No primeiro dia de
trabalho da Shell Racing na nona etapa da Stock Car, piloto paraibano destacou
o forte desgaste de pneus no abrasivo asfalto de Tarumã, onde a corrida deve
ser tão ou mais exigente que a passada, de Cascavel
Vencedor
de uma das corridas mais movimentadas dos últimos anos da Stock Car, há duas
semanas, em Cascavel, o piloto Valdeno Brito, da equipe Shell Racing, prevê
outra prova bastante movimentada neste domingo, em Tarumã, onde a categoria
disputa a nona etapa da temporada
2012."Apesar desta pista ser de alta velocidade como Cascavel, aqui o desafio será ainda maior em termos de evitar o desgaste de pneus. O asfalto é bastante abrasivo e isso torna o trabalho de ajustar o carro ainda mais complicado. É difícil fazer uma leitura de como está se comportando o carro nestas condições", diz Valdeno.
Na última vez que Tarumã recebeu a Stock Car, em 2009, as equipes se programavam para fazer pitstops. Mas a temporada 2012 teve como uma das novidades o fim do reabastecimento obrigatório, além da estreia da marca Shell na categoria: todos os carros da Stock Car passaram a utilizar o combustível aditivado Shell V-Power Etanol, fornecido pela Raízen.
"Será bem difícil conseguir largar numa posição boa, com um carro rápido no treino classificatório, e ter um ajuste também bom para corrida. O quebra-cabeça de hoje para amanhã será muito grande", diz Valdeno, que fez o nono melhor tempo do dia.
Segundo o chefe da equipe Shell Racing, Rodolpho Mattheis, os times previam que a etapa de Tarumã teria uma das pistas de asfalto mais abrasivo da temporada.
"Esta questão era prevista, mas está sendo ainda mais complicado do que imaginávamos. E temos que trabalhar com pneus que já sofreram bastante desgaste na etapa anterior, em Cascavel. Embora tenham desenhos parecidos, e sejam de alta velocidade, os ângulos de curva são diferentes nestes dois circuitos e isso muda o ajuste do carro. Achar este compromisso entre ser veloz e conseguir aguentar o ritmo de prova será o grande segredo em Tarumã", diz Mattheis.
Os carros da Stock Car voltam para pista amanhã para disputa de mais um treino livre e da classificação. A corrida será no domingo, às 9h35, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Sobre a Raízen
A Raízen é a empresa resultante do processo de integração dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 usinas, a Raízen tem capacidade de produção de 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e têm 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 53 terminais de distribuição e comercializará aproximadamente 22 bilhões de litros para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com as marcas Shell e Esso. Por meio da marca Shell, a empresa está presente nas principais categorias do automobilismo mundial, incluindo a Fórmula 1. No Brasil, a Raízen anunciou a entrada da Shell na Stock Car e o fornecimento de etanol para todos as equipes da prova.
Os 10 mais da sexta-feira em Tarumã:
1 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - 1min03s958
2 - Ricardo Mauricio - - Eurofarma RC -1min04s104
3 - Allam Khodair - Vogel - 1min04s115
4 - Daniel Serra - Red Bull - 1min04s129
5 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - 1min04s181
6 - Cacá Bueno - Red Bull - 1min04s324
7 - Lico Kaesemodel - RCM - 1min04s470
8 - Thiago Camilo - RCM - 1min04s484
9 - Valdeno Brito - Shell Racing - 1min04s491
10 - Felipe Maluhy -Medley -1min04s519
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