Audi traz o primeiro protótipo esportivo
híbrido a diesel para o Brasil • Equipe vencedora das 24 Horas de Le Mans
competirá em Interlagos • Corrida será transmitida ao vivo pelo site www.audi.com.br
Ingolstadt
/São Paulo, 05 de setembro de 2012 - O automobilismo de competição é usado
novamente pela AUDI AG para marcar o pioneirismo de uma nova tecnologia. O
carro da marca dos quatro anéis, que correrá nos próximos dias 14 e 15 de
setembro nas 6 Horas de São Paulo, é o primeiro LMP1 a combinar um altamente
eficiente TDI com um sistema híbrido. A tração quattro retorna às pistas de
corrida com o protótipo, numa forma inteiramente diferente.
O modelo que correrá em Interlagos é o Audi R18 e-tron quattro. Pela primeira
vez na história, a Audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar
um novo tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em
carros de produção: o e-tron quattro.
Por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro
rodas, com a qual a Audi combina as vantagens da comprovada unidade quattro,
com o potencial da eletromobilidade. Para este fim, um eixo do veículo é
alimentado convencionalmente e, o segundo, por motores elétricos.
"A Audi sempre escolhe campeonatos e categorias em corridas que tenham uma
estreita relação com o produto e, portanto, tenham relevância técnica para seus
clientes", explica o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich.
"Quattro, TFSI e TDI são três excelentes exemplos de como o automobilismo
estimulou o desenvolvimento da produção. Uma tendência semelhante transparece
com o e-tron quattro: testamos uma tecnologia completamente nova na pista antes
de a introduzirmos na linha de produção da Audi", completa.
No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro
durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um volante
acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120
km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao
motor elétrico. O motor V6 TDI de 510 cv continua a transmitir sua força para
as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo
princípio de propulsão e-tron quattro.
O início do projeto em fevereiro de 2010
O projeto e-tron quattro para o automobilismo teve início em fevereiro de 2010
e, em apenas 18 meses, partiu das ideias conceituais para o primeiro teste.
"Este é um ciclo relativamente curto para uma tecnologia que nunca foi
testada em competição e que ainda nem existe em produção", salienta Dr.
Martin Mühlmeier, diretor de Tecnologia da Audi Sport. "O desafio
correspondente é enorme", completa.
A Audi Sport desenvolveu o Audi R18 ultra em paralelo ao R18 Audi e-tron
quattro, uma vez que a Audi tem uma abordagem em duas frentes neste ano, no
recém-criado Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA: o ano-modelo 2012 do
Audi R18 é construído com e sem propulsão híbrida. O segredo está no fato de a
base de ambos ser completamente idêntica, razão pela qual o esforço logístico
adicional é mantido limitado para a Audi Sport e para equipe de competição.
"O motor TDI criado pela Audi ainda é a mais eficiente propulsão do
mundo", diz Dr. Wolfgang Ullrich. "Estamos convictos de que o TDI tem
ainda mais potencial. É por isso que a Audi não apoia apenas o híbrido no
automobilismo, como o faz também para produção, embora mantenha suporte à
continuação do desenvolvimento da propulsão convencional".
6 Horas de São Paulo: um R18 e-tron quattro e um R18 ultra
A Equipe Joest Audi Sport participará das 6 Horas de São Paulo, em 14 e 15 de
setembro, com um R18 e-tron quattro e um R18 ultra. O carro híbrido será
dirigido pelo trio vencedor das 24 Horas de Le Mans, Marcel Fässler (Suíça),
André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França). O novo contratado, o
piloto brasileiro Lucas di Grassi, competirá no R18 ultra juntamente com Tom
Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Grã-Bretanha).
A corrida será transmitida ao vivo pelo site www.audi.com.br
Informações:
Comunicação corporativa
Leila Marisa Knob
Assuntos Corporativos
Telefone: +55 11 3041-2841
Comunicação Produto Audi Brasil
Charles Marzanasco
Telefone: +55 11 3041-2840
Departamento de Imprensa Audi Brasil
PR-Trainee
Bruna Cury
+55 11 3041 2888
Inova Comunicação
Rafael Durante
+55 11 97320 8666
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Paula Lario
+55 11 3323-3787
Mariane Delgado
+55 11 3323-1644
Lia Mara Sacon
+55 11 3323-3783
O Grupo Audi entregou 1.302.659 carros da marca Audi para os clientes em 2011.
No mesmo ano, a empresa registrou receitas de €44,1 bilhões e lucro operacional
de €5,3 bilhões. A Audi produz veículos em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha),
Györ (Hungria), Changchun (China) e Bruxelas (Bélgica). O Audi Q7 é construído
em Bratislava (Eslováquia). Em julho de 2010, a produção CKD do Audi Q5 foi
adicionada as já existentes operações de fabricação CKD do Audi A4 e do A6 em
Aurangabad (Índia). Na planta de Bruxelas, a produção do Audi A1 está em
funcionamento desde maio de 2010, enquanto a produção do novo A1 Sportback
começou em 2012. O Audi Q3 está sendo construído em Martorell (Espanha) desde
Junho de 2011. Atualmente a empresa está presente em mais de 100 mercados em
todo o mundo. As subsidiárias da AUDI AG incluem AUDI HUNGARIA MOTOR Kft.,
Automobili Lamborghini Holding S.p.A em Sant'Agata Bolognese (Itália), AUDI
BRUSSELS S.A./N.V. em Brussels (Bélgica) e quattro GmbH em Neckarsulm. Sujeita
a uma decisão positiva das autoridades de concorrência competentes, a empresa
italiana Ducati Motor Holding SpA também pertence ao Grupo Audi. A Audi emprega
atualmente cerca de 64.000 pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 48.000 na
Alemanha.
Entre 2012 e 2016, a marca dos quatro anéis planeja investir mais de € 13 bilhões,
principalmente em novos produtos, recursos humanos e na extensão da capacidade
de produção, a fim de sustentar a liderança tecnológica da empresa incorporada
ao slogan "Vorsprung durch Technik". A fabricante está atualmente
expandindo sua planta em Győr (Hungria), vai começar a produção em
Foshan (China) no final de 2013 e no México em 2016.
A Audi tem cumprido com sua responsabilidade social em vários níveis, com o
objetivo de garantir um futuro digno para as próximas gerações. Por isso, proteção
ambiental, conservação dos recursos, competitividade internacional e uma
política prospectiva de recursos humanos formam a base para o sucesso duradouro
da Audi. Um exemplo do compromisso da AUDI AG para as questões ambientais é
também a recém-criada Fundação Audi do Meio Ambiente. Sob o título de
"Mobilidade Audi Equilibrada", a companhia está direcionando suas
atividades para um objetivo maior - a mobilidade com emissão de CO2
neutralizada.
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!