Categoria de formação de pilotos para a Stock
Car estreia dia 28 de abril em Tarumã (RS), com várias modificações
importantes. Superbancos homologados pela FIA, reforço na estrutura tubular e
pneus Pirelli são as principais novidades.
São Paulo (SP) - O
Campeonato Brasileiro de Turismo, a nova categoria de formação de pilotos para
a Stock Car, começa com muitas novidades, principalmente no projeto do carro, fabricado
pela JL. Os veículos, feitos pela empresa do ex-campeão da Stock Car Zeca
Giaffone, privilegiam a performance, mas com muita segurança.
Os carros do Brasileiro de Turismo passaram por testes de impacto lateral e a
estrutura tubular ganhou tubos mais reforçados e mais resistentes. Outro ponto
importantíssimo foi a decisão de utilizar um banco com a mesma homologação e o
mesmo fabricante dos que são usados na Stock Car. Se alguma equipe do
Brasileiro de Turismo optar por utilizar os mesmos bancos da Stock Car, os
carros já estão preparados para recebê-los.
``Fizemos esse carro pensando muito mais na segurança do que na performance.
Por serem todos iguais em uma categoria de formação de pilotos para a Stock
Car, fizemos a estrutura com tubos com paredes mais grossas do que o normal.
Com os superbancos homologados pela FIA e o crash box, esse carro do Brasileiro
de Turismo não fica devendo nada para a Stock Car na questão segurança. Poucas
categorias no mundo (no Brasil só a Stock) utilizam esses superbancos``, disse
Zequinha Giaffone, diretor da JL.
A parte dianteira dos carros recebeu um equipamento de segurança chamado crash
box, que é, basicamente, um compartimento fabricado em fibra de carbono e que
absorve parte do eventual impacto frontal, além de ajudar a distribuir melhor a
energia dessas batidas na estrutura tubular. Com isso, o piloto sente menos.
``O crash box é fabricado para proteger os pilotos em casos de batidas mais
fortes e foi colocado também para privilegiarmos o quesito segurança, a nossa
grande preocupação. Como peso sempre deixa o carro de corrida mais lento,
também trabalhamos bem a parte de rendimento e o carro vai andar bem e de forma
segura``, completou Zequinha.
O design dos carros, que são todos iguais, foi feito levando em consideração a
questão da melhor performance aerodinâmica, com o objetivo de reduzir o atrito
com o ar e facilitar a penetração aerodinâmica. Para completar o pacote no
quesito rendimento, os pneus Pirelli, empresa que retorna à categoria nesta
temporada, foram preparados especialmente para os carros da categoria de acesso
à Stock Car. Com isso, quando chegarem à principal vitrine do automobilismo
brasileiro os pilotos não sentirão tanta diferença assim.
``Será interessante para a gente, pois vamos dar continuidade ao trabalho que
fazíamos na Stock Light e na Montana. Esse é o nosso expertise: preparar
pilotos para chegarem à Stock Car. Queremos novamente ser campeões entre os
pilotos e entre as equipes e garanto o Brasileiro de Turismo será bem interessante.
Devido à hipercompetitividade dos pilotos esse campeonato promete mais ação até
do que a Stock Car``, disse Murillo Macedo, proprietário da J.Star.
Já estão assegurados no novo campeonato, 22 carros de 10 escuderias. Garantiram
participação no Campeonato Brasileiro de Turismo: J.Star Racing, Carlos Alves
Competições, as duas únicas que terão três carros, Nascar Motorsport,
Motortech, Racequip Sports, Hot Car Competições, W2 Racing, Cesquim Racing,
Mottin Racing, Scuderia 111 e J.Star/Carlos Alves.
``É muito difícil uma categoria no Brasil começar com 22 carros. Isso se deve à
credibilidade da Vicar e da Marques & Marques e ao pacote totalmente novo
apresentado pela JL, que fez um trabalho magnífico focado, principalmente, na
segurança. Fechamos em 22 o número máximo de carros para valorizar as equipes
que estarão no campeonato desde o começo``, disse Gue Marques, diretor da
Marques & Marques.
Todas as oito etapas do Campeonato Brasileiro de Turismo serão realizadas
juntamente com a Stock Car e o encerramento está marcado para o dia 15 de
dezembro em Interlagos, quando acontecerá a quinta edição da Corrida do Milhão,
que dá R$ 1 milhão ao vencedor. Valdeno Brito, Ricardo Maurício e o bicampeão
Thiago Camilo foram os vencedores.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo
28 de abril - Tarumã - RS
2 de junho - Brasília - DF
16 de junho - Cascavel - PR
1º de setembro - Brasília - DF
15 de setembro - Velopark - RS
20 de outubro - Curitiba - PR
10 de novembro - Goiânia - GO (alternativa)
15 de dezembro - Interlagos - SP
O Campeonato Brasileiro de Turismo é um campeonato oficial da Confederação
Brasileira de Automobilismo (CBA) e organizado em parceria entre a Vicar e a
Marques & Marques.
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP) / (11) 98335-4781
E-mail: imprensa@vicarbrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!