Brasileiro estabelece novo recorde da pista, larga da pole, lidera 33 das 50 voltas e fica com 3 dos 5 prêmios oficiais da corrida
Long Pond, 4 de agosto de 2012 - Nelsinho Piquet foi o terceiro colocado da Pocono Mountains 125, etapa que marcou a metade do campeonato 2012 da Nascar Truck Series. Foi o melhor resultado do brasileiro no ano. Ainda assim, ele não saiu da pista contente.
"Estava dando tudo certo até a última relargada", contou o piloto sobre o reinício da prova na volta 44, quando estava na liderança. "A pista aqui é atípica, com uma reta dos boxes muito longa. O adversário que vinha imediatamente atrás de mim aproveitou o vácuo e se posicionou por dentro. Não sabia se defendia pela esquerda ou pela direita, e acabei engolido pelo pelotão, caindo para sexto. Deu para recuperar um pouco no fim, mas quando temos uma picape capaz de vencer, não posso ficar satisfeito com um terceiro lugar assim", avaliou Piquet Jr, líder em 33 das 50 voltas da corrida.
O piloto brasileiro dominou amplamente a prova até as seis voltas decisivas. Ele largou da pole após implodir o antigo recorde da pista na Truck Series. Na tomada de tempo, realizada pela manhã, o Chevrolet Silverado #30 registrou média de 169.504 milhas por hora -a marca anterior era de Kevin Harvick em 2011, com 162.684.
Foi a segunda pole de Nelsinho no ano e sua quinta largada na primeira fila. Ele é o líder do prêmio Keystone Light Pole Award, conferido ao piloto que mais vezes larga na posição de honra da Nascar.
Na primeira bandeira verde da tarde, o brasileiro sustentou a liderança pela linha interna e logo abriu vantagem para os demais competidores. Na sexta volta pela pista de 2,5 milhas, ele já estabelecera 3s de margem para o segundo colocado. A margem só seria mais e mais ampliada durante a longa sessão sob bandeira verde: no giro 22, Nelsinho estava 5s2 à frente do vice-líder.
Chris Carrier, chefe da equipe de mecânicos do #30, chamou o piloto para o único pit-stop previsto para a jornada na volta 23. Com as paradas dos adversários que permaneceram na pista, a ponta foi retomada no giro 27.
Neste intervalo, Nelsinho recuperou 23 posições na pista, o que lhe valeu o prêmio Featherlite Most Improved Driver, destinado ao piloto que mais avança no pelotão. Esta é a terceira vez no ano que ele obtém tal feito, e agora é também o líder isolado neste ranking em 2012.
A primeira bandeira amarela da tarde surgiu na volta 30. Na relargada da 33, Piquet Jr foi superado pela picape #31 e sustentava a segunda posição quando o competidor do #11 subitamente desceu de sua linha, provocando contato com o Silverado do brasileiro. "Ele quis aproveitar o vácuo do Buescher e não me viu do lado. Acabou no muro" disse Nelsinho, que relargaria em segundo na volta 37.
Desta vez o brasileiro saltou na frente de Buescher, recuperando a ponta. Ele já abria vantagem, quando um acidente envolvendo diversos pilotos provocou a terceira bandeira amarela da tarde.
Na relargada na volta 44, a picape #22 assumiu a ponta, que conseguiu conservar até o final. "O lado positivo é saber que temos um equipamento muito bom para a próxima corrida", afirmou Piquet Jr, que somou mais 43 pontos no campeonato, conservando o nono lugar.
Ele teve o mais alto "rating" da prova. Atingiu 139.0 pontos no cálculo feito pela Nascar conforme o desempenho dos competidores (o vencedor da prova registrou 119.8).
Além do prêmio pela pole e pelas posições conquistadas, o Silverado #30 obteve também o Mahle Clevite Engine Builder of the Race, conferido à melhor preparação de motor na Nascar.
A segunda metade da temporada de 22 corridas começa no Michigan International Speedway, palco da próxima etapa de 2012 no dia 18 de agosto.
RESULTADO DA PROVA
1. Joey Coulter
2. James Buescher
3. Nelson Piquet Jr.
4. Matt Crafton

5. Denny Hamlin
6. Ty Dillon
7. Parker Kligerman
8. John Wes Townley
9. Justin Lofton
10. Ross Chastain
CLASSIFICAÇÃO NO CAMPEONATO
1. T. Peters 418
2. T. Dillon 410
3. J. Buescher 403
4. J. Lofton 400
5. M. Crafton 385
6. P. Kligerman 383
7. J. Coulter 369
8. R. Hornaday Jr. 359
9. N. Piquet Jr. 345
10. J. White 329
Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2011, vencida por Austin Dillon, foi disputada por mais de 40 pilotos. As corridas tiveram, em média, 33 mil pagantes.
A temporada de 2012 terá 22 provas. Começou em Daytona e termina em 16 de novembro, em Homestead (Miami).
Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.
Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.
A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.
A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior. Neste ano, Nelsinho Piquet vai correr algumas provas dessa categoria pela equipe Turner.
Links
twitter.com/nelsonpiquet
Contato
Luís Ferrari
55 11 98666 8307
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!