Piloto brasileiro fará sua primeira corrida
no World Endurance Championship, um dos campeonatos mais importantes do mundo,
pela equipe vencedora de 11 das 13 últimas edições das 24 Horas de Le Mans.
Coletiva de apresentação foi prestigiada, também, por Jean Todt, presidente da
Federação Internacional
Em busca do sonho de se
tornar o primeiro piloto brasileiro a vencer as 24 horas de Le Mans, uma das
provas mais importantes do calendário internacional, o paulista Lucas Di Grassi
fará no dia 15 de setembro, em São Paulo, sua estreia no FIA World Endurance
Championship (WEC), Campeonato Mundial de Endurance que tem na etapa francesa
sua prova de gala.
Lucas foi anunciado nesta quarta-feira (22) como piloto da equipe oficial da
Audi na 6 Horas de São Paulo. A corrida vai integrar o calendário da WEC pelos
próximos cinco anos e tem como promotor o ex-campeão mundial de Fórmula 1,
Emerson Fittipaldi. A Audi é a maior vencedora das história recente das 24
Horas de Le Mans, com 11 conquistas nas últimas 13 edições, e lidera o Mundial
de Endurance com os pilotos Allan McNish e Tom Kristensen.
Para Lucas, que na etapa brasileira vai correr com um Audi R18 ultra, a estreia
na 6 Horas de São Paulo representa o início de uma nova fase em sua carreira de
piloto profissional. Em Interlagos, ele terá, pela primeira vez, a oportunidade
de competir no WEC depois de participar de testes pelo time privado Kolles, em
2009, e pela própria equipe oficial da Audi, há cerca de um mês.
"Esta é uma grande oportunidade para mim e para minha carreira",
disse Lucas durante a entrevista concedida por ele, Emerson Fittipaldi e
Leandro Radomile, responsável pela Audi no Brasil, nesta quarta-feira (22) em
um hotel de São Paulo. A entrevista foi prestigiada, também, pelo presidente da
FIA, Jean Todt, que esteve em São Paulo para um evento de segurança no trânsito
e deu um breve discurso sobre a estreia de Lucas Di Grassi no WEC. O Campeonato
Mundial de Endurance voltou a ganhar força justamente durante neste período em
que Todt está à frente da entidade.
"Estrear no Mundial de Endurance pela equipe Audi é um privilégio para
qualquer piloto, pois trata-se da principal equipe da competição e a grande
estrela das 24 Horas de Le Mans nos últimos anos. Vencer a prova francesa,
aliás, é um sonho para mim, e em busca do qual passo a trabalhar desde
hoje", acrescentou.
Por enquanto, Lucas Di Grassi só tem contrato com a Audi para a disputa das 6
Horas de São Paulo, mas estrear pela principal equipe de Endurance do planeta
nos últimos anos é uma oportunidade que ele não pretende desperdiçar.
Ao chegar para esta primeira corrida no Brasil, Di Grassi terá participado de
apenas dois testes com carros do Mundial de Endurance. Seu contato com o Audi
R18 que usará na etapa paulista se resume a dois treinos no circuito alemão de
Lauzitsring, onde revezou-se ao volante do R18 com o escocês Allan McNish e
dinamarquês Tom Kristensen, duas lendas da categoria que estão entre os maiores
pilotos de Endurance de todos os tempos.
"Sei que terei um grande desafio pela frente e isso me motiva. Já pilotei
o protótipo da Audi e tive rápida adaptação para um estreante, mas tenho muito
o que aprender com minha nova equipe e meus companheiros. Fiquei impressionado
com a competência da Audi nos testes que realizamos na Alemanha. Lá me senti
melhor do que em uma equipe de Fórmula 1", acrescentou.
A Audi, que já investe no automobilismo brasileiro através da categoria
monomarca Audi DTCC, tem forte presença em dois dos principais torneios do
automobilismo mundial. Além do envolvimento da fábrica no DTM, o Campeonato
Alemão de Turismo, a Audi tem no endurance mundial sua principal frente de
trabalho.
A chegada a Lucas Di Grassi ao time alemão representa a inédita participação de
um piloto brasileiro na equipe oficial da fabricante alemã em uma prova de
Endurance. Esta é, também, a primeira vez que a Audi corre no Brasil com um de
seus protótipos esportivos de Le Mans (LMP).
Inova
Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!