Tetracampeão brasileiro de kart, Dennis
Dirani foi o responsável pela equalização dos dez propulsores Biland de quatro
tempos que vão para a final, nos dias 27 e 28 de novembro
Literalmente, os motores
que serão usados pelos 12 finalistas na decisão da Seletiva de Kart Petrobras
2012 já começaram a roncar. Na última segunda-feira (05), os dez propulsores
que serão levados à final em Nova Odessa (SP) passaram por uma bateria de
testes comandada pelo piloto Dennis Dirani, tetracampeão brasileiro da modalidade
e representante oficial da Birel Sudam - fábrica que fornece os chassis usados
pela Seletiva em sua decisão. Os testes de equalização aconteceram no
Kartódromo Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo.
Esta foi a segunda das três fases de preparação do equipamento que os
organizadores da Seletiva fazem antes da final. Os motores Biland SA 250, de
quatro tempos de ciclo, são usados exclusivamente na decisão do prêmio - que
este ano será de R$ 117 mil para o vencedor da competição. Por isso, durante o
ano, todo o lote de motores passa por revisões periódicas que compreendem a
primeira fase de preparação para a final.
Neste segundo estágio, completado na Granja Viana, os motores são testados e
equalizados na pista. E a última fase é quando o conjunto todo da final (motor
e chassi) é montado na véspera do evento para o último shakedown - que também
serve para definir o traçado em que será disputado o prêmio.
"Esta fase de testes na pista é importante para a gente verificar se tudo
está funcionando corretamente nos motores e deixá-los equalizados. Como temos
ainda cerca de três semanas até a Final, é tempo suficiente, também, para
ajustar alguma coisa se forem detectados problemas. Não foi o caso deste ano,
em que todos os motores se comportaram bem no teste e estão prontos para a
final", comentou Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras,
que também falou da escolha de Dennis Dirani, finalista da Seletiva em 2005,
2006 e 2007, para este trabalho.
"Normalmente o shakedown dos motores é feito pelo Paulo Carcasci, que é
responsável por toda a parte técnica da Seletiva. Neste ano, por conta de
compromissos profissionais, ele não pôde comparecer ao teste. Então, chamei o
Dennis, que além de um piloto gabaritado para esse tipo de avaliação, também representa
a Birel Sudam, que é parceira da Seletiva", disse.
Todo o equipamento usado pelos finalistas da Seletiva de Kart Petrobras visa o
máximo equilíbrio do ponto de vista técnico. Os chassis Birel são produzidos
exclusivamente para a final e entregues para a organização do evento poucos
dias antes da decisão. Os motores Biland completam essa equalização com uma
configuração de quatro tempos de ciclo, dois cilindros e cerca de 30 cavalos de
potência. Todos eles abastecidos com gasolina Petrobras Podium e lubrificantes
Lubrax.
"Na final é o talento pessoal e a capacidade de "ler" o
andamento das provas e a condição da pista que vão fazer a diferença para os
pilotos. Por isso nós tomamos todo o cuidado para que os karts estejam
equalizados ao máximo", ressalta Binho Carcasci, que atenta para uma
curiosidade: "Apesar de serem 12 finalistas, nós levamos apenas 10 motores
para a final. Isso porque em nenhum momento da decisão nós temos mais de seis
karts ao mesmo tempo na pista. Assim podemos ter equipamento de reserva e,
também, fazer um rodízio entre os motores para que eles estejam sempre com a
mesma quilometragem percorrida", finalizou o promotor.
A decisão da Seletiva de Kart Petrobras 2012 será nos dias 27 e 28 de novembro
no recém-inaugurado Kartódromo MMoa, em Nova Odessa, no interior de São Paulo.
Confira a lista dos pilotos que concorrem ao prêmio deste ano e uma ficha
técnica do motor usado na final.
Finalistas - Seletiva de Kart Petrobras 2012
Jean Aguiar (SP)
Joaquim Junqueira (GO)
Guilherme Salas (SP)
Victor Fazekas (PE)
João Vieira (TO)
Olin Galli (RJ)
ítalo Leão (DF)
Gabriel Casagrande (PR)
Renato Júnior (RJ)
Ariel Varella (ES)
Gustavo Myasava (PR)
André Pedralli (PR)
Ficha técnica - Motor Biland SA 250
Tipo do motor: Bicilíndrico de quatro tempos de ciclo
Capacidade cúbica: 248.35 cc
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência: 30 cv a 9.500 rpm
Torque: 25 Nm a 7.000 rpm
Limite de rotação: 13.500 rpm
Peso: 15 kg (incluindo ignição e carburador)
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
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