Categoria quebrou na
atual temporada os recordes de tempo de volta nas pistas de Curitiba, Santa
Cruz do Sul e Brasília
Mais
rápida competição da motovelocidade nacional, o Moto 1000 GP já vive forte
expectativa em torno da rodada dupla de domingo (4), que vai marcar em Cascavel
as quinta e sexta etapas da temporada 2012. As primeiras provas da competição
no remodelado Autódromo Zilmar Beux, cujo traçado de 3.058 metros é considerado
o mais veloz do Brasil, poderão fazer com que os pilotos da GP 1000 estabeleçam
mais um recorde histórico.
Os pilotos que disputam a categoria vêm quebrando sucessivamente os recordes de
velocidade nas pistas onde competem. Neste ano o Moto 1000 GP já estabeleceu
recordes de volta para três das quatro pistas que receberam as etapas. Na
segunda prova, Alexandre Barros foi pole-position estabelecendo o recorde do
Autódromo Internacional de Curitiba para treinos classificatórios. Ele foi o
vencedor da prova, a única que disputou em 2012.
Na corrida, Pierre Chofard quebrou o recorde da pista, com a volta mais rápida
da história da motovelocidade para o traçado do autódromo localizado em
Pinhais. As duas etapas seguintes, Santa Cruz do Sul e Brasília, tiveram seus
recordes quebrados pelos pilotos argentinos Diego Martín Perluigi e Luciano
Ribodino, respectivamente – em Brasília, Chofard foi pole-position com um tempo
de volta jamais atingido por qualquer outro piloto.
Em Cascavel, a projeção de que as motos possam chegar a 250 km/h no fim da
maior reta do circuito, cuja pista teve largura aumentada de 9 para 12 metros
em toda a extensão do traçado, projeta velocidade média acima de 180 km/h na
categoria GP 1000, a principal da competição, composta também pela GP 600 e
pela GP Light – além da GP Máster, uma classe da GP 1000 que considera apenas
resultados dos pilotos com 48 anos ou mais.
“O desempenho que os pneus Michelin Power Slick proporcionam aos pilotos da GP
1000 e o rendimento extra da gasolina Podium, que tem a mais alta octanagem do
Brasil, criam a expectativa de velocidades altíssimas”, diz o diretor do Moto
1000 GP, Gilson Scudeler, que conquistou em Cascavel o último de seus sete
títulos brasileiros, em 2008. “Possivelmente teremos aqui as maiores da
motovelocidade brasileira em todos os tempos”.
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