Experiente piloto terá seu primeiro contato
com os carros da mais importante categoria de Turismo do Brasil na próxima
segunda-feira, dia 15, em Curitiba.
São Paulo (SP) - Sempre com
o objetivo de aumentar a segurança dos pilotos, a Stock Car estreia novos
bancos na próxima etapa - a décima da temporada - da Copa Caixa Stock Car, dia
21 de outubro no Autódromo de Curitiba. Projetado e fabricado pela empresa
norte-americana Fiber Works Composites sob a supervisão da JL, a fabricante dos
carros da principal categoria do automobilismo brasileiro, esses bancos são
feitos de fibra de carbono e substituirão os atuais, fabricados em alumínio. O
material é o mesmo utilizado na construção dos cockpits dos carros de Fórmula 1
e a espuma interna que reveste os bancos, também é homologada pela FIA
(Federação Internacional do Automóvel) e tem a fabricação de empresas
especializadas. O composto tem a capacidade de absorver energia de impactos de
eventuais acidentes.
"A Vicar junto com a CBA e a JL estão sempre trabalhando para aumentar a
segurança dos carros da Stock Car. Esse é um ponto em constante processo
evolutivo. O novo banco é a mostra disso, com um conceito atual e com
homologação do nível mais alto da FIA para carros de Turismo, o chamado
"superbanco" coloca a Stock Car no mais elevado patamar de segurança
do automobilismo mundial", disse Maurício Slaviero, diretor geral da
Vicar.
Este novo banco se assemelha bastante a um cockpit. O projeto teve a
participação de pilotos da Stock Car, que opinaram e destacaram pontos que
poderiam ser aperfeiçoados. Outra vantagem é que este novo acessório foi feito
especialmente para o chassi JL G09, que equipa a categoria. Depois, com todas
essas informações em mãos, o projetista Guenther Steiner finalizou a
construção. Ele tem mais 25 anos de experiência em grandes e conhecidas
categorias internacionais como WRC (World Rally Championship), a alemã DTM
(Deutsche Tourenwagen Masters), a norte-americana Nascar e a Fórmula 1. Os
testes para a homologação pela FIA foram feitos pelo Newton Labs, o laboratório
italiano nomeado pela entidade que comanda o esporte a motor no mundo.
"Sempre buscamos preservar o elemento mais importante do carro e que faz a
ligação com o Stock Car, que no caso é o piloto", diz o projetista Gustavo
Lehto, da JL.
Curiosamente, o primeiro piloto a usar o novo banco será justamente o estreante
Rubens Barrichello. Rubinho terá um dia de testes na pista de Curitiba, no
Paraná, na próxima segunda-feira, dia 15. Ele está assegurado na Corrida do
Milhão Goodyear, dia 9 de dezembro em Interlagos. Dono do maior número de
provas na história da Fórmula 1 (326), Rubinho vai conhecer o Stock Car, um
carro de Turismo totalmente diferente dos monopostos que se acostumou a guiar
nas 19 temporadas da F 1 e neste ano de 2012 na Fórmula Indy.
"Todos os pilotos da Stock Car contribuíram para o desenvolvimento deste
novo banco, mas tendo o Barrichello como primeiro a usá-lo, com sua enorme
experiência de muitas temporadas de F1, será uma ótima referência para
todos", finaliza Slaviero.
Além de Rubinho, outro nome forte que vai disputar duas etapas da Copa Caixa
Stock Car é Tony Kanaan, que acertou para correr em Brasília e em Interlagos
com a Bassani Racing. Patrocinado pela Itaipava, o campeão da Fórmula Indy de
2004, já tem como ficará a pintura do seu carro na mais importante categoria do
automobilismo brasileiro.
A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções
Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do
automobilismo, dando nome ao campeonato, que ainda tem o patrocínio da
Goodyear, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super,
Pioneer e o apoio da Itaipava e Transzero. As montadoras são Chevrolet e
Peugeot.
Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP) / (11) 98335.4781
E-mail: imprensa@vicarbrasil.com.br
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