato e na mesma pista. Após protagonizar uma disputa acirrada com o paulista Pietro Rimbano, o brasiliense Ítalo Leão foi quem ficou com a vaga na última volta da disputa.
Na rodada dupla da próxima semana, o kartista inscrito na categoria SPRINTER (que reúne pilotos Júnior/Novato/Graduado), que marcar mais pontos nas duas baterias do sábado (29) - e tiver idade permitida pelo regulamento da Seletiva - conquistará a sexta vaga, entre as 12 que completam o grid da final, marcada para os dias 29 e 30 de outubro, no Kartódromo Internacional da Granja Viana (Cotia/SP). Já estão selecionados os paulistas Vitor Baptista e Vinícius Papareli, os gaúchos Bruno Bertoncello e Matheus Leist e o carioca Renato Silveira Jr.
Esta semana, a pista do RBC Racing já se encontra aberta para treinos "particulares", mas a Federação Mineira de Automobilismo (FMA) ainda não disponibilizou os horários das provas da semana que vem.
Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.
O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.
Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.
Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)
Próximas etapas da Seletiva de Kart Petrobras 2013:
3ª etapa - 29 de junho - Belo Horizonte / MG
4ª etapa - 18 de agosto - Recife / PE
5ª etapa - 28 de setembro - Imperatriz / MA
6ª etapa - 19 de outubro - Penha / SC
FINAL: 29 e 30 de outubro - Kartódromo da Granja Viana - Cotia / SP
Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Paula Maia
Tel. (11) 3473.4841/4845
fernanda@fgcom.com.br / paula@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!