Piloto paranaense
volta à motovelocidade buscando readaptação 20 meses depois do acidente que lhe
fraturou o fêmur
A
quarta etapa do Moto 1000 GP vai marcar no dia 21 de outubro, em Brasília, a
estreia de mais um nome considerado expressivo na motovelocidade brasileira. O
paranaense Maycon Zandavalli, 29 anos, confirmou participação no restante da
temporada 2012 pela categoria GP 1000, como companheiro de equipe do argentino
Luciano Ribodino na Alex Barros Racing, equipe oficial da BMW Motorrad. Sua
moto BMW S1000RR terá o número 28.
Zandavalli volta às pistas 20 meses o grave acidente que sofreu em uma corrida
no autódromo paulista de Interlagos. A queda no “S” do Senna durante uma
disputa por posição em fevereiro de 2011 custou-lhe uma fratura no fêmur
direito. O piloto foi submetido a uma cirurgia no mês passado para retirada dos
pinos metálicos que guiaram a calcificação. “Fisicamente estou bem, mas sei
que, depois de tanto tempo, vou para a pista sem ritmo”, diz.
A meta de Maycon Zandavalli nas cinco corridas finais do campeonato é
justamente recuperar o ritmo de competição. “Velocidade eu tenho, o que vai me
faltar de início é ritmo de corrida. Fiquei sem pilotar desde o acidente, fiz
só um treininho em Curitiba no ano passado, que praticamente não conta. É um
trabalho que vai começar da estaca zero. Essas corridas de 2012 vão ser meu
treino para o campeonato do ano que vem”, comenta.
O processo de readaptação terá início uma semana antes da etapa em Brasília.
Zandavalli estará na pista no Autódromo Internacional Nelson Piquet, na capital
federal, no sábado (13) e no domingo (14). Os dois dias de treinos serão supervisionados
pelo chefe de equipe Alexandre Barros. “Vai ser o meu primeiro contato com a
moto da BMW, sei que é bem diferente da Honda com que eu corrida. Enfim, o
aprendizado vai ser total”, prepara-se.
Barros desenvolve no Moto 1000 GP um trabalho de preparação de seus pilotos que
inclui sua própria atuação na programação de treinos livres. “Com o Maycon o
trabalho vai ser bem mais específico. Temos que considerar que ele, apesar de
ser um rápido e muito talentoso, está parado há mais de um ano e meio. Tenho
conversado bastante com ele sobre isso, ele está ciente de que agora vai correr
atrás de ritmo e preparo, e não de resultados”, diz.
A chegada de Zandavalli à equipe é comemorada pelo experiente piloto. “O Maycon
vai somar muito ao trabalho da Alex Barros Racing, eu não tenho a menor dúvida
quanto a isso. Como eu disse, ele é talentoso, veloz, já ganhou corridas, e a
preparação que estamos planejando para ele de hoje até o fim do ano vai pôr o
nome dele na lista dos principais candidatos ao título de 2013. O objetivo é
esse, o campeonato do ano que vem”, frisa o chefe de equipe.
Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina
Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax
patrocinam ao competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece os
pneus Power Slick, da GP 1000, e Power Cup, da GP Light e da GP 600, a todas as
equipes. O campeonato tem o apoio de Beta Ferramentas, Shoei, Bell, Servitec,
Calfin, Tutto Moto e Öhlins.
Grelak Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!