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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Audi R18 e-tron quattro é o primeiro carro híbrido a competir em Interlagos


Audi traz o primeiro protótipo esportivo híbrido a diesel para o Brasil • Equipe vencedora das 24 Horas de Le Mans competirá em Interlagos • Corrida será transmitida ao vivo pelo site www.audi.com.br

Ingolstadt /São Paulo, 05 de setembro de 2012 - O automobilismo de competição é usado novamente pela AUDI AG para marcar o pioneirismo de uma nova tecnologia. O carro da marca dos quatro anéis, que correrá nos próximos dias 14 e 15 de setembro nas 6 Horas de São Paulo, é o primeiro LMP1 a combinar um altamente eficiente TDI com um sistema híbrido. A tração quattro retorna às pistas de corrida com o protótipo, numa forma inteiramente diferente.

O modelo que correrá em Interlagos é o Audi R18 e-tron quattro. Pela primeira vez na história, a Audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar um novo tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em carros de produção: o e-tron quattro.

Por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a Audi combina as vantagens da comprovada unidade quattro, com o potencial da eletromobilidade. Para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e, o segundo, por motores elétricos.

"A Audi sempre escolhe campeonatos e categorias em corridas que tenham uma estreita relação com o produto e, portanto, tenham relevância técnica para seus clientes", explica o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Quattro, TFSI e TDI são três excelentes exemplos de como o automobilismo estimulou o desenvolvimento da produção. Uma tendência semelhante transparece com o e-tron quattro: testamos uma tecnologia completamente nova na pista antes de a introduzirmos na linha de produção da Audi", completa.

No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120 km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao motor elétrico. O motor V6 TDI de 510 cv continua a transmitir sua força para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.

O início do projeto em fevereiro de 2010

O projeto e-tron quattro para o automobilismo teve início em fevereiro de 2010 e, em apenas 18 meses, partiu das ideias conceituais para o primeiro teste. "Este é um ciclo relativamente curto para uma tecnologia que nunca foi testada em competição e que ainda nem existe em produção", salienta Dr. Martin Mühlmeier, diretor de Tecnologia da Audi Sport. "O desafio correspondente é enorme", completa.

A Audi Sport desenvolveu o Audi R18 ultra em paralelo ao R18 Audi e-tron quattro, uma vez que a Audi tem uma abordagem em duas frentes neste ano, no recém-criado Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA: o ano-modelo 2012 do Audi R18 é construído com e sem propulsão híbrida. O segredo está no fato de a base de ambos ser completamente idêntica, razão pela qual o esforço logístico adicional é mantido limitado para a Audi Sport e para equipe de competição.

"O motor TDI criado pela Audi ainda é a mais eficiente propulsão do mundo", diz Dr. Wolfgang Ullrich. "Estamos convictos de que o TDI tem ainda mais potencial. É por isso que a Audi não apoia apenas o híbrido no automobilismo, como o faz também para produção, embora mantenha suporte à continuação do desenvolvimento da propulsão convencional".

6 Horas de São Paulo: um R18 e-tron quattro e um R18 ultra 

A Equipe Joest Audi Sport participará das 6 Horas de São Paulo, em 14 e 15 de setembro, com um R18 e-tron quattro e um R18 ultra. O carro híbrido será dirigido pelo trio vencedor das 24 Horas de Le Mans, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França). O novo contratado, o piloto brasileiro Lucas di Grassi, competirá no R18 ultra juntamente com Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Grã-Bretanha).

A corrida será transmitida ao vivo pelo site www.audi.com.br

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O Grupo Audi entregou 1.302.659 carros da marca Audi para os clientes em 2011. No mesmo ano, a empresa registrou receitas de €44,1 bilhões e lucro operacional de €5,3 bilhões. A Audi produz veículos em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Györ (Hungria), Changchun (China) e Bruxelas (Bélgica). O Audi Q7 é construído em Bratislava (Eslováquia). Em julho de 2010, a produção CKD do Audi Q5 foi adicionada as já existentes operações de fabricação CKD do Audi A4 e do A6 em Aurangabad (Índia). Na planta de Bruxelas, a produção do Audi A1 está em funcionamento desde maio de 2010, enquanto a produção do novo A1 Sportback começou em 2012. O Audi Q3 está sendo construído em Martorell (Espanha) desde Junho de 2011. Atualmente a empresa está presente em mais de 100 mercados em todo o mundo. As subsidiárias da AUDI AG incluem AUDI HUNGARIA MOTOR Kft., Automobili Lamborghini Holding S.p.A em Sant'Agata Bolognese (Itália), AUDI BRUSSELS S.A./N.V. em Brussels (Bélgica) e quattro GmbH em Neckarsulm. Sujeita a uma decisão positiva das autoridades de concorrência competentes, a empresa italiana Ducati Motor Holding SpA também pertence ao Grupo Audi. A Audi emprega atualmente cerca de 64.000 pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 48.000 na Alemanha.
Entre 2012 e 2016, a marca dos quatro anéis planeja investir mais de € 13 bilhões, principalmente em novos produtos, recursos humanos e na extensão da capacidade de produção, a fim de sustentar a liderança tecnológica da empresa incorporada ao slogan "Vorsprung durch Technik". A fabricante está atualmente expandindo sua planta em Győr (Hungria), vai começar a produção em Foshan (China) no final de 2013 e no México em 2016. 
A Audi tem cumprido com sua responsabilidade social em vários níveis, com o objetivo de garantir um futuro digno para as próximas gerações. Por isso, proteção ambiental, conservação dos recursos, competitividade internacional e uma política prospectiva de recursos humanos formam a base para o sucesso duradouro da Audi. Um exemplo do compromisso da AUDI AG para as questões ambientais é também a recém-criada Fundação Audi do Meio Ambiente. Sob o título de "Mobilidade Audi Equilibrada", a companhia está direcionando suas atividades para um objetivo maior - a mobilidade com emissão de CO2 neutralizada.



Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045 

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