Paranaense leva
Mercedes-Benz à vitória no GP Crystal. Giaffone, terceiro na corrida, é o novo
vice-líder do campeonato
Uma
corrida acirrada marcou neste domingo (14) a quarta vitória de Leandro Totti no
Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O paranaense levou o Mercedes-Benz
número 73 da ABF Racing Team à primeiro posição no GP Crystal, oitava e
antepenúltima etapa, no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé.
O resultado na etapa da Serra Gaúcha restringiu a três nomes a lista
de candidatos ao título de 2012.
de candidatos ao título de 2012.
Faltam duas etapas para o fechamento do campeonato – em Curitiba, no dia 11 de
novembro, e em Brasília, em 9 de dezembro. Há 64 pontos ainda em jogo. A
vantagem de Totti na liderança do campeonato passou de 24 para 39 pontos. O
adversário mais próximo do paranaense passa a ser o tricampeão Felipe Giaffone,
que levou o MAN-Volkswagen da RM Competições ao terceiro lugar na corrida e
assumiu a vice-liderança da tabela.
Com a vitória em Guaporé, que soma-se às conquistadas nas etapas de Goiânia,
São Paulo e Cascavel, Totti chega aos 158 pontos. Giaffone, novo vice-líder,
soma 119. Beto Monteiro, vice-líder da competição até a largada em Guaporé,
abandonou a corrida no acidente que um furo de pneu o submeteu e caiu para
terceiro, agora 106. O quarto na pontuação é Wellington Cirino, que foi a 82
pontos e não pode mais alcançar a pontuação de Totti.
O gaúcho Régis Boessio, que comemorou no GP Crystal sua primeira pole-position
na Fórmula Truck, complementou a comemoração dos mais de 35.000 torcedores
gaúchos com sua primeira aparição no pódio de Guaporé, com o segundo lugar. A
comemoração no pódio também contou com Cirino, o quarto colocado com o caminhão
da ABF/Mercedes-Benz, e Roberval Andrade, que levou o Scania da Ticket Car
Corinthians Motorsport ao quinto lugar.
CORRIDA
As posições no primeiro pelotão foram mantidas na largada. O maior destaque da primeira
volta ficou por conta de Valmir Benavides, que largou em décimo e assumiu a
sexta posição. Enquanto Regis Boessio e Felipe Giaffone começavam a abrir
vantagem nas duas primeiras posições, Leandro Totti dava início a uma pressão
forte sobre Beto Monteiro, obrigando o pernambucano a adotar a pilotagem mais
defensiva possível.
Na abertura da terceira volta, Débora Rodrigues foi punida com uma passagem a
60 km/h pelos boxes por ter excedido o limite de velocidade onde há o radar
exigindo máxima de 160 km/h.Foi a volta em que Totti consolidou a ultrapassagem
sobre Monteiro, assumindo a terceira posição e adotando uma postura de ataque
ao segundo lugar de Giaffone. A ultrapassagem, pelo lado externo da curva Um,
aconteceu na quinta volta.
Ao término da sexta volta, Boessio tinha quatro décimos de segundo de vantagem
sobre Totti, que estava mais quatro décimos à frente de Giaffone. Na oitava
volta, Benavides começou a perder posições, com problemas em um duto de óleo da
turbina de seu Iveco. Djalma Fogaça, reestreando na Truck, encostou à beira da
pista, também com problemas em seu Ford. Danilo Dirani, também piloto da 72
Sports, havia abandonado um minuto antes.
Na nona volta, Totti tentou superar Boessio, que manteve-se na linha interna da
pista na saída da curva do túnel. Na curva seguinte, denominada “Radiador”,
Totti saiu do traçado ideal por alguns instantes, permitindo que Giaffone
voltasse a ocupar o segundo lugar. A essa altura, Wellington Cirino, quinto no
grid, já ocupava a quarta posição, tendo ultrapassado Monteiro, e se aproximava
do equilibrado grupo dos três primeiros.
Na abertura da 11ª volta, Totti repetiu, no mesmo ponto da pista – a curva Um –
a manobra com que havia ultrapassado Giaffone voltas antes. No “Radiador”,
voltou à vice-liderança. Os dois cumpriram três curvas lado a lado, sem nenhum
toque entre os caminhões. Com 12 voltas completadas, era de apenas 2s787 a
diferença entre Boessio, líder, e Roberval Andrade, que havia largado em sétimo
e figurava na sexta colocação.
Totti assumia um ritmo menor, permitindo a Boessio uma vantagem de 1s163.
Cirino, em quarto, chegou a perder a tangência em uma das sequências sinuosas
do circuito guaporense, permitindo uma tentativa de ultrapassagem de Monteiro,
que por sua vez via-se pressionado por Andrade. O paranaense tetracampeão,
contudo, conseguiu manter o controle de seu Mercedes-Benz e, na volta ao
traçado ideal, manteve sua posição.
A um terço de corrida, na intervenção programada do Pace Truck para
reagrupamento dos pilotos, os cinco primeiros eram Boessio, Totti, Giaffone,
Cirino e Monteiro, que receberam pontos de bonificação. Totti chegava a 133
pontos na liderança do Campeonato Brasileiro, contra 106 de Monteiro e 102 de
Giaffone. Boessio sustentava a liderança da prova e também a volta mais rápida
da corrida, cronometrada na terceira em 1min28s439.
Dada a relargada, cerca de cinco minutos depois, as posições foram mantidas.
Totti, embora tivesse se proposto a uma estratégia conservadora, já assumia uma
postura de ataque a liderança de Boessio. O reinício de corrida foi marcado
pelo abandono de Débora Rodrigues, que estacionou seu MAN-Volkswagen no
“Radiador” com problema na bomba de combustível. Cirino marcava a volta mais
rápida da corrida, em 1min28s332.
Totti assumiu a liderança ultrapassando Boessio na curva do Túnel na 18ª volta,
a mesma em que assinalou a melhor volta da etapa, 1min28s257, o que
permitiu-lhe abrir 1s008 de vantagem sobre o segundo colocado. Geraldo Piquet,
já em sexto, recebia pressão de Andrade e de Adalberto Jardim. Na 21ª volta o
Pace Truck foi devolvido à pista, em nova neutralização da prova, para que o
caminhão de Débora fosse removido a um local seguro.
A relargada foi dada depois de duas voltas sob o ritmo do Pace Truck. Poucos
metros depois, no entanto, o Pace Truck foi acionado pela terceira vez, por
conta do primeiro acidente da etapa – André Marques teve problemas com o
câmbio, não conseguiu fazer a redução de marcha e atingiu a traseira do
caminhão de Luiz Lopes. Marques rodou, bateu na barreira de pneus e ficou com
seu MAN-Volkswagen atravessado na pista.
Enquanto a equipe de resgate trazia o caminhão de Marques de volta aos boxes,
outra equipe foi acionada para limpeza da pista e remontagem da barreira de
proteção de pneus. Foram quatro voltas com o Pace Truck na pista, até a
relargada, dada cinco a minutos do fim da corrida. Na metade da primeira volta
desde a nova relargada, o pneu dianteiro esquerdo de Monteiro estourou. o
pernambucano, que era quinto, bateu no muro.
A corrida seguiu sob bandeira verde. Totti abriu a última volta 3s107 à frente
de Boessio, que seguia pressionado por Giaffone, que estava 1s312 à frente de
Andrade, o quinto, que logo depois da relargada cravou em definitivo a volta
mais rápida da corrida, com 1min27s561. A quarta vitória do piloto da ABF
Racing Team em 2012 deu-se com 1s773 sobre o piloto gaúcho. Giaffone, Cirino e
Andrade completaram o pódio da etapa guaporense.
A nona e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck vai
confrontar os pilotos no Autódromo Internacional de Curitiba, no dia 11 de
novembro. Depois de 26 voltas, o resultado do Grande Prêmio Crystal, na pista
de Guaporé, foi o seguinte:
1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1h01min24s023
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 1s773
3º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 2s199
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 2s445
5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 2s826
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 6s161
7º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 6s975
8º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 8s720
9º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 9s098
10º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 11s736
11º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 13s172
12º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 13s820
13º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, a 17s278
14º) João Ometto Neto (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 26s814
15º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 4 voltas
16º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 5 voltas
NÃO COMPLETARAM
Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 11 voltas
Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 18 voltas
Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports, a 19 voltas
Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, a 19 voltas
João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 22 voltas
Melhor volta: Andrade, na 24ª, 1min27s561, média de 126,631
CLASSIFICAÇÃO
A classificação do campeonato: 1º) Totti, 158 pontos; 2º) Giaffone, 119; 3º)
Monteiro, 106; 4º) Cirino, 82; 5º) Marques, 81; 6º) Salustiano, 77; 7º)
Andrade, 76; 8º) Boessio, 64; 9º) Jardim, 47; 10º) Piquet, 46; 11º) Benavides,
44; 12º) Marinelli, 39; 13º) Martins, 37; 14º) L. Reis, 33; 15º) Rodrigues, 32;
16º) Maistro, 30; 17º) Lopes, 22; 18º) Bueno, 21; 19º) Pucci, 20; 20º) Muffato,
12; 21º) J. Reis, 11; 22º) Dirani, 9; 23º) Fittipaldi e Gomes, 7; 25º) Ometto
Neto, 1.
Na competição entre as Marcas, em que são considerados os pontos dos três
melhores pilotos de cada montadora, a Mercedes-Benz assumiu a liderança do
Brasileiro de Fórmula Truck com 300 pontos. A MAN-Volkswagen, e líder até
então, passou a ocupar a vice-liderança, com 274. A Iveco manteve o terceiro lugar,
com 170. A Volvo, ainda quarta colocada, tem 148. A Scania foi a 115 e a Ford
passa a somar 16.
Grelak Comunicação
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