Audi R18 ultra sai na segunda posição da
quinta etapa do World Endurance Championship, neste sábado • Atuais campeões
das 24 Horas de Le Mans, Fassler, Lotterer e Tréluyer partem da terceira
posição
Em
sua estreia pelo World Endurance Champioship (WEC) e na sua primeira prova pela
equipe Audi Sport, o brasileiro Lucas di Grassi garantiu nesta sexta-feira (14)
um lugar para o time na primeira fila das 6 Horas de São Paulo - prova válida
pela quinta etapa do campeonato mundial de endurance promovido pela FIA.
Com o tempo de 1m23s147 em sua melhor passagem no treino classificatório desta
tarde, di Grassi coloca o Audi R18 ultra ao lado do carro pole-position - o
Toyota TS030 Hybrid pilotado por Alexander Wurz e Nicolas Lapierre. Na terceira
posição do grid sairá o Audi R18 e-tron quattro, carro que venceu as 24 Horas
de Le Mans neste ano, pilotado pelo trio Marcel Fässler, André Lotterer e
Benoît Tréluyer.
"Para mim a classificação foi ótima, porque fui o mais rápido da equipe no
meu primeiro treino classificatório pela Audi", declarou o piloto
brasileiro. "Poderia ter feito uma volta mais rápida, porque não foi
exatamente uma volta limpa. Mas acho que o resultado é ótimo. Consegui a
primeira fila para a equipe e uma posição muito boa na briga pela vitória
amanhã (sábado)", avaliou.
Para a disputa das 6 Horas de São Paulo, a equipe Audi optou por um setup menos
agressivo dos R18 no treino de classificação, visando justamente o desempenho
ao longo da corrida deste sábado. "Optamos por uma estratégia, tanto de
setup quanto de compostos de pneus, visando a corrida. Nós poderíamos ter
optado por um pneu mais mole, o que nos daria mais desempenho na classificação,
mas talvez não fosse o melhor para a estratégia de corrida. Nosso foco, em uma
prova de seis horas, é otimizar o consumo de combustível para lidar melhor com
as paradas de box. E isso foi super bem feito", comentou Lucas di Grassi.
O piloto brasileiro ainda comentou o voto de confiança depositado pela equipe
em seu trabalho. Companheiro de dois pilotos vencedores de Le Mans - Tom
Kristensen, com oito vitórias, e Allan McNish, com duas - Lucas já havia
terminado os treinos livres como o mais rápido da equipe e, por isso, foi
escolhido para conduzir o R18 ultra na classificação. O R18 e-tron quattro foi
comandado, nesta sessão, pelo alemão André Lotterer.
"Foi um voto de confiança da equipe que eu retribui classificando o carro
na primeira fila, logo em minha primeira classificação", apontou Lucas,
que ressaltou: "Preciso ganhar mais experiência com o carro, sem dúvida.
Falta quilometragem para eu poder ajudar a equipe a tomar a decisão mais
correta em algumas situações. Ainda tenho muito o que evoluir, mas o começo foi
muito bom".
As 6 Horas de São Paulo serão disputadas neste sábado no autódromo de
Interlagos, na zona sul da capital paulista. A largada será dada ao meio-dia e
toda a prova será transmitida pelo site www.audi.com.br.
Confira como será a ordem de largada (categoria/carro/pilotos/tempo):
1- LMP1 -Toyota TS030 Hybrid - Alexander Wurz/Nicolas Lapierre - 1m22s363
2- LMP1 - Audi R18 ultra - Tom Kristensen/Allan McNish/Lucas di Grassi -
1m23s147
3- LMP1 - Audi R18 e-tron quattro - Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît
Tréluyer - 1m23s332
4- LMP1 - Lola B12/60 - Nicolas Prost/Neel Jani - 1m23s962
5- LMP1 - HPD ARX 03a - Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane - 1m24s089
6- LMP1 - Lola B12/60 - Andrea Belicchi/Harold Primat - 1m24s179
7- LMP1 - HPD ARX 03a - David Brabham/Karun Chandhok/Peter Dumbreck - 1m24s320
8- LMP2 - HPD ARX 03b - Vicente Potolicchio/Ryan Dalziel/Stéphane Sarrazin
-1m27s048
9- LMP2 - Oreca 03 - John Martin/Tor Graves/Jan Charouz - 1m27s153
10-LMP2 - Oreca 03 - Pierre Ragues/Nelson Pantiatici/Roman Rusinov - 1m27s167
11-LMP2 - Morgan - Bertrand Baguette/Dominik Kraihamer/Alex Brundle - 1m27s275
12- LMP2 - Lola B12/80 - Vitantonio Liuzzi/James Rossiter/Kevin Weeda -
1m27s338
13- LMP2 - Oreca 03 - Jordan Tresson/Franck Mailleux/Oliver Lombard - 1m27s452
14- LMP2 - Zytek Z11SN - Christian Zugel/Ricardo Gonzalez/Elton Julian -
1m27s769
15- LMP2 - Morgan - Jacques Nicolet/Matthieu Lahaye/Olivier Pla - 1m27s818
16- LMP2 - Oreca 03 - Luis Perez Companc/Nicolas Minassian/Pierre Kaffer -
1m27s968
17- LMP2 - Lola B12/80 - Thomas Holzer/Mirco Schultis/Luca Moro - 1m28s958
18- LMP2 - Lola B12/80 - Fabien Giroix/Keiko Ihara/Jean-Denis Deletraz -
1m30s871
19- LMGTE Pro - Aston Martin Vantage V8 - Stefan Mücke/Darren Turner - 1m33s855
20- LMGTE Pro - Porsche 911 RSR - Marc Lieb/Richard Lietz - 1m34s040
21- LMGTE Pro - Ferrari F458 Italia - Giancarlo Fisichella/Gianmaria Bruni -
1m34s203
22- LMGTE Pro - Ferrari F458 Italia - Andrea Bertolini/Olivier Beretta -
1m34s733
23- LMGTE Am - Ferrari F458 Italia - Chico Longo/Xandy Negrão/Enrique Bernoldi
- 1m34s781
24- LMGTE Am - Ferrari F458 Italia - Tracy Krohn/Nicolas Jonsson/Michele Rugolo
- 1m35s401
25 - LMGTE Am - Porsche 911 RSR - Christian Ried/Gianluca Roda/Paulo Ruberti -
1m35s485
26- LMGTE Am - Corvette C6-ZR1 - Patrick Bornhauser/Julien Canal/Fernando Rees
- 1m35s485
27- LMGTE Am - Porsche 911 RSR - Joël Camathias/Markus Palttala/Paul Daniels -
1m36s800
28- LMGTE Am - Corvette C6-ZR1 - Jean-Philippe Belloc/Pascal Gibon/Christophe
Bourret - 1m38s792
Inova
Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!